DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 12 jan 2020, 23:36

marcopns Escreveu:
11 jan 2020, 23:29
Relembrando o teste de tomada do Bruno feito há anos com o carro quase novo, talvez a degradação seja mesmo próxima de 0.
Não, não é. Já disse que agora se nota. Eu cheguei a dar voltas e mais voltas para conseguir fazer o carro descer dos 3% aos 1% e agora até assusta.
Não podemos comparar testes de tomada com equipamento diferente, carro diferente.....
Também tenho um de 29,6kWh a 16A e a 32A tenho dois superiores a 30kWh (claro que a 32A o overpotential é maior).

Fundamentalmente é preciso fazer o gráfico V vs SoC para ver que os extremos não mexeream e o energia descarregada vs SoC, que já antes fiz, e era muito direitinho e que agora deve apresentar um ligeiro joelho abaixo dos 7%.
Pelo menos guiei com intenção de este gráfico fosse viável.
marcopns Escreveu:
11 jan 2020, 23:29
A diferença pode estar na fase de carga Constant Voltage que o Ioniq não faz....
Explica...
Há uns constant voltage de poucos minutos entre os patamares de constant current no carregamento rápido (a seguir aos 125A)...

Estás a falar da equilibragem das células do Leaf? Supostamente o 40 já não faz...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ruramos » 13 jan 2020, 07:56

O meu de 40 fazia. Era 1h dos 99% para os 100% devido ao balanceamento das células. O meu e-niro atual não faz balanceamento nenhum.

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por marcopns » 13 jan 2020, 08:08

Imagem
Estou a falar deste sofrimento a partir das 15h que era desnecessário, ou pelo menos, os Hyundai / Kia dispensam.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 13 jan 2020, 20:25

Ok, ok, pela leitura do db do mjr tinha ficado com a ideia de que o 40 não fazia.
Estes BMSs se equilibram as células, fazem-no muito disfarçadamente, o que é óptimo porque nos evita carregamentos a 100%. Se eu soubesse, tinha-os evitado ainda mais logo de início... O tempo que eu perdi a carregar a 100% aos fins de semana....
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 13 jan 2020, 22:32

Demora cerca de uma hora a fazer o 1% final no caso do Leaf 40. Não sei como é o algoritmo de equalização das células, mas se for semelhante ao do Leaf 24 não é necessária esta hora para equalizar as células.

Já não carrego o meu Leaf 40 a 100% há meses. Na verdade a última vez deve ter sido no teste da tomada.

O que noto é que é completamente desnecessário estar sempre a "equilibrar" as células como fazia o Leaf24. As células do meu antigo Leaf24 que estão há mais de um ano a servir o meu sistema solar fotovoltaico continuam equilibradas, sem qualquer ação externa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por civic » 26 jan 2020, 15:48

corrisi Escreveu:
12 jan 2020, 08:46


Já havia lido que existiam rumores que o BMS do ioniq tinha em consideração os seus 31kwh reais e não os 28kwh publicitados oficialmente, daí estar durante muito tempo com 100% de SOH, mas pelos vistos isso não se confirma. 👍👏
No entanto, mesmo que esteja agora com 96% de SOH, são excelentes números para um carro que vai para os 3 anos e conta com 84 mil kms. Baterias num patamar acima comparativamente aos leafs novos de 40kwh, onde carros de 2018 com 30-40 mil kms, já contam com 7% de degradação.
Depois quando tiveres dados mais concretos, conta-nos! 😉
Pois, o meu LEAF tinha 90.09% aos 30 000kms agora a chegar aos 50 000kms tem 90.37% de SOH, ou seja, basear a degradação nos numeros que o carro indica é treta, mais valia fazer como as outras marcas, não dizem nada e pronto. Em termos reais não se nota diferença em relação a novo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 mai 2020, 00:37

Terceiro ATUADOR?

Bem, eu não posto nada há muito tempo. Estou entre aquelas pessoas para quem a COVID-19 trouxe muito, muito mais trabalho. A minha mulher, profissional de saúde, trabalha numa farmácia hospitalar, não tem descanso. Eu tenho um tipo de trabalho que se adequa perfeitamente ao trabalho remoto, portanto... fico com os 3 filhos, de 7, 5 e 3 anos em casa. Começo cedinho com reuniões, que os alemães às 5h30 já estão a trabalhar, portanto se aceito uma reunião às 8h eles já estão em pulgas... tele-escola, iogurtinhos, reuniões em que estou a falar e simultaneamente a servir os pratos dos miúdos, reuniões em que interrompo para virar as mãos de um boneco da playmobil para poder ser montado na mota... com o pequeno de 3 a vir ter comigo de 1h em 1h a dizer que tem fome...
Sofrem sobretudo as fichas que a filha de 7 tem de enviar para a professora que estão umas 3 semanas em atraso.

Enfim, então o Ioniq tem sido usado pela minha mulher. Por vezes, estou tão agarrado ao computador quando ela chega e depois, que nem programo o EVSE para carregar.
  • E vai que um dia, o carro não estava carregado. "Não puseste o carro a carregar?" "Não me lembraste!"
  • Mas no dia seguinte também, o carro não estava carregado. "Meteste bem a ficha?"
  • E ao terceiro dia, lá desci à garagem. "Ontem o carro não carregou porque não meteste bem a ficha, como não lhe mexeste, voltou a não carregar"... Mas não. O carro não estava a carregar. Mexo no EVSE do Apr de várias maneiras, e nada. Vou buscar o EVSE de origem e nada também. Meto o booster na bateria de 12V, nada. Ao meter a ficha, ouvia-se um tic-tic-tic dentro do carro e depois nada.
Com isto, a minha mulher deixou-o com uns 26% e eu acabei por gastar até 20% com idas ao supermercado. Ou seja, com 20% já não ia a Lisboa, já não chegava à oficina. Marquei, e planeei talvez usar o reboque. Lá foi a desgraçada da minha mulher, tentando primeiro carregar na Vasco da Gama, nunca se sabe se em DC talvez... e não deu. Ela estava com 12%, confiante, queria arriscar a travessia, mas eu, inseguro com utilização abaixo dos 5%, recomendei-lhe veementemente que chamasse o reboque.

E foi. Chegou à oficina sexta-feira à hora de almoço. E, sinceramente, só hoje, quarta-feira, quando me telefonaram a dizer que estava pronto é que tive tempo para perguntar ao telefone o que era. Foi o tal actuador... na porta de carga... outra vez?

Agora não sei quantas vezes foi. O registo de serviço só me indica uma substituição anterior, numa situação em que estava funcional mas foi uma campanha de serviço. Por outro lado, eu sei que tive outra avaria, que o carro não carregava, e eu estava do lado de Lisboa e tive de chamar o reboque... Agora não sei o que foi.

De uma forma ou de outra, claro, estou um bocado chateado. Já tive alguns problemazinhos, pronto, posso conceder que não havia avaria nenhuma, ou que a culpa não era do carro. Além disso, pronto, uma avaria em que o carro não carregava. Uma é chato, mas vá... Agora duas é mais chato.

Vou rever os registos que tenho aqui no fórum.
Última edição por migle em 21 mai 2020, 01:03, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 mai 2020, 01:00

Então, o registo é este. Não entendo como pode não estar no histórico do meu carro a avaria em Fevereiro de 2019. Até foi na mesma oficina, pedi reboque, tive um carro de substituição.
  • Abril de 2018: substituição do ATUADOR 91999-G7410QQH (44,94€) em campanha de serviço.
  • Outubro de 2018: no EIVE em Badajoz, o selector de mudanças deixou de funcionar. O carro foi arranjado com um simples desligar da bateria de 12V por 5 minutos. Não será culpa do carro, os carregadores no EIVE provavelmente não estavam montados regularmente.
  • Novembro de 2018: falhas na bateria de 12V, comprei um booster que foi usado umas 3 vezes.
  • Fevereiro de 2019: avaria, não carregava. Não está no registo de serviço que me deram hoje! Está no meu registo aqui. Tanto quanto me lembro falaram-me num actuador (hoje também disseram que há vários "actuadores" relacionados com o carregamento).
  • Abril de 2020: falha na bateria de 12V, foi necessário usar o booster (aliás, tive de ensinar a minha mulher pelo telefone a usá-lo). É engraçado, que a bateria, sendo mais velha, falhou menos este inverno.
  • Maio de 2020: avaria, não carregava, substituição do ATUADOR 91999-G7410 (161,52€)
Enfim, tanto em Fevereiro de 2019, como agora, o tal ATUADOR veio de Espanha e o carro ficou pronto nos 5 dias úteis em que tinha o carro dado pela assistência em viagem 24h. Essa parte, não está mal. Presumo que até fosse mais rápido se o carro tivesse entrado logo de manhã na oficina.

Aproveitei para fazer a revisão dos 90000. Estava um pouco atrasada à espera do fim do confinamento, e também porque a utilização do carro abrandou. Estava com 89500 na semana antes de fecharem as escolas.
O carro já está com 91150 ou coisa assim.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por corrisi » 21 mai 2020, 05:11

migle Escreveu:
21 mai 2020, 01:00
Então, o registo é este. Não entendo como pode não estar no histórico do meu carro a avaria em Fevereiro de 2019. Até foi na mesma oficina, pedi reboque, tive um carro de substituição.
  • Abril de 2018: substituição do ATUADOR 91999-G7410QQH (44,94€) em campanha de serviço.
  • Outubro de 2018: no EIVE em Badajoz, o selector de mudanças deixou de funcionar. O carro foi arranjado com um simples desligar da bateria de 12V por 5 minutos. Não será culpa do carro, os carregadores no EIVE provavelmente não estavam montados regularmente.
  • Novembro de 2018: falhas na bateria de 12V, comprei um booster que foi usado umas 3 vezes.
  • Fevereiro de 2019: avaria, não carregava. Não está no registo de serviço que me deram hoje! Está no meu registo aqui. Tanto quanto me lembro falaram-me num actuador (hoje também disseram que há vários "actuadores" relacionados com o carregamento).
  • Abril de 2020: falha na bateria de 12V, foi necessário usar o booster (aliás, tive de ensinar a minha mulher pelo telefone a usá-lo). É engraçado, que a bateria, sendo mais velha, falhou menos este inverno.
  • Maio de 2020: avaria, não carregava, substituição do ATUADOR 91999-G7410 (161,52€)
Enfim, tanto em Fevereiro de 2019, como agora, o tal ATUADOR veio de Espanha e o carro ficou pronto nos 5 dias úteis em que tinha o carro dado pela assistência em viagem 24h. Essa parte, não está mal. Presumo que até fosse mais rápido se o carro tivesse entrado logo de manhã na oficina.

Aproveitei para fazer a revisão dos 90000. Estava um pouco atrasada à espera do fim do confinamento, e também porque a utilização do carro abrandou. Estava com 89500 na semana antes de fecharem as escolas.
O carro já está com 91150 ou coisa assim.
Viva. É caso para dizer que a máquina do "DEMO" também tem as suas manias e problemitas! 👍💪
Força aí com a criançada! Esperemos que em breve tudo volte ao normal e que a segunda vaga do covid tenha o menor impacto possível nas nossas vidas.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por jfr2006 » 21 mai 2020, 11:11

O Ioniq pode ser muito eficiente e muito rápido a carregar, mas de qua adianta isso se depois não se pode carregar :lol:

Faz-me lembrar o 1º carro que tive (fiesta boss 96), que também tinha 2 problemas crónicos: sistema de aquecimento, que funcionava à base de um electroíman que abria a passagem da água do sistema de refrigeração para uma zona onde passava o ar para o habitáculo. Como o sistema foi projectado para por defeito estar aberto, quando o electroíman avariava (que não eram poucas as vezes, pois em vez de os terminais da bobine estarem soldados, estavam cravados), lá tinha eu de aguentar com o ar quente..imaginem isto no verão..

Bomba da embraiagem. Esta era hidráulica, em vez de ser por espia e tinha a mania de avariar a torto e direito, ficando o pedal em baixo. E só gostava de avariar no meio do transito :twisted: :evil:

Responder

Voltar para “Hyundai”