Boas,
Já nao atualizo este tópico ha muito tempo, tenho andado numa luta para ultrapassar o facto de não ter stock de componentes para criar as PCB's do EVSE, desde o inicio do verão.
Precisei de 3 iterações para afinar o que me parece ser uma boa alternativa para continuar.
a primeira iteração foi a seguinte:
Esta PCB aquece ligeiramente, tem algumas resistencias com valores errados (culpa minha) e a fonte AC/DC escolhida
faz ruido. Pior que isso foi descobrir que os chips DC/DC deixaram de estar disponivies em stock, logo esta PCB teria que ser praticamente toda refeita. Perdi algum tempo com os chinocas a reclamar da fonte mas desisti.
A segunda versão ficou assim:
Fonte AC/DC diferente, resistencias corrigidas, novos conversores DC/DC, PCB aquece imenso no local dos conversores DC/DC. antes de investir numa revisão diferente, fiz umas placas pequenas com uns conversores DC/DC de 3A para tirar as duvidas e consegui uma combinação que resulta no EVSE mais "fresco" que alguma vez construí.
A 3ºa revisão, com todas as alterações e também com uma nova fonte AC/DC da meanwell para não ter mais surpresas.
Este EVSE consome cerca de metade dos meus EVSE anteriores, já tem o teste da terra - consigo medir presença de terra a injetar apenas 0,5mA! Tem também o circuito do pino PP corrigido. E aproveitei para adicionar um relogio RTC para evitar problemas de o EVSE ligar-se sem rede e depois não consegue assumir cenários de carga dependentes da hora.
Entretanto recebi também um RCM da Western automation e consegui verificar como funciona. quem quiser um diferencial tipo B este é uma excelente alternativa, custa 45€ e com alguma imaginação pode funcionar sozinho e cortar p/exempo o sinal do piloto quando entra em falha. Deteta os 30mA AC e 6mA DC tal como é exigido para wallboxes trifasicas:
Há uma 4ª iteração do EVSE a ser construida que passa a ser compativel com este RCM, se estiver tudo ok será essa a versão que passa a ser incluida no EVSE inteligente.