EVSE Comprado, falta cabos

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por noway » 30 jun 2019, 12:17

Apr Escreveu:
30 jun 2019, 10:44
É incompativel porque os diferenciais normais ficam "cegos" a partir do 6mA e os diferencias tipo B de 30mA só disparam a partir dos... 30mA.
E então? Não estamos a proteger para correntes superiores a 30mA? Não vai disparar a partir dos 30mA de corrente DC residual, que é o objectivo deste dispositivo?
Apr Escreveu:
30 jun 2019, 10:44
Se houver componente residual DC na instalação dos 6mA aos 30mA os diferenciais normais não conseguem atuar.
Os diferenciais normais não conseguem actuar com correntes DC... não interessa a corrente. Mas com a instalação de um diferecial do tipo B no EVSE, pelo menos essa parte da instalação fica protegida de correntes residuais (AC ou DC).
Apr Escreveu:
30 jun 2019, 10:44
Atirar um diferencial tipo B para a instalação é inconsequente exceto se for instalado em circuito dedicado sem nenhum diferencial normal a montante.
Porquê? O diferencial do tipo AC deixa de proteger as correctes AC residuais acima dos 300mA? E o diferencial do tipo B não vai continuar a disparar a partir dos 30mA de corrente residual (seja ela AC ou DC)? Não percebo o "inconsequente"...
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por ExistingJellyfish » 30 jun 2019, 13:40

caz Escreveu:
30 jun 2019, 05:22
Ninguém está com alarmismos. É apenas um equipamento que necessita de uma proteção especial. Por isso é que as regras mudaram (vê o post do apr acima)
A questão é que não é um equipamente que necessite de proteção especial. Desconheço as regras que o apr refere no outro post, no entanto o carro pode ser carregado em qualquer tomada, não têm nenhum requisito especial nem é um bixo de 7 cabeças. Tens equipamento em casa muito mais susceptivel a riscos e muito menos protegido do que o carro electrico. Estamos a criar um problema e obstaculo para futuros utilizadores de veiculos electrico sem necessidade.
noway Escreveu:
30 jun 2019, 12:17
Apr Escreveu:
30 jun 2019, 10:44
Atirar um diferencial tipo B para a instalação é inconsequente exceto se for instalado em circuito dedicado sem nenhum diferencial normal a montante.
Porquê? O diferencial do tipo AC deixa de proteger as correctes AC residuais acima dos 300mA? E o diferencial do tipo B não vai continuar a disparar a partir dos 30mA de corrente residual (seja ela AC ou DC)? Não percebo o "inconsequente"...
O tipo AC protege o que tem a frente de acordo com as suas especificações. O tipo B protege o que tem a frente de acordo com as suas especificações.

Penso que o que o apr quer dizer é que se vais colocar um tipo B só para o evse quando tens um tipo AC antes, era preferivel trocares o tipo AC por um tipo B e teres toda a instalação melhor protegida em vez de apenas o lugar do carro.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por noway » 30 jun 2019, 14:43

ExistingJellyfish Escreveu:
30 jun 2019, 13:40
O tipo AC protege o que tem a frente de acordo com as suas especificações. O tipo B protege o que tem a frente de acordo com as suas especificações.
Nem mais. Esse é o meu entendimento.
ExistingJellyfish Escreveu:
30 jun 2019, 13:40
Penso que o que o apr quer dizer é que se vais colocar um tipo B só para o evse quando tens um tipo AC antes, era preferivel trocares o tipo AC por um tipo B e teres toda a instalação melhor protegida em vez de apenas o lugar do carro.
Eu não vou fazer nada nem trocar nada. Os veículos eléctricos são super seguros e há um cuidado muito grande por parte dos construtores na parte do carregamento. A minha instalação actual está ok a meu ver. Só não percebi a incompatibilidade entre os diferenciais tipo AC a montante e os diferenciais tipo B a jusante no mesmo circuito e era mesmo só isso que queria entender.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por soloam » 30 jun 2019, 15:03

Eu sou da opinião do noway... Tb gostava de entender... Pela lógica, eu tenho a minha garagem com diferencial, tinha que desmontar tudo só para o EV para meter um do tipo B? Pq não se pode meter em linha? Tem que haver uma explicação para isso!

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por Apr » 30 jun 2019, 18:38

noway Escreveu:
30 jun 2019, 12:17
Apr Escreveu:
30 jun 2019, 10:44
É incompativel porque os diferenciais normais ficam "cegos" a partir do 6mA e os diferencias tipo B de 30mA só disparam a partir dos... 30mA.
E então? Não estamos a proteger para correntes superiores a 30mA? Não vai disparar a partir dos 30mA de corrente DC residual, que é o objectivo deste dispositivo?

e entre os 6mA e os 30mA? se houver uma fuga residual DC entre estes valores o tipo B vai ser permissivo e os tipo A vão ficar inibidos de atuar perante uma falha. Não é o perigo das fugas residuais que está em causa, é a consequencia delas nos dimensionamentos já feitos.

Mas esta parte está bem explicada, qualquer diagrama de qualquer fabricante te vai alertar para a incoerencia da decisão de por um Tipo B depois de um tipo A/AC.

Podes trocar o diferencial geral, mas depois 30mA AC é curto para a casa toda. Ou então metes 2 tipo B, um na entrada de 300mA e outro na tomada da garagem de 30mA. Às tantas com tanta alteração ainda se tem que vender o VE para comprar os diferenciais :-)

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por noway » 01 jul 2019, 10:14

Apr Escreveu:
30 jun 2019, 18:38
e entre os 6mA e os 30mA? se houver uma fuga residual DC entre estes valores o tipo B vai ser permissivo e os tipo A vão ficar inibidos de atuar perante uma falha. Não é o perigo das fugas residuais que está em causa, é a consequencia delas nos dimensionamentos já feitos.
Porque estás a falar sempre deste intervalo de correntes? Com a tua sugestão de 2 diferenciais do tipo B (um de 300mA na entrada e outro de 30mA no EVSE) continuava a não proteger correntes residuais entre os 6mA e os 30mA... porque o mais sensível nesta instalação só reage a correntes superiores a 30mA. Estas já são correntes perigosas? É essa a inconsequência? Para mim é mais ou menos isto :mrgreen:

Imagem
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por soloam » 01 jul 2019, 10:34

Isto é o que eu tenho na garagem

Imagem

A minha ideia inicial era meter um disjuntor de 25 ou 20 Amp para o EV, visto que já tinha esse diferencial, e ainda tenho o diferencial geral no quadro do apartamento (que liga a este).

Mas com tanta informação já nem sei o que pensar :o :shock: :?

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por noway » 01 jul 2019, 10:47

Talvez colocando uma coisa deste género (ver RCD type EV)... tens é de arranjar 4 DIN slots no teu quadro para montar isto:
https://emobility.westernautomation.com ... nd-type-b/

Para mim é um falso problema... vou deixar a minha instalação como está (type AC 300mA no geral + type AC 30mA no EVSE)... até o mercado ser inundado por dispositivos como este a preços mais acessíveis.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por soloam » 01 jul 2019, 10:53

Tens esse 30mA só para o disjuntor do carro? Alguma desvantagem para alem se disparar desliga tudo na garagem?

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por noway » 01 jul 2019, 11:03

Tenho um interruptor diferencial do tipo AC de 30mA que se disparar desliga tudo na garagem. É o primeiro dispositivo na imagem em baixo.

Imagem
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”