DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 mai 2020, 12:22

jfr2006 Escreveu:
21 mai 2020, 11:11
O Ioniq pode ser muito eficiente e muito rápido a carregar, mas de qua adianta isso se depois não se pode carregar :lol:
:evil:

Eh pá, não sei, é só o meu?
Ninguém me tira da cabeça que se nunca tivessem ali mexido, nunca teria tido nenhum problema com o atuador.

Agora, a guerra é convencer o concessionário que o carro ali esteve em Fevereiro de 2019 e que convém mesmo procurarem os registos... Neste momento, não acreditam.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ruramos » 21 mai 2020, 12:50

Esse actuador nunca mais vai avariar.. com a valorização que teve :doh:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 mai 2020, 20:30

Essa é outra preocupação... Daí meti ali o preço... E deve ser sem IVA e sem mão de obra.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 mai 2020, 23:49

Software de Dezembro de 2019

Lá me fizeram a habitual actualização anual do software do AVN. Basicamente é o software de navegação que é actualizado, o resto leva apenas pequenos fixes. Esta foi a actualização mais drástica de todas. Com o software de 2017/18 eu só notei que o carro se passou a lembrar da programação do carregamento. Com o de 2018/19 ficou mais parecido com o Kauai, os ícones dos postos de carregamento mudaram, e acima de tudo passou a ter informação em tempo real sobre disponibilidade de postos e de parques de estacionamento (em Portugal, não tem informação da Mobi.e mas a funcionalidade está lá). Com esta de 2019/20, tenho a sensação de ter uma app de navegação nova, com muitas diferenças do ponto de vista gráfico e de UX.

Continua a ser uma app de navegação onboard, com mapas e uma base de dados de POIs onboard. No mapa principal temos POIs onboard e temos os favoritos, há uma procura por categoria, que era hierárquica, que apenas encontra POIs onboard, tudo como já conhecia da Toyota. À parte estavam 3 funcionalidades baseadas nos "serviços conectados": tráfego em tempo real (aqui na Europa da TomTom, que é o principal fornecedor), meteorologia, e procura por texto livre (FTS). Na Toyota, podia escolher entre dois fornecedores de FTS, TomTom e Google, aqui na Hyundai não sei qual é o fornecedor., imagino TomTom. Para um POI encontrado pelo FTS, posso ver um preview map, ecrã de detalhes, meter nos favoritos, iniciar a condução, etc, mas não se misturam com os POIs onboard. Quanto ao tráfego, temos a informação no mapa e temos a cada 5 minutos, eventualmente, a sugestão de uma rota mais rápida descarregada da Internet (TomTom). Como não é premium só nos é dada uma sugestão: ou mantenho a rota ou passo para a outra, não há uma escolha entre 3 por exemplo, que me daria jeito para sair da Vasco da Gama. Fora isso, é muito ao minuto e não perde para o Google Maps no AA.

Com o 2018/19, além daquelas 3, aparecem mais os "parques de estacionamento em tempo real" e as "estações de carregamento em tempo real", que são procuras online com informação de estado actualizada: aparece uma bolinha verde, amarela ou vermelha consoante a disponibilidade. Infelizmente, em Portugal a bolinha está sempre branca porque o backend pelos vistos não negociou nada com a Mobi.e. Tal como os POIs do FTS, estes não se misturam com os onboard: se eu consultar um PCR específico por esta via, há informação de disponibilidade, se a seguir o consultar pela procura por categorias essa informação não está lá. Da mesma maneira, a disponibilidade não se vê no mapa principal: aí só há POIs onboard.

Agora, 2019/20, houve uma simplificação enorme. De não me lembro quantas páginas de definições, passou a tipo 3, quase não tem definições. A procura por categorias foi brutalmente simplificada. Aquela hierarquia exagerada, ao gosto japonês, clico em Restaurante, depois escolho entre Francês, Italiano, Japonês, Vegetariano..... agora é apenas fast food ou tradicional.

Mas estas coisas vêm com bugs... Os favoritos passaram de 8 a 6 mas os meus dados continuam lá. Então neste momento, o favorito 7 e o favorito 8, não lhes consigo mexer, não aparecem nos "meus endereços", não os consigo apagar e continuam a aparecer com estrelinha no mapa principal.

Imagem

Ainda na simplificação, há montes de coisas que agora se fazem muito mais imediatamente. Se eu puser o cursor num sítio no mapa posso não só iniciar a condução, mas posso iniciar uma procura de POIs centrada ali, posso metê-lo directamente nos favoritos, quando antes teria de iniciar condução e depois ir aos destinos recentes...

Imagem

Há um botão específico para estações de carregamento, os filtros funcionam e são apenas AC/DC (CA/CC) quando antigamente eu podia nas definições seleccionar quais as tomadas que me interessavam, de uma lista de 40 talvez, incluindo tomadas que não são do meu continente.
A procura ao longo da rota também, então se eu seleccionar o destino Faro, obtenho imediatamente a única estação de carregamento relevante para o meu percurso.

Imagem

Graficamente está mais bonito e mais parecido com o Google Maps. O tráfego agora aparece ao estilo do Here e do Google Maps, com riscos verdes/amarelos/vermelhos em vez das riscas mais largas com setas e vários tons de tráfego intenso que eu tinha dificuldade em perceber qual era mais intenso. É mais legível assim.

Imagem

E pronto, há os postos em tempo real, infelizmente sem informação em Portugal. A bolinha branca assinalada na imagem deveria aparecer verde/amarela/vermelha.

Imagem

Outra perda é o número de etapas numa viagem foi aparentemente reduzido de 5 para 4. Eu já achava pouco as 5. Não percebi se as viagens multi-etapas guardadas desapareceram ou não. E pronto, há coisas como as da próxima imagem. Afinal, testar um sistema destes em todos os mercados é uma coisa muito puxada, há marcas que vendem o sistema de navegação por 2000€, outras oferecem-no sem custo adicional.

Imagem

Resta-me saber como está em relação à condução, e às rotas, mas isso só quando voltar a ter de enfrentar o tráfego da hora de ponta.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 22 mai 2020, 00:27

É bom ver que, mesmo com bugs, mantém o sistema vivo e com actualizações. :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por rnlcarlov » 22 mai 2020, 12:59

Quer dizer que ligando à internet se conseguem ver as estações de carregamento?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 23 mai 2020, 23:06

Vou dar um exemplo, seleccionei Faro como destino, e estou a procurar estações de carregamento, com filtro CC, perto do destino. Se eu usar a procura pela categoria, onboard, obtenho apenas as velhinhas da Área de Serviço de Loulé.

Porquê tão desatualizado? Não sei. A data do mapa é final de 2019 e presume-se que antes disso passou alguns meses em testes. Mesmo assim, não sei...

Podemos dizer que estes postos são tão velhos que até aparecem no mapa.

Imagem

Se eu procurar "estações de carregamento em tempo real" com ligação à internet é feita uma consulta a um servidor da Hyundai que por sua vez obterá a informação de algum sítio mais atualizado.

Não estará completa a lista, mas já aparece o da saída para Olhão, o a virar para as Gambelas...

Imagem

Ainda não dá para substituir a miio claro, porque não tem a disponibilidade dos postos. Mas não tem porque o tal servidor não tem acesso a essa informação. Do lado do carro estaria pronto a funcionar. Na realidade não sei como está noutros países europeus, não tinho tido muito tempo para youtube também.

Também não temos uma estimativa do preço ou tempo de carregamento.

Porém, pergunto-me se não tem já mais funcionalidade que o i3 com o velhinho NBT.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 23 mai 2020, 23:07

... é só o meu?
Azar do Demo!
Pela minha parte ainda não tenho razões de queixa. Mas também tenho apenas 1/3 dos teus Kms.
Mas por precaução é melhor ir "batendo na madeira".
Boa sorte para este novo atuador.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por rnlcarlov » 24 mai 2020, 10:04

É que o meu não tem um único posto onboard.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 mai 2020, 10:21

rnlcarlov Escreveu:
24 mai 2020, 10:04
É que o meu não tem um único posto onboard.
Rápido, presumo? Deves ter a versão de 2017/18, não?
Já sabes, terás essa vantagem sempre que fizeres uma revisão num concessionário.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”