EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Mensagem por soloam » 20 fev 2019, 15:27

Boa tarde.

Uma das coisas que gostava de ter o meu EVSE a fazer é, consoante o consumo da casa, e o máximo de potencia contratada, ajustar a velocidade de carregamento para que o quadro não vá a baixo. Desenvolvi um algoritmo, com apoio dos dado recolhidos da minha habitação, no NodeRed e com o InfluxDB, de forma a determinar qual a velocidade de carregamento do meu carro.

O primeiro passo foi recolher os dados da minha casa e escolher uma amostragem:

Imagem

A amarelo temos os consumos em amperes da minha casa e a vermelho o máximo contratado, 6.9Kva (que é convertido em Amperes em relação à voltagem, 6.9/1000 * volt, nos primeiros dias o valor da voltagem era estimado, mas agora já está real, dai uma ligeira oscilação no final da recta).

Depois determinar qual o máximo de amp que posso carregar o meu carro, para isso é calculada a diferença entre o máximo de amperes com o que está disponível.

Imagem

Como podem ver, o carregamento é ajustado em tempo real para não passar o máximo da rede.

Como este cenário é teórico, não tem em consideração as oscilações bruscas, como tal é bom ter alguma margem, este é um cenário mais conservador:

Imagem

O carregamento é feito no máximo a 24A, e é dado uma "folga" de 5A para prevenir eventuais oscilações bruscas.

Reparem que este gráfico é de pouco mais de uma semana... Um gráfico diário será bem mais estável:

Imagem

Aqui um gráfico de uma hora:

Imagem

E aqui de uma hora bastante animada:

Imagem

Notem um pequeno pico amarelo a passar a linha vermelha... nessa altura o próprio consumo da casa estava no limite, o quadro não foi a baixo, pelo que presumo que o corte tenha alguma margem (também é possível, muito possível, haver pequenos erros nas leituras)

Com estes gráficos posso ajustar os parâmetros e fazer simulações de qual os "melhores sittings" para a minha realidade.

Neste momento estou a simular o envio das leituras em tempo real, com isto irei ver se o tempo de processamento é suficiente para o valor de carregamento nunca ultrapassar a linha de limite.

Próximos passos é normalizar um pouco os envios, para diminuir o numero de oscilações.

Achei a informação interessante para ser partilhada.

Abraço
Soloam

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Mensagem por Erbium » 20 fev 2019, 17:52

O EVSE do apr faz isso: viewtopic.php?f=78&t=7197

E eu também consigo fazer usando um openevse (modo ECO - PV divert), emoncms e 2 medidores de energia (1 no geral e 1 na garagem).
soloam Escreveu:
20 fev 2019, 15:27
Notem um pequeno pico amarelo a passar a linha vermelha... nessa altura o próprio consumo da casa estava no limite, o quadro não foi a baixo, pelo que presumo que o corte tenha alguma margem (também é possível, muito possível, haver pequenos erros nas leituras)
Salvo erro pq é por aquecimento que o disjuntor dispara, logo necessita de estar um bocado acima do limite...

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Mensagem por Apr » 20 fev 2019, 23:46

Agora falta o carro para experimentar o algoritmo. Como pensas em fazer a variação dos amperes? Envias valores absolutos para o EVSE?

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Mensagem por soloam » 20 fev 2019, 23:53

A ideia é essa!

Basicamente os valores que estão a verde são os valores "recomendados", estou a trabalhar na forma de refinar esse valor, de forma a que não contenha tantas variações... Não tenho interesse que a Amp do carregador suba de 10 para 20... Se logo no segundo a seguir vai baixar de novo para 10... Acho que prefiro que ele espere 1 ou 2 minutos por um valor estável... e depois sim, aumentar.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Mensagem por Apr » 21 fev 2019, 00:41

eu tive 3 modos implementados quando usava o NodeRED e que tenciono implementar no eNode / EVSE inteligente no futuro:

- Conservador: aumenta de 2 em 2 em cada iteração
- Normal: aumenta metade do valor disponivel em cada iteração
- Agressivo: aumenta tudo à bruta

Ja recebi feedback a pedir o modo mais agressivo e também o mais conservador. Neste momento no EVSE inteligente está apenas implementado o modo agressivo.

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Mensagem por soloam » 21 fev 2019, 03:22

O problema de ser muito agressivo é que pode não ser rápido o suficiente quando se liga por exemplo um forno e o micro ondas... a subida de amp é muito brusca e as leituras não são rápidas o suficiente para evitar o disjuntor geral disparar

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Mensagem por migle » 21 fev 2019, 08:56

Sim, mas aí é para descer. Descer tem de ser à bruta. Subir é que pode ser gradual.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Mensagem por soloam » 21 fev 2019, 09:09

migle Escreveu:
21 fev 2019, 08:56
Sim, mas aí é para descer. Descer tem de ser à bruta. Subir é que pode ser gradual.
Isso é a lógica que eu tenho... O descer é instantâneo, a partir do momento que desce, a subir já é gradual!

O que faz a maior diferença, pelo que tenho visto, é manter uma margem, não deixar subir se estiver a 5 amp de rebentar, por exemplo... Assim fico com um buffer para eventuais subidas bruscas! Isto pq as leituras nunca são instantâneas, há sempre um intervalo entre leituras! E esse intervalo pode ser o suficiente para disparar o disjuntor! Não sei qual é a margem que se tem acima do limite, alguém sabe? Quanto tempo, pode estar acima do limite antes de rebentar?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Mensagem por mafgod » 21 fev 2019, 09:35

Se o contador for dos novos, os tais inteligentes que até sabem quando estamos a fornecer a energia para a rede, o corte do fornecimento por excesso de consumo é feito pelo dito, e é muito mais rápido que pelo método antigo disjuntor térmico).

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE - Ajuste Inteligente a Energia Disponivel

Mensagem por Apr » 21 fev 2019, 09:56

Se tiveres 30A contratados e um leaf que usa 28A/29A, se deres folga de 5A nunca vais carregar ao maximo. E ha periodos em que não há nada a consumir. Ve os gráficos que tenho colocado aqui no fórum, são graficos reais e acompanham bem as variações, por vezes tem picos grande que não mandam nada abaixo porque tem duração curta.

Em relação ao contador inteligente ainda não tenho tido feedback, mas a unica forma de salvaguardar cortes mais agressivos é efetivamente deixar um folga e não usar tudo o que a casa tem para dar, e isso seria uma pena.

Nota que não há algoritmo que evite utilização "negligente". Até sem carro eletrico as vezes lá nos enganamos e mandamos o quadro abaixo porque tinhamos demasiados consumidores ao mesmo tempo.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”