EVSE Comprado, falta cabos

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caz
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Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por caz » 29 jun 2019, 10:28

Como alertei é uma questão relevante e que normalmente não é referida. Os diferenciais são para proteger as pessoas em caso de alguma falha.

Quem não quiser saber disso pode usar um diferencial qualquer ou mesmo não usar que o evse funciona.

Mas para fazer as coisas correctamente é necessário instalar um diferencial B.

Em termos de preços são dois depósitos de gasóleo...
Acho que não é por isso que não se deve fazer as coisas de forma a proteger as pessoas e cumprir as regras.

Muitas pessoas vêm perguntar o que devem instalar em casa. Um bom conselho passa por referir esta parte

caz
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Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por caz » 29 jun 2019, 11:08

MRider Escreveu:
28 jun 2019, 22:19
10 mm 2 É um exagero. A não ser que tenha 50 metros de distância.
A questão é que com as curvas que os cabos têm de dar é fácil atingir essa distância. Para quem não tem essa distância a diferença do investimento é irrelevante e desta forma assegura que não tem perdas

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Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por Apr » 29 jun 2019, 11:36

Instalar o diferencial tipo B para ficar bem é extremamente dificil ou mesmo impossivel na maior parte das instalações residenciais.

Se estas preocupado com isso mais vale recomendar um EVSE que cumpra com a norma e assim esse "problema" deixa de existir.

Para mim até ver é um problema "menor" porque a norma não impede a utilização de evse mas antigos em tomadas convencionais. Se fosse uma questão de vida ou de morte as coisas eram bem diferentes.

caz
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Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por caz » 29 jun 2019, 13:59

A questão é mesmo de vida ou de morte. O diferencial é uma componente para proteger as pessoas para não morrerem com choque. Se ouver uma fuga de corrente DC o diferencial não atua, logo não protege a pessoa.

Tens razão que existem duas soluções. Ou o EVSE já resolve isso, ou tem de se colocar um diferencial tipo B. Não percebo porque dizes que é díficil ou impossível colocar numa residência um diferencial desses. Se colocaram um diferencial no circuito independente para o carro, basta tirar esse e colocar o B.

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Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por Apr » 29 jun 2019, 14:13

qual circuito independente? nunca foi nem é obrigatorio ter um circuito dedicado para carregar o carro, qualquer tomada serve.

Agora quando se quer carregar um pouco mais rápido os fios que la estão não servem e tem que se fazer upgrade. quanto ao diferencial estamos numa discussão surda, tudo o que mete segurança dá nisto.

Se achas que é uma stuação de vida ou de morte convem alterares a instalação toda da casa, porque hoje em dia tens imensas fontes comutadas em casa, maquinas de lavar roupa com motores "direct drive" DC, Ar condicionado inverter, todos juntos devem ser potencialmente mais perigosos que um EV, no que toca a correntes de fuga resduais em DC ;-)

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Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por ExistingJellyfish » 29 jun 2019, 17:27

Já que estamos numa de perigo de electrocução vamos proibir tudo o que seja eléctrico em casa (em particular nas casas de banho, banheiras/cabines de duche de hidromassagem por exemplo) :lol:

Não só não é uma situação de vida ou de morte, como não é diferente de tudo o resto que se têm em casa. Estes alarmismos são só mais um motivo para as pessoas pensarem que ter um carro eléctrico é difícil, e para os electricistas poderem cobrar exageradamente por trabalhos simples.

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Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por noway » 30 jun 2019, 04:22

Apr Escreveu:
29 jun 2019, 00:32
- circuito dedicado para carregamento de veiculo elétrico, com proteção diferencial tipo B, onde é de extrema importância não haver nenhum diferencial normal tip A / AC a montante na instalação. A razão desta regra prende-se com o facto de um diferencial tipo B de 30mA ser tolerante a correntes residuais DC até 30mA e a partir de 6mA de corrente de fuga DC os diferenciais normais tipo A /AC ficam "cegos" e falham na deteção e corte.
Apr Escreveu:
29 jun 2019, 11:36
Instalar o diferencial tipo B para ficar bem é extremamente dificil ou mesmo impossivel na maior parte das instalações residenciais.
Ainda não estou esclarecido :|

Não compreendo esta parte do "onde é de extrema importância não haver nenhum diferencial normal tip A / AC a montante na instalação". Se houver um diferencial do tipo AC de 300mA de sensibilidade no quadro eléctrico da casa (a situação mais comum) e colocarmos um diferencial do tipo B de 30mA dedicado na ligação à wallbox... onde é que há problema nesta instalação? Talvez não tenha percebido bem a razão, mas há algum tipo de conflito entre RCDs de diferentes tipos?
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Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por caz » 30 jun 2019, 05:22

Ninguém está com alarmismos. É apenas um equipamento que necessita de uma proteção especial. Por isso é que as regras mudaram (vê o post do apr acima)

Mas como já disse o evse funciona sem qualquer tipo de diferencial. É apenas uma medida de prevenção (tal como o cinto de segurança ou os airbags).

Já alertei para o facto porque algumas pessoas perguntam o que é devem fazer e isto nunca é referido.

Penso que devemos dar a informação correcta e completa. Depois o que cada um faz é uma decisão individual

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Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por noway » 30 jun 2019, 10:02

Não é alarmismo. É só mesmo para perceber porque não se pode usar um diferencial mais sensível do tipo B no circuito do EVSE mantendo o diferencial do tipo AC menos sensível no quadro geral. Nada de mais. O Leaf é dos carros eléctricos que andam por aí há mais tempo e não conheço problemas causados pelos respectivos inversores, por isso ninguém está preocupado.
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Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por Apr » 30 jun 2019, 10:44

É incompativel porque os diferenciais normais ficam "cegos" a partir do 6mA e os diferencias tipo B de 30mA só disparam a partir dos... 30mA. Se houver componente residual DC na instalação dos 6mA aos 30mA os diferenciais normais não conseguem atuar.

Ou seja, ou é a serio ou não é. Atirar um diferencial tipo B para a instalação é inconsequente exceto se for instalado em circuito dedicado sem nenhum diferencial normal a montante.

O diferencial tipo B não é solução para as novas regras, é mais uma espécie de remendo. A solução vai passar por novos diferenciais desenvolvidos especificamente para veiculos eletricos que são compativeis com as instalações normais.

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