Re: EVSE inteligente
Enviado: 06 mar 2019, 01:20
Tenho notado que ha muitas duvidas no funcionamento dos temporizadores e cenas e na conjugação dos 2.
Gostava de simplificar as coisas, mas não sei como, a regra geral é:
- As cenas permitem ligar e desligar o EVSE em periodos predefinidos, como em bi-horario ou num periodo customizado e repete todos os dias.
- Os temporizadores são configurados no momento e servem apenas para a carga seguinte.
-As cenas são genericas
-Os temporizadores são especificos
Pode parecer legitimo querer misturar os dois conceitos e procurar por exemplo carregar até 70% em bihorario, usando a cena "auto bi-horario" para definir o tempo e os temporizadores avançados para definir o SOC. O que acontece (já aconteceu) é que a carga chega ao SOC pretendido ainda dentro do periodo de vazio e o EVSE manda parar a carga. E como está em vazio, recomeça novamente a carga, até que este periodo termine.
A forma correta de fazer é esquecer o "auto bi-horario" e programar a carga todos os dias com o SOC inicial, SOC final, amperes desejados e tempo de fim, que cabe ao utilizador escolher se pretende que acabe dentro do bi-horario ou não.
a titulo pessoal, tenho definido um periodo de 2h, das 05h00 - 07h00 e deixo o EVSE assim, em "auto-scene". Se me esquecer de ir ao EVSE ja sei que carrega 2h de noite na potencia maxima que chega e sobra para o uso do dia a dia. Quando quero um determinado SOC de manhã antes de sair, desativo as "cenas" e configuro um temporizador especifico com o SOC inicial, final e tempo de fim. Este ultimo dá mais trabalho e é preciso estar sempre a configurar, mas enquanto não houver forma de trazer um SOC inicial do carro, correto e atualizado, para dentro do EVSE não estou a ver melhor forma de fazer.
Estou sem ideias para transformar isto tudo numa coisa mais simples, de todas as analises que fiz, ou tiro funcionalidades que acho que são interessantes ou aumento muito a complexidade global. Se tiverem sugestões este é o momento!
Gostava de simplificar as coisas, mas não sei como, a regra geral é:
- As cenas permitem ligar e desligar o EVSE em periodos predefinidos, como em bi-horario ou num periodo customizado e repete todos os dias.
- Os temporizadores são configurados no momento e servem apenas para a carga seguinte.
-As cenas são genericas
-Os temporizadores são especificos
Pode parecer legitimo querer misturar os dois conceitos e procurar por exemplo carregar até 70% em bihorario, usando a cena "auto bi-horario" para definir o tempo e os temporizadores avançados para definir o SOC. O que acontece (já aconteceu) é que a carga chega ao SOC pretendido ainda dentro do periodo de vazio e o EVSE manda parar a carga. E como está em vazio, recomeça novamente a carga, até que este periodo termine.
A forma correta de fazer é esquecer o "auto bi-horario" e programar a carga todos os dias com o SOC inicial, SOC final, amperes desejados e tempo de fim, que cabe ao utilizador escolher se pretende que acabe dentro do bi-horario ou não.
a titulo pessoal, tenho definido um periodo de 2h, das 05h00 - 07h00 e deixo o EVSE assim, em "auto-scene". Se me esquecer de ir ao EVSE ja sei que carrega 2h de noite na potencia maxima que chega e sobra para o uso do dia a dia. Quando quero um determinado SOC de manhã antes de sair, desativo as "cenas" e configuro um temporizador especifico com o SOC inicial, final e tempo de fim. Este ultimo dá mais trabalho e é preciso estar sempre a configurar, mas enquanto não houver forma de trazer um SOC inicial do carro, correto e atualizado, para dentro do EVSE não estou a ver melhor forma de fazer.
Estou sem ideias para transformar isto tudo numa coisa mais simples, de todas as analises que fiz, ou tiro funcionalidades que acho que são interessantes ou aumento muito a complexidade global. Se tiverem sugestões este é o momento!