Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

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Arad79
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por Arad79 » 22 jan 2023, 11:23

Solução aftermarket:

https://youtu.be/VyIPguG9IDk

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Nonnus
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por Nonnus » 22 nov 2024, 19:34

civic Escreveu:
08 nov 2024, 15:42
e acordo com engenheiros espanhóis os rolamentos de origem são de esferas metálicas e as correntes indutivas do funcionamento do motor provocam o seu desgaste prematuro, pelo que criaram um kit com rolamentos de esferas cerâmicas que duram muito mais tempo.
Não compro esta teoria, as correntes indutivas do rotor do motor são descarregadas por toda a transmissão do motor até às rodas, esta transmissão está em permanente contacto com o chassis do carro, não é propriamente um motor com acoplamento de plastico, é tudo metal...


Segundo este vídeo é mesmo assim e não é um problema dos Kia/Hyundai como se tem vindo a falar. Segundo o que é explicado no vídeo existe este problema noutros carros também, e nada tem a ver com aquilo que se tem especulado que nos Kia acontece porque o carro tem demasiada potência para os rolamentos, ou que é devido ao uso da regeneração no nível 3.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por civic » 22 nov 2024, 20:49

Continuo com a mesma opinião, todos os rolamentos acabam por dar de si, não acredito que nesta aplicação seja por causas elétricas, e a diferença da Kia/Hyundai para as outras é apenas a taxa de incidência, só isso...
Um rolamento isolado não precisa de ser com esferas cerâmicas, estas são, por norma, usadas em aplicações extremas, se fosse apenas isso porque a Kia/Hyundai não as coloca? E assim resolvia o problema... ;)
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por Nonnus » 23 nov 2024, 00:19

E porque é que a Tesla usa rolamentos cerâmicos? Vontade de gastar dinheiro?
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por Filipe » 23 nov 2024, 00:49

Video muito instrutivo.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por civic » 24 nov 2024, 19:31

Nonnus Escreveu:
23 nov 2024, 00:19
E porque é que a Tesla usa rolamentos cerâmicos? Vontade de gastar dinheiro?
Precisamente pelo que eu disse, ora volta a ler. ;)

Se fosse pelo isolamento eletrico bastavam estes:
https://www.skf.com/us/products/rolling ... t-bearings
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por Filipe » 24 nov 2024, 22:03

civic Escreveu:
24 nov 2024, 19:31
Nonnus Escreveu:
23 nov 2024, 00:19
E porque é que a Tesla usa rolamentos cerâmicos? Vontade de gastar dinheiro?
Precisamente pelo que eu disse, ora volta a ler. ;)

Se fosse pelo isolamento eletrico bastavam estes:
https://www.skf.com/us/products/rolling ... t-bearings
Bearing rings and rolling elements
SKF INSOCOAT bearings are heat stabilized up to at least 150 °C (300 °F).

Talvez por excesso de temperatura :roll:
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por civic » 25 nov 2024, 09:14

Filipe Escreveu:
24 nov 2024, 22:03


Bearing rings and rolling elements
SKF INSOCOAT bearings are heat stabilized up to at least 150 °C (300 °F).

Talvez por excesso de temperatura :roll:
Sim, pode haver ali qualquer coisa que não está bem projetado, não compro é essa de correntes parasitas nos rolamentos, até porque isso seria o mais facil de resolver pela Kia/Hyundai. ;)
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