O meu openevse

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: O meu openevse

Mensagem por NunoLopes » 22 abr 2018, 21:50

Sim, esqueci-me de dizer isso, os pinos de 3.3VDC são In e Out.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: O meu openevse

Mensagem por Apr » 22 abr 2018, 23:42

Está a ficar muito porreiro Bruno, as fotos não mostram o trabalho que estas coisas dão. Em relação as fontes ê uma chatice, 12v para o piloto e relé, 5v para o atmega e 3v3 para o esp8266. O desafio é ter tudo, estável e a dissipar o.minimo de calor. Numa wallbox grande não há tema mas fechar tudo numa caixa o calor acaba por acumular.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: O meu openevse

Mensagem por VETL » 23 abr 2018, 00:06

Muito bom!
Parabéns.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O meu openevse

Mensagem por BrunoAlves » 18 mai 2018, 01:52

E eis que chega ao fim (será que chega mesmo? :mrgreen: ) a odisseia de construir o meu openevse.
Tivemos várias peripécias pelo caminho (inclusivamente queimar um esp porque - nabo - troquei a polaridade da alimentação), mas aprendi bastantes coisas a fazer isto. Boa parte delas vão continuar a ter aplicação noutras ideias que tenho cá para casa.
Também fiz muitas asneiras :lol: Mas valeu a pena.
Muito importante, libertei finalmente a mesa da sala e recuperámos a esperança no futuro do casamento :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Com a necessidade de alimentar o ESP, um LED e um botão (que depois se decidiu não instalar), as ligações dos 5V começaram a ficar demasiado confusas e decidi fazer um "barramento" para ligar os 5V com ligadores rápidos em vez de soldar tudo ao molho. Ajudou bastante nas várias iterações que se seguiram
Imagem

Parece um aranhiço :mrgreen:
Imagem

Parece que o regulador 3V3 do Wemos não gosta de 5V ao contrário na alimentação :?
Imagem

Conforme os testes avançavam começava a ser quase penoso soldar e dessoldar fio após fio, por isso dessoldei a maioria dos fios para colocar ligadores rápidos e, depois de tudo testado (a maioria das vezes :mrgreen: ) coloquei manga termo-retráctil para manter agrupados os fios que podiam ser agrupados. Isto reduziu muito a confusão dentro da caixa e agora gostaria de o ter feito desde o início...
Imagem

Cá está o EVSE a funcionar já na minha rede, a comunicar com o meu medidor e (se necessário) a ajustar a potência de carga com a "folga" da casa. :dance:
Imagem

E termina assim. Por dentro (a caixa não sendo pequena ficou com espaço, nada atravancado) e por fora:
Imagem
Imagem

Por estes dias, também, o meu colega conseguiu finalmente terminar o suporte numa impressora 3D. Já está tudo ao serviço.
Imagem
Imagem
A cor é um bocado berrante, mas é o que ele lá tinha. Só por curiosidade, a impressora demorou 20 horas a imprimir este suporte

O próximo projecto também já está definido. A ver...
Imagem
Última edição por BrunoAlves em 11 jun 2018, 09:27, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: O meu openevse

Mensagem por Apr » 18 mai 2018, 11:40

*LIKE*

Ia sugerir fixar melhor os barramentos e conetores antes de fechar definitivamente a caixa, mas tenho duvidas que a vás fechar definitivamente :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: O meu openevse

Mensagem por Fil » 18 mai 2018, 12:49

Muito bom Bruno! Parabéns pelo projecto :clap:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O meu openevse

Mensagem por BrunoAlves » 18 mai 2018, 16:52

Apr Escreveu: mas tenho duvidas que a vás fechar definitivamente :D
Ora lá está :mrgreen: Sim, alguns dos conectores precisavam de uma fixação mais pujante (sobretudo porque a manga termo-retráctil dá uma rigidez adicional aos fios que, com curvas, "puxa" os conectores mais do que o fio sozinho faria. Mas em bom abono da verdade, quero voltar a mexer-lhe. Dá pica :mrgreen:
Fil Escreveu:Muito bom Bruno! Parabéns pelo projecto :clap:
Obrigado ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: O meu openevse

Mensagem por migle » 30 mai 2018, 23:33

Bravo! Fantástico! Como é que eu perdi este tópico até agora?!

Vocês dão-me coragem! Sinto-me muito mais seguro, uma vez que vocês já fizeram de cobaias. 12V, 5V, 3.3V? Parece uma fonte de PC? (obviamente deve ser overkill)
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O meu openevse

Mensagem por BrunoAlves » 31 mai 2018, 00:14

É overkill. Só precisas mesmo daquela fonte 12/5V. Dá para tudo e é estável ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O meu openevse

Mensagem por BrunoAlves » 08 jun 2018, 00:49

Muitos desenvolvimentos aqui, mas tem escapado.

O Raspberry pi já está a funcionar em definitivo. Optei por não instalar a imagem EmonPI (cheguei a experimentá-la e funciona perfeitamente), mas achei um desperdício ter um rpi3 B a correr só o emoncms (porque tenho poucos nós que o usem), por isso optei por uma solução 2 em 1: o rpi faz de webserver e media center (com o Kodi). Instalei à mão o LAMP, depois o emoncms (incluindo a configuração para o low write mode para poupar o SD) e finalmente VPN para lhe aceder fora de casa. O Kodi já vinha pronto a funcionar.
Resulta bem, acabei de ver um filme em HD e o emoncms não se queixou, não detectei qualquer falha.

Outra novidade é que, depois de ter o EVSE a funcionar quase 2 semanas sem qualquer problema, estava a comichar-me o corpo e tive de o voltar a desmontar :mrgreen: agora para lhe instalar o medidor de energia pzem. Não é que me faça falta, mas tinha-o cá e também serve para ajudar o Apr a afinar o seu excelente software
Imagem
Imagem

E aqui está ele a trabalhar
Imagem
A temperatura negativa é porque (ainda, diz o Apr :mrgreen: ) não tenho sensor de temperatura.
Última edição por BrunoAlves em 11 jun 2018, 09:27, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”