Hyundai Kona/Kauai EV

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Erbium » 12 dez 2019, 09:54

migle Escreveu:
11 dez 2019, 21:45
Para mim, bomba de calor é uma treta. Isto é, é claro que diminui muito o consumo com o aquecimento. Mas essa parcela tinha muito maior peso em carros com baterias de 24kWh que circulavam a velocidades baixas.
Depois, a vantagem da bomba de calor nota-se com temperaturas baixas, tipo 7 graus para baixo... Se for para circular em Portugal, zonas baixas, não tem um peso tão grande. Depois, a bomba de calor não elimina totalmente a utilização do PTC que aquece mais rapidamente.

Num carro como o kauai, com autonomia de sobra...
Por motivos semelhantes, os Tesla mão têm bomba de calor, o ID.3 só terá na versão de 50k€...

Os faróis LED sim, vale a pena.
Concordo.
O meu Leaf de 24kWh tem e ainda bem, um carro com bateria de 64kWh em Portugal... é claro que se tiver é bom mas eu não despendia mais de 500€ para acrescentar o extra.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Nonnus » 12 dez 2019, 10:40

microcris Escreveu:
11 dez 2019, 20:05
Não era o TM3 SR+, era o long range. Se é para pedir...
É para esquecer o Tesla, o homem tem uma veia anti tesla. E para além disso, o long range de 63800€ que a Tesla PT tinha em inventario acabou de desaparecer.
Pois a questão é mesmo essa, você pediu demais o homem assustou-se. Se você tivesse pedido o SR+, é mais barato do que o LongRange e embora seja mais caro que a concorrência, as vantagens que trás a mobilidade, a diferença de preço fica colmatada em pouco tempo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por rimsilva » 12 dez 2019, 11:12

microcris Escreveu:
11 dez 2019, 20:05

Não era o TM3 SR+, era o long range. Se é para pedir...
É para esquecer o Tesla, o homem tem uma veia anti tesla. E para além disso, o long range de 63800€ que a Tesla PT tinha em inventario acabou de desaparecer.

Bem, Kona à vista. Amanhã vou ali ao stand de Aveiro para ver se há alguma hipótese de pedir algum equipamento extra (pelo menos faróis led e bomba de calor). Não me importo de esperar pelo carro, desde dê para facturar o dito ainda este ano, está tudo bem.
Bem, se é anti Tesla também não deve morrer de amores pela mobilidade eléctrica ou então (como já foi dito) foi o preço que o assustou...
migle Escreveu:
11 dez 2019, 21:45

Para mim, bomba de calor é uma treta. Isto é, é claro que diminui muito o consumo com o aquecimento. Mas essa parcela tinha muito maior peso em carros com baterias de 24kWh que circulavam a velocidades baixas.
Depois, a vantagem da bomba de calor nota-se com temperaturas baixas, tipo 7 graus para baixo... Se for para circular em Portugal, zonas baixas, não tem um peso tão grande. Depois, a bomba de calor não elimina totalmente a utilização do PTC que aquece mais rapidamente.

Num carro como o kauai, com autonomia de sobra...
Por motivos semelhantes, os Tesla mão têm bomba de calor, o ID.3 só terá na versão de 50k€...

Os faróis LED sim, vale a pena.
Perfeitamente de acordo, autonomia elevada, país com clima ameno (em certas regiões durante 2 meses ainda é severo, mas o resto do ano é um desperdicio...)

nsaraiva
Mensagens: 53
Registado: 12 abr 2017, 16:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por nsaraiva » 12 dez 2019, 15:12

microcris Escreveu:
11 dez 2019, 20:05
Nonnus Escreveu:
11 dez 2019, 18:45
microcris Escreveu:
11 dez 2019, 13:55
Penso que devemos olhar para a eficiência e autonomia de forma bem objectiva. Quando o gadget começar a perder a piada, o que fica "à vista" é a verdadeira utilidade da coisa e a coisa é um carro que tem que servir para ir do ponto a ao ponto b. Nesse aspecto a autonomia tem que valer mais do que todas as engenhocas bonitas.
Por outro lado, fonix, podiam ao menos incluir a bomba de calor no Kauai que vendem em PT :roll:
Concordo plenamente com essa analise, só que não percebo depois o desagrado com equipamento do Kauai, quando tem aquilo que mais dá valor. Eficiência e a autonomia. O Kauai faz quase 500km em condições normais, já o Leaf e+ custa a fazer 400km e o sistema de carregamento é sofrível (não tem arrefecimento da bateria) e pelos visto a escolha será a versão Tekna que é a que vem com mais bugigangas. Das três opções é o menos eficiente e claro esta com menos autonomia.

Como expôs o caso tentava convencer o patrão a ir para o TM3 SR+ por tudo aquilo que já foi dito. Só o sistema de carregamento vale muito tempo e dinheiro.
Não era o TM3 SR+, era o long range. Se é para pedir...
É para esquecer o Tesla, o homem tem uma veia anti tesla. E para além disso, o long range de 63800€ que a Tesla PT tinha em inventario acabou de desaparecer.

Bem, Kona à vista. Amanhã vou ali ao stand de Aveiro para ver se há alguma hipótese de pedir algum equipamento extra (pelo menos faróis led e bomba de calor). Não me importo de esperar pelo carro, desde dê para facturar o dito ainda este ano, está tudo bem.
Fiz encomenda de um kauai á pouco tempo e o pack é fechado (premium) o unico "extra" é o Head-display + FCA (travagem automática/deteção de objectos),
não me recordo se tem espelhos com recolha eléctrica

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Nerusonu » 12 dez 2019, 22:12

migle Escreveu:
11 dez 2019, 21:45
microcris Escreveu:
11 dez 2019, 20:05
Bem, Kona à vista. Amanhã vou ali ao stand de Aveiro para ver se há alguma hipótese de pedir algum equipamento extra (pelo menos faróis led e bomba de calor). Não me importo de esperar pelo carro, desde dê para facturar o dito ainda este ano, está tudo bem.
Para mim, bomba de calor é uma treta. Isto é, é claro que diminui muito o consumo com o aquecimento. Mas essa parcela tinha muito maior peso em carros com baterias de 24kWh que circulavam a velocidades baixas.
Depois, a vantagem da bomba de calor nota-se com temperaturas baixas, tipo 7 graus para baixo... Se for para circular em Portugal, zonas baixas, não tem um peso tão grande. Depois, a bomba de calor não elimina totalmente a utilização do PTC que aquece mais rapidamente.

Num carro como o kauai, com autonomia de sobra...
Por motivos semelhantes, os Tesla mão têm bomba de calor, o ID.3 só terá na versão de 50k€...

Os faróis LED sim, vale a pena.
Correcção o ID3 em PT não vai ter bomba de calor(pelo menos nas versões 1st que já estão esgotadas), o de série logo se verá se terá opção.
Mas o e-golf tem bomba de calor e faróis led... Se não precisar de mais de 200km/dia(AE) poderá ser uma opção.

microcris
Mensagens: 10
Registado: 01 set 2019, 03:18
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por microcris » 14 dez 2019, 13:15

Como estamos todos a falar do mesmo, não vou fazer "citações" de posts.

Bomba de calor - Sendo a Bomba do AC mas reversivel, não adicionando peso ao carro e sendo mais eficiente na transformação de energia eléctrica em calor do que uma resistência, não tem que ser uma treta. Afastem-se uns 50km do litoral e vão ver que, pelo menos durante Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro, é bem normal ter temperaturas à volta dos 2ºC. Basta sair de casa por volta das 6:30 para termos temperaturas a rondar os 0ºC. Este inverno está a ser terrivelmente ameno, mas no ano passado apanhei muitos dias de geada no percurso que faço todos os dias (que é bem junto ao litoral) Gafanha da Nazaré - Oiã e como ando com um C0 que deve ter por volta de 8kWh de capacidade de batería útil... ou aquecia o carro ou ficava a pé.

Tesla vs o meu patrão - O homem é uma excelente pessoa, mas teimoso como uma porta. Para ele a Tesla, enquanto fabricante, quando comparada com as outras marcas, é uma treta. Nisto ainda consigo dar luta e até consigo fazer ver que, de momento, em termos de eficiencia, a Tesla destroi a concorrencia. O problema está no preço. Nesta parte tenho que calar a caixa porque, pelo preço do Model 3 Long Range, compramos um Kauai e está tudo encaminhado para comprarmos um Leaf N-connecta de 40kW.

Compra do kauai - Pronto, está encomendado. Como estou dependente da data de facturação, tive que me contentar como o que está disponivel em stock; versão com FCA cor de tangerina.
Disseram que existe a possibilidade de pedir equipamento para além do equipamento que está disponivel em PT. No entanto, isto implica fazer chegar à fábrica uma ordem de produção. Entre pedido, fabrico e transporte, é coisa para demorar meio ano. Parece que vão arrancar a produção do kauai numa fabrica na Republica Checa e talvez a coisa melhore um pouco.
Hyundai Kona

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 14 dez 2019, 22:50

Eu disse uma treta no sentido que, na minha opinião, não justifica ficar meses à espera por uma encomenda internacional.
Andas de C0, é diferente. O Kauai tem imensa bateria. Acho que não se sente a falta a menos que se esteja sempre a olhar para os números.
Enquanto que os faróis led sente-se realmente a falta.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por BrunoAlves » 15 dez 2019, 02:31

microcris Escreveu:
14 dez 2019, 13:15
pelo preço do Model 3 Long Range, compramos um Kauai
Pois, o erro é a aposta no LR sem discussão. Não sei ao certo quem é o mais marreta :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Com um SR ficava "quase" ao preço do Kauai e, para quem faz o dia a dia de C0, sobrava. Agora vais carregar a 50kW (quando a MobiE não desligar a ficha do servidor, não é migle? :D ) ou a 7kW monofásico na empresa, quando podias carregar a 150kW DC e 11kW AC.
Pronto, o TM3 não tem bomba de calor :mrgreen:

A encomenda está feita, venha ele rapidamente e bons kms ;-)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

microcris
Mensagens: 10
Registado: 01 set 2019, 03:18
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por microcris » 15 dez 2019, 13:31

BrunoAlves Escreveu:
15 dez 2019, 02:31
microcris Escreveu:
14 dez 2019, 13:15
pelo preço do Model 3 Long Range, compramos um Kauai
Pois, o erro é a aposta no LR sem discussão. Não sei ao certo quem é o mais marreta :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Com um SR ficava "quase" ao preço do Kauai e, para quem faz o dia a dia de C0, sobrava. Agora vais carregar a 50kW (quando a MobiE não desligar a ficha do servidor, não é migle? :D ) ou a 7kW monofásico na empresa, quando podias carregar a 150kW DC e 11kW AC.
Pronto, o TM3 não tem bomba de calor :mrgreen:

A encomenda está feita, venha ele rapidamente e bons kms ;-)
Para haver um teimoso são precisos dois :D

Na empresa posso carregar a 100kW (vá, 80kW porque só tenho 90kVA instalados)

Eu queria mesmo uma autonomia "decente". Estou em Aveiro mas vou a Arouca com alguma frequência e quero poder ir e voltar sem precisar de ter a volta condiciona pela carga. Ir e voltar devem ser uns 160km, mas garanto a ida de Aveiro para Arouca não é nada meiga para um eléctrico.
(Obviamente que por agora, se quero ir à terra, levo o meu corsa com 430xxxkm. O bolinhas nem a Vale de Cambra deve chegar).

Isso da MobiE ainda tem que ser bem esmiuçado. Tenho que ver bem as tarifas, mas cheira-me que só mesmo em caso de emergência é que lá irei.
Hyundai Kona

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por RaaR » 15 dez 2019, 13:54

microcris Escreveu:
15 dez 2019, 13:31
(…)
Na empresa posso carregar a 100kW (vá, 80kW porque só tenho 90kVA instalados)
(…)
A empresa vai instalar um carregador rápido? Isso é coisa para custar umas dezenas de milhares de euros. Poderá não valer a pena para um só carro.

Responder

Voltar para “Hyundai”