Página 3 de 7

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Enviado: 27 jun 2019, 00:09
por soloam
Mas recomendas meter esse diferencial para o disjuntor do EV? Amanhã vou comprar o cabo e o disjuntor, posso falar disso!

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Enviado: 27 jun 2019, 00:21
por Apr
caz Escreveu:
27 jun 2019, 00:01
A questão é que o diferencial não pode ser um normal (Tipo A), deve ser um superimunizado (Tipo B). O preço é muito diferente, mas se aconselho a colocar isso para estares protegido.
Podes elaborar mais sobre o facto de um diferencial normal Tipo A não proteger devidamente uma instalação elétrica?

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Enviado: 27 jun 2019, 00:27
por caz
O diferencial não é para proteger a instalação elétrica. O disjuntor é que protege a instalação eletrica. O diferencial é para proteger as pessoas de fugas.

Se queres perceber melhor este problema (que é relevante nos VE), vê este filme:

https://youtu.be/zL8KUnnQHE4

Para ti que vendes EVSE, deverias aconselhar os teus clientes a usar um diferencial super imunizado

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Enviado: 27 jun 2019, 10:38
por caz
Tecnicamente isso não é verdade, uma fuga de corrente contínua não é diferente se for indoor ou outdoor.

Não tenho nenhum interesse na venda de material elétrico, apenas quero alertar para o problema. Acho que é um investimento que vale a pena fazer, para nos protegermos em caso de choque elétrico.

Tecnicamente, até funciona sem qualquer tipo de protecção (quer da instalação, quer das pessoas). Mas aí é a decisão de cada um. Neste caso só estou a partilhar informação pois não é muito conhecido este problema

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Enviado: 27 jun 2019, 13:05
por hmendes
Que grande salgalhada aqui vai. Um diferencial tipo A já protege de fugas DC e AC, um diferencial tipo AC (que é o comum) é que só protege fugas de corrente AC. Os diferenciais tipo B são adequados apenas a circuitos trifásicos, relativamente a defeitos gerados por retificadores. A proteção ideal deve ser a tipo HI (super imunizada) mas nos dias que correm parece-me exagerado, aconselho contudo a tipo A, embora em teoria a tipo AC sirva muito bem. O importante é que seja de 30mA!

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Enviado: 27 jun 2019, 13:15
por noway
E os próprios EVSEs também tem proteção diferencial. Torna-se um bocado redundante.

Em casa, a carregar em AC, só consigo lembrar-me do piloto que está a 12V na ficha menekkes e da corrente DC usada para fechar o contactor do EVSE. E são correntes DC baixas.

Não basta a proteção diferencial ser só um interruptor diferencial de 30mA?

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Enviado: 27 jun 2019, 13:22
por hmendes
noway Escreveu:
27 jun 2019, 13:15
E os próprios EVSEs também tem proteção diferencial. Torna-se um bocado redundante.

Em casa, a carregar em AC, só consigo lembrar-me do piloto que está a 12V na ficha menekkes e da corrente DC usada para fechar o contactor do EVSE. E são correntes DC baixas.

Não basta a proteção diferencial ser só um interruptor diferencial de 30mA?
Ao carregar a corrente AC é convertida em DC, se existirem problemas ou fugas no inversor essa corrente pode ser problemática, por exemplo nos Zoe acontece com frequência, daí o meu conselho por tipo A (e não tipo B).

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Enviado: 27 jun 2019, 16:13
por Erbium
noway Escreveu:
27 jun 2019, 13:15
E os próprios EVSEs também tem proteção diferencial.
Nem todos!

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Enviado: 27 jun 2019, 17:52
por noway
Erbium Escreveu:
27 jun 2019, 16:13
noway Escreveu:
27 jun 2019, 13:15
E os próprios EVSEs também tem proteção diferencial.
Nem todos!
Ok ok.... os "melhorzitos" então.... o OpenEVSE por exemplo.

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Enviado: 27 jun 2019, 19:19
por Apr
Eu também acho que a proteção diferencial normal é mais do que suficiente para todas as situações. Eu percebo o que o caz quis referir, e as fugas de corrente continua à terra tem potencial cada vez maior com a multiplicação das instalações fotovoltaicas, no entanto parece que os diferenciais tipo A também detetam fugas em CC de até 6mA, será uma questão de quanta corrente detetam e se é suficiente?

A informação mais interessante encontrei num documento da ABB aqui:
http://www04.abb.com/global/seitp/seitp ... nciais.pdf


Eu não vejo o carro diferente de um grande consumidor que já temos em casa há decadas e aprendemos a viver com eles todos os dias sem levantar questões de vida ou de morte. As regras em vigor parecem-me mais do que suficientes.

Mas lá está, admito que o meu comentário não passe apenas de uma opinião, Era interessante saber realmente o que está em causa para ficarmos todos esclarecidos e sem entrar em histerismos fundamentalistas.