EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 06 mar 2019, 01:20

Tenho notado que ha muitas duvidas no funcionamento dos temporizadores e cenas e na conjugação dos 2.

Gostava de simplificar as coisas, mas não sei como, a regra geral é:

- As cenas permitem ligar e desligar o EVSE em periodos predefinidos, como em bi-horario ou num periodo customizado e repete todos os dias.
- Os temporizadores são configurados no momento e servem apenas para a carga seguinte.

-As cenas são genericas
-Os temporizadores são especificos

Pode parecer legitimo querer misturar os dois conceitos e procurar por exemplo carregar até 70% em bihorario, usando a cena "auto bi-horario" para definir o tempo e os temporizadores avançados para definir o SOC. O que acontece (já aconteceu) é que a carga chega ao SOC pretendido ainda dentro do periodo de vazio e o EVSE manda parar a carga. E como está em vazio, recomeça novamente a carga, até que este periodo termine.

A forma correta de fazer é esquecer o "auto bi-horario" e programar a carga todos os dias com o SOC inicial, SOC final, amperes desejados e tempo de fim, que cabe ao utilizador escolher se pretende que acabe dentro do bi-horario ou não.

a titulo pessoal, tenho definido um periodo de 2h, das 05h00 - 07h00 e deixo o EVSE assim, em "auto-scene". Se me esquecer de ir ao EVSE ja sei que carrega 2h de noite na potencia maxima que chega e sobra para o uso do dia a dia. Quando quero um determinado SOC de manhã antes de sair, desativo as "cenas" e configuro um temporizador especifico com o SOC inicial, final e tempo de fim. Este ultimo dá mais trabalho e é preciso estar sempre a configurar, mas enquanto não houver forma de trazer um SOC inicial do carro, correto e atualizado, para dentro do EVSE não estou a ver melhor forma de fazer.

Estou sem ideias para transformar isto tudo numa coisa mais simples, de todas as analises que fiz, ou tiro funcionalidades que acho que são interessantes ou aumento muito a complexidade global. Se tiverem sugestões este é o momento!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 06 mar 2019, 22:59

Acho que essa situação só se resolve se, após a paragem do carregamento por atingir um objectivo alguma coisa mudar, o estado mudar. (auto/completo)

Se houvesse uma notificação quando a ficha é desligada, ou quando a ficha é ligada, então o estado podia voltar a mudar para auto normal.
Alternativamente ou em simultâneo, o acordar em auto/completo dentro do período de poderia fazer transitar para auto normal.
Assim, ou voltava a carregar porque o carro foi usado, ou voltava a carregar porque já é outra noite.

Sempre que fosse feita a transição para auto-normal, assumia-se que o SoC era 0%. Assim, se o limite configurado fosse 80%, então pelo menos 80% carregaria, por segurança. Ou então para o limite inferior configurado... Menos seguro mas mais adequado para o utilizador menos picuinhas. Eu sei que se carregar 40% consigo ir e voltar no dia seguinte, seja qual for o SoC inicial.
Para carregar menos é indispensável que houvesse uma comunicação do SoC, quer do utilizador, quer via interface http ou telegram.

Porém, todas estas situações com o SoC ficam a parecer um hack. Consegue-se por a funcionar, mas não dá aquela sensação de um produto coeso e acabado.

Na prática, em vez do carregamento a 80%, o que eu fazia era ter o carregamento programado para 3 horas, em média o que gastava por dia. Como tenho boa folga na bateria, o resultado é suficientemente parecido.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 06 mar 2019, 23:01

Parece-me que o auto-scene que usas dá o resultado útil na prática.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 07 mar 2019, 00:06

antes de mais obrigado por perderes tempo a pensar nisto. Tenho a mesma opinião que tu e custa-me estar a tentar fazer parecer mais do que na realidade é.

enquanto usar o OpenEVSE tenho que viver com as suas limitações, assim que mando o EVSE dormir fico sem saber se o carro está ligado à ficha, coisa que não acontecia com o meu evse colaborativo antigo, onde apanhava todas as mudanças de estado.

Eu acho que os temporizadores como estão são bastante potentes sendo que a unica falha que tem é o transtorno que ter que repetir a configuração sempre que se quiser usar.

São as "cenas" que julgo que parecem mais do que são na realidade e que estão a gerar entropia no entendimento das funcionalidades. Já me tinha lembrado de usar o telegram para inserir SOC mas por muito que pense em esquemas é tal e qual o que dizes... um hack mal resolvido.... com complexidade acrescida para mim e para o utilizador.
Chego à conclusão que é impossivel de replicar o temporizador da nissan no EVSE com a possibilidade de carregar até 80%. O melhor que se consegue é mesmo o que ja está implementado.

Posso fazer os modos exclusivos, se se configuram cenas não há temporizadores e vice-versa, prevalece o ultimo que é configurado. Se calhar fica mais transparente.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 07 mar 2019, 00:19

Apr Escreveu:
05 mar 2019, 23:18
Não sei que vantagens ves nesse protocolo, eu nem conhecia e das pesquisas que fiz fiquei um bocado na mesma...
Porquê outro protocolo aberto de im quando já existe o IRC, certo? Essa sempre foi a crítica ao Jabber. O Jabber introduziu algumas coisas mais modernas, mensagens em XML, transferência de ficheiros, lida com a questão do utilizador estar online em vários PCs ao mesmo tempo e mandar mensagens de si para si... Algumas dessas coisas todos os serviços de IM hoje em dia têm. É um protocol extensível, há extensões (XEPs) para videoconferência, por exemplo.

O XMPP é, tal como o IRC, um protocolo federado. Qualquer pessoa monta um servidor de XMPP, tal como IRC, e liga-o à rede mundial. Eu registo-me como migle@xmpp.guru e troco mensagens com um tipo registado noutro servidor qualquer, tal como acontece com o email. Na realidade, tenho um servidor de XMPP no meu domínio.
Nesse aspecto, distingue-se dos serviços de IM, que funcionam como um parque daqueles para os bebés: os utilizadores só podem falar com outros utilizadores dentro do mesmo parque.

Há um cliente de XMPP instalado em todos os Macs, o Mensagens (antigamente iChat). O Mac server tem servidor de chat, mas acima de tudo, o iChat permite conversar com outras pessoas na mesma LAN sem qualquer servidor. As pessoas encontram-se por mDNS. É o XMPP em modo sem-servidor (XEP-0174). É de certeza a maneira de usar IM com maior eficiência energética, ideal para uma empresa, em que muitas vezes trocamos mensagens só para enviar um link, copy&paste através de PCs. No Linux, o Empathy do Gnome também liga em modo serverless, numa faculdade começamos logo a ver as pessoas.

Com esse background, pegaram nele para fazer o AIM (da America On Line) e depois o Google Talk. Uma das vantagens era que se podia usar em qualquer dispositivo, com qualquer cliente Jabber, porque já existiam em todas as plataformas. Uma empresa que fosse cliente do Google Apps (domínios) podia usar IDs no seu domínio (joao@exemplo.com a trocar IM com joaquim@gmail.com), bastava criar registos SRV no domínio da empresa.

Depois o Facebook também pegou no XMPP para o seu Messenger. Ainda se pode trocar mensagens no Facebook com qualquer cliente XMPP. Porém, o servidor do Facebook não é federado, por isso um utilizador do Facebook só pode trocar IM com utilizadores do Facebook (um parque...). Essa tornou-se a tendência, depois o Google deixou cair o Google Talk pelo Hangouts (XMPP não federado), o Google Talk continuou a existir, mas não suportava o nível de encriptação que se tornou padrão após 2014, então acontece que os servidores classificados como A em segurança não permitem ligações com os servidores do Google Talk...

O WhatsApp também pegou no XMPP, mas nunca foi possível falar pelo WhatsApp com um cliente XMPP arbitrário. Por ser uma aplicação de telemóvel, havia dois problemas a resolver: usar o número de telemóvel como ID e como conseguir uma notificação instantânea sem ter uma ligação TCP aberta e a impedir o telemóvel de entrar em sono profundo. A notificação utiliza mecanismos específicos do Google e da Apple.

Entretanto, o XMPP continua sempre a evoluir, adoptou mecanismos de notificação modernos, amigos das baterias dos telemóveis, etc, segurança ponto-a-ponto ao nível do Signal (passou por muitas vezes, havia o modo OTR, havia chaves PGP e agora é o OMEMO), quando se usam clientes modernos, como o ChatSecure ou o Conversations.

O XMPP está em todo o lado quando se fala em IM moderno do séc. XXI, pós IRC... Claro, que os duros continuam com o IRC, por causa do XML consegue-se lidar com 10 vezes mais mensagens por unidade de tempo em IRC do que em XMPP no mesmo hardware...

Quando quero ser avisado se alguma coisa acontece num PC, basta-me usar um script de python, como o sendxmpp para me enviar uma mensagem. Não é preciso uma API e um BLOB como acontece com o Telegram (e que eu nunca conseguiria ter num servidor).

Mas eu não quero teimar. Não vale a pena inventar requisitos. Se o Telegram serve, então serve.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 07 mar 2019, 00:21

Apr Escreveu:
07 mar 2019, 00:06
Chego à conclusão que é impossivel de replicar o temporizador da nissan no EVSE com a possibilidade de carregar até 80%.
Sem acesso ao carro, não é.

De resto, faz-me lembrar aquilo que acontece com o Gnome: sempre que sai uma nova grande versão removem funcionalidades.... para ficar apenas o que é essencial... Quem gosta de perder tempo a configurar tudo a seu gosto, usa o KDE.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 07 mar 2019, 00:26

migle Escreveu:
07 mar 2019, 00:19
Se o Telegram serve, então serve.

exato! :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 10 mar 2019, 10:42

Bem, como as cenas não servem para muito da maneira que estavam feitas, refiz da seguinte forma:

Imagem

definem-se dois periodos: Tempo e SOC
Tempo: pode ser qualquer horario, das 00:00 - 07:00 é o meu bi-horario semanal, mas pode ser por exemplo das 22h00 - 08h00
SOC + amperes: : resulta noutro periodo de tempo que tem que ser menor ou igual que o horario do tempo definido acima.

O que vai acontecer: vai ser calculada a janela temporal necessária para carregar 40% de uma bateria de um leaf 24kWh a 20A, que é pouco mais de 1 hora ( efetivamente a grande vantegem do Leaf 24kWh em detrimento do tesla model3 long range do mjr :mrgreen: :mrgreen: ).

Como há 7 horas de tempo para carregar estes 40% posso ainda escolher se quero que a carga seja feita logo no inicio às 00:00 ou se quero que a carga termine no fim do periodo, às 07:00, e para isso está lá o pisco do"snap to end" que seleciona esta ultima opção.

No caso de queremos colocar o SOC real do carro no final do dia, podemos introduzir o valor na pagina principal do EVSE que o recalculo dos tempos é feito automaticamente para a carga e desconfigurado no final da sessão de carregamento. Assim se nada for dito garante-se 40% de energia no carro todos os dias a terminar a uma determinada hora.

ontem ajustei o SOC real do carro (48%) e as coisas funcionaram bem:

Imagem

O carro começou às 05:54, terminou às 07:00. Fui lá ver há pouco e o quadrante que marcava 82%

Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: EVSE inteligente

Mensagem por garzak » 11 mar 2019, 12:36

A mim parece-me bem!
Penso que assim estará mais intuitivo.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 11 mar 2019, 22:12

Foi o gazark que elaborou o retrato do BOT. Está um retrato magnifico e com muito significado implicito que se vai revelando lentamente à medida que se olha fixamente para ele...

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”