Elétrico, 28 (Kwh)

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 08 abr 2019, 22:56

1º ANIVERSÁRIO
No passado fim-de-semana o Elétrico 28 completou um ano nas minhas mãos.
Já percorri mais de 20 k (tinha menos de 5.000 quando me foi entregue pelo Jasmim), sempre sem problemas de relevo. Na verdade o mais preocupante foi um furo, mas que rapidamente se resolveu.
Estes 20.000 foram maioritariamente urbanos e em estradas nacionais.
Balanço do 1º ano: lamento não ter tomado a decisão de aquisição mais cedo.
Anexos
IMG_1044.JPG
IMG_1044.JPG (33.22 KiB) Visto 8309 vezes

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Mensagem por BrunoAlves » 08 abr 2019, 23:36

:clap:
Fantástico, é uma máquina do demo :D
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 23 abr 2019, 23:55

Pela Páscoa, foi altura de subir ao ponto mais elevado do Continente.
IDA
Aliás, não foi pensamento único pois pela A1 e A23, os VEs eram aos "montes". Na AS de Abrantes chegámos a "estar" cinco, em momentos diferentes.
A Covilhã não tem PCNs, pelo que tive de abastecer no PCR do Fundão para as voltas locais.
Na subida à Torre, partindo da Covilhã, consumiu 27 % da bateria. Na descida recuperou 9 %, pelo que considero que foi positivo.

REGRESSO
Experenciei a falada "ansiedade" no regresso, pois contava carregar no PCR do Fundão, mas a Mobi.e resolveu que o dia 22 seria um bom dia para desligar a comunicação com os postos. Como tinha 166 kms de autonomia decidi arriscar e tentar carregar no próximo (Abrantes), a 126 kms. Cheguei com cerca de 50 km restantes, à base de uma veleocidade entre os 90 e 110 km/h. Porém ainda senti uns calafrios, pois o 1º cartão (EDP) que experimentei em Abrantes recebeu a mensagem de "não identificado". Por sorte tentei o da Prio que foi aceite.
Anexos
IMG_1063.JPG
IMG_1063.JPG (41.1 KiB) Visto 8220 vezes

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Mensagem por migle » 24 abr 2019, 00:17

ZEdaCaparica55 Escreveu:
23 abr 2019, 23:55
Porém ainda senti uns calafrios, pois o 1º cartão (EDP) que experimentei em Abrantes recebeu a mensagem de "não identificado".
Curiosamente, aconteceu-me o mesmo em Abrantes no domingo de Páscoa. Não escrevi nada no electromaps porque à segunda tentativa deu.
No meu caso, também foi o cartão da EDP, mas à segunda deu.

Aliás, a mensagem era "Não autorizado" e sucedeu a uma espera anormalmente longa.
Fiquei com a sensação de que alguma coisa nas comunicações estaria em modo de poupança de energia, adormecida. À segunda vez, já teria acordado, e a resposta foi rápida e normal.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Mensagem por pemifer » 27 abr 2019, 20:15

29% a subir; 12% a descer! ;)

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 28 abr 2019, 11:54

Bem bom, regenerar 41 % da energia consumida ao subir. É certo que para apurar a energia consumida teremos de ter em conta a capacidade da bateria: (27-9) * 28 kwh = 5 vs (29-12) * 40 kwh = 6,8.
Da próxima vez vou tentar melhorar a técnica na descida.
De resto a subida foi sem stress, com 4 passageiros adultos. Parei ainda na Pousada da Juventude nas Penhas da Saúde, para me informar das condições de carregamento do PCN (10 € para não clientes e 5 € para hóspedes).
A única ansiedade foi originada pela Mobi.e com o episódio dos cartões "não autorizados"

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 12 ago 2019, 23:31

Voltei, para assinalar uma marca, quase, redonda.
No entanto não resisto a colocar aqui o que foi a minha última experiência num PCR.

Neste fim de semana fui novamente ao Algarve, com uma passagem por Évora.
Como precisava de carregar, não pude evitar passar pelo PCR de Aljustrel, já que nunca mais se decidem instalar um em Almodôvar.
Ao chegar deparei-me com um I Pace, um Leaf a terminar o carregamento e um outro a iniciar.
Qualquer deles tiveram de passar de um lado para o outro da AE, pois o PCR no sentido Sul-Norte estava avariado.
Como o Jaguar demorou perto de 1 hora, mais 30 minutos do Leaf e outros 30 do meu, passei 2 horas na Área de Serviço. Veio-me de imediato à memória o tópico "Mobilidade elétrica ficará comprometida em poucos meses", nascido há mais de um ano.
Nesse tempo, a Mobi.e entretinha-se em jogos de inspeções e certificações de PCRs, enquanto a Tesla desenhou e implantou uma rede de SuCs de norte a Sul, interior incluído.
Imagino o que devem ter suado os técnicos da Tesla para verem certificados tais postos em pleno deserto (Vila Real, Guarda, Fátima, Montemor-o-Novo, Alcácer do Sal, Alcantarilha, etc ...).
A Mobie já nem atende os telefonemas, sugere apenas um futuro contacto dentro de 48 horas.
Será que a condição necessária para não entender a situação actual, será a de ser Ministro do Ambiente? ou dirigente da UVE?
Existem forças atrás da cortina a sabotar a mobilidade elétrica, as petrolíferas são uma delas.
Esta frase, que já li por aqui, nunca foi tão apropriada: "Façam lá o lago, que os patos logo aparecem"
Anexos
IMG_1164.JPG
IMG_1164.JPG (34.86 KiB) Visto 7911 vezes

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Mensagem por rnlcarlov » 13 ago 2019, 10:13

Pois, Aljustrel está tramado sendo um ponto mesmo a meio do caminho.
Por isso já estudei a alternativa que ir mais devagar na A2 e tentar fazer Alcácer-Algarve directo. Se no caminho Aljustrel estiver livre, carrega-se e aumenta-se a velocidade, caso contrário, mantém-se a velocidade programada inicial.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Mensagem por rimsilva » 13 ago 2019, 10:35

É sem sombra de duvida frustrante para quem acredita na ME e quer que a percentagem de VE a crescer na estrada ver esta gente a destruir a ME.

Esse tópico concentrou muito daquilo que se tem feito de errado em Portugal, que está aos nossos olhos, mas que parece que mais ninguém vê.

Mesmo antes desse tópico sempre se foram apontando erros de palmatória e que nos trouxeram a esta situação, ainda para mais nesta altura do ano em que muita gente vai de férias, incrivelmente no espaço de um ano, ninguém foi capaz de instalar postos nas restantes estações de serviço da A2 ou reforçar as existentes e o resultado está à vista, em vez disso andaram a subsidiar PCR em cidades, com carregamentos grátis durante tempo excessivo, que só serviram para financiar as actividade dos TVDE's e (mais uma vez) descredibilizar a ME.

Nem quero imaginar se a Tesla na tivesse construído os seus SuC....

Se a esta vergonha juntarmos, despesismos com a reparação da rede piloto (que pouco resolveu e começam a substituir os postos), concursos públicos para 100+202 postos que nunca mais entram em funcionamento, chegamos onde chegamos e não há ninguém que tome medidas... Enquanto isso cada vez temos mais carros na estrada.

Mas não sendo antes há-de chegar o dia em que a Comunidade Europeia irá impor regras na rede de carregamento em Portugal...

Não sendo relevante, essa mensagem das 48h (ou do retorno da chamada) por parte da mobi.e sempre existiu, nunca optei por essa situação e sempre fui atendido, umas vezes mais rapidamente outras mais demorada.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Mensagem por migle » 13 ago 2019, 17:37

rnlcarlov Escreveu:
13 ago 2019, 10:13
Por isso já estudei a alternativa que ir mais devagar na A2 e tentar fazer Alcácer-Algarve directo.
Consegues. Eu fiz uma vez para Faro, pela serra, e outra vez Faro-Alcácer pelo IC1. Essa foi com tão mau planeamento e tantos erros que ia correndo mal, cheguei ao PCR com 1%. Basicamente, tinha o GPS a indicar-me a distância ao PCR, mas pela A2, e eu ia pelo IC1...

Pela A2 deve ser fácil a 90km/h. Carregando em Loulé, deve ser bastante fácil, são só 180km, deve dar para ir a 100km/h.

O que me chateia é andar a pagar a A2 para andar a essa velocidade. No próximo fim de semana vou a Lisboa e acho que vou experimentar outra solução.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”