EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 19 abr 2018, 22:42

Malta, quero partilhar convosco mais um passo para tentar massificar a adoção de EVSE's inteligentes:

Neste momento o meu cenário consiste apenas nos seguintes componentes:


- 1 EVSE OpenEVSE - O OpenEVSE está disponivel para comprar na Europa ou quem quiser umas copias baratas que fiz e que estou a usar atualmente para desenvolver, estão nos classificados.

- 1 eNode (C/ direção de corrente se houver paineis solares) com firmware especial - este medidor é praticamente de graça para quem quiser fazer (https://github.com/apreb/eNode). A versão de firmware especial do eNode é gratuita para todos os users registados do fórum e que participem na divulgação destes medidores com questões, criticas, dúvidas, problemas e sugestões.

- 1 adaptador WiFi para o OpenEVSE - Este adaptador é basicamente um ESP8266 que dá acesso remoto ao EVSE e permite comunicar com as medições de energia do eNode. Opcionalmente permite ligar um botão e um LED RGB para construir um EVSE portátil e permite ligar um medidor de energia dedicado (um PZEM) para recolher estatisticas e permtir temporizar cargas com base em varias grandezas.

Este último item está dependente de mim, mas vai estar disponivel para os DYI'ers muito brevemente!


Agora queria mostrar-vos a capacidade de ajuste em tempo real da energia de carga que fiz numa instalação fotovoltaica a que tenho acesso: Para quem não conhece os gráficos seguintes são retirados do Emoncms onde se pode ver a amarelo a produção solar do local e a azul o consumo da instalação. Os consumos da casa podem ser vistos parcialmente quando o veiculo não está à carga e assim que o VE começa a carregar, o EVSE tenta ajustar a potenca de forma a que apenas use energia solar.

Imagem

O pico marcado como slow start deriva do atraso que o carro provoca desde que se inicia a carga. No meu Leaf observo um atraso de até 40 segundos. Ou seja, dou a ordem de carga e o EVSE é programado automaticamente para os 6A, ao receber as medições do consumo verifico que tenho que compensar X amperes para nao injetar e o EVSE reporta 6+X ao carro. Como o carro não esta a carregar ainda, ao receber mais uma medição de energia, as contas revelam que é preciso compensar com mais Y amperes, logo o EVSE vai reportar 6+X+Y e assim sucessivamente. Em muito menos de 40 segundos tenho o EVSE no maximo e o carro a arrancar a carga a toda a velocidade. Este comportamento está corrigido, pelo menos para o Leaf.
Se se alterarem os amperes manualmente o algoritmo reconverge em duas iterações como se pode observar no pico do lado direito.
Outro problema foi a necessidade de fazer um ajuste fino quando a diferença de energia é muito baixa para o EVSE não estar constantemente a saltar entre consumo e injeção. Acho o resultado bastante satisfatório, e não compromete em dias com produções menos estáveis, como se pode ver na imagem seguinte:


Imagem




Em termos de desperdicio, no pior cenário apresentado, 97% de toda a energia solar produzida vai efetivamente para o carro e casa! Se fizer zoom ao periodo de carga neste último exemplo (tirando a parte final da carga) observa-se um desperdicio de 3% de energia injetada para a rede.

Em termos de consumos adicionais, a energia consumida da rede também é residual e varia entre 1% e 3% nos exemplos dados. Quanto maior o parque fotovoltaico instalado mais facil é para o algoritmo ajustar-se à prdução a importar o minimo de energia da rede!


À medida que for testando os variados componentes de ajuste automatico vou reportando aqui. A seguir reportarei o comportamento no limite das potencias contratadas, onde o EVSE se ajusta automaticamente para carregar o mais rapidamente possivel sem disparar a proteção de limite de potência do operador de energia.
Última edição por Apr em 11 jun 2018, 21:40, editado 1 vez no total.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por jasmim » 20 abr 2018, 00:04

Muito bom! Também quero! :)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: EVSE inteligente

Mensagem por NunoLopes » 20 abr 2018, 08:40

Mais um interessado @Apr, tenho aqui um Simple EVSE 1.1 para fazer um EVSE portátil, para substituir o sabonete da avo.

Mas preciso de um OpenEVSE para a minha Wallbox a ficar em casa, já instalei o FW do emomcms num cartão SD para o RPi 2 que tenho aqui em casa.

Tenho também encomendado uns PZEM-004 e uns NodeMCU ESP8266 para medir os consumos em casa, como o OpenEnergy.

@Apr, as placas são estas aqui á venda - viewtopic.php?f=52&t=7109https://www.ni ... =52&t=7109
Última edição por NunoLopes em 20 abr 2018, 11:09, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: EVSE inteligente

Mensagem por pedromgs » 20 abr 2018, 08:48

So tenho pena de viver num apartamento
Nissan Leaf 03/2017

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 20 abr 2018, 09:17

Parabéns, está a ficar cheio de bom aspecto :clap:
Apr Escreveu:- 1 EVSE OpenEVSE - O OpenEVSE está disponivel para comprar na Europa ou quem quiser umas copias baratas que fiz e que estou a usar atualmente para desenvolver, estão nos classificados.
Fica aqui a recomendação as placas que o Apr tem à venda, tenho uma, estou praticamente a acabar o EVSE com ela :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Erbium » 20 abr 2018, 09:43

Mais um excelente trabalho APR :clap: :clap: :clap:
pedromgs Escreveu:So tenho pena de viver num apartamento
Eu vivo num apartamento, só o que tenho pena é só ter 2 paineis solares... 8-)

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: EVSE inteligente

Mensagem por mafgod » 20 abr 2018, 10:31

Muito bom. Gostei.

Qual o comportamento com os contadores inteligentes?
Aqueles que não dão praticamente nenhuma folga à potência contratada?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 20 abr 2018, 19:06

NunoLopes Escreveu:Mais um interessado @Apr, tenho aqui um Simple EVSE 1.1 para fazer um EVSE portátil, para substituir o sabonete da avo.
O Simple EVSE é o maior engano na historia dos EVSE's. Onde ele é bom é dentro casa onde as proteções já estão garantidas e não chove em cima da ficha. Na rua onde é critico ter proteção e isolamento o SimpleEVSE é muito mau, porque é preciso adicionar muitos componentes que o vão fazer muito maior e até mais caro do que outras alternativas. Usá-lo sem essas proteções em tomadas desconhecidas e principalmente dentro da ficha J1772 na rua onde pode apanhar àgua é na minha opinião um comportamento no mínimo NEGLIGENTE.

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: EVSE inteligente

Mensagem por NunoLopes » 20 abr 2018, 19:50

Apr Escreveu:
NunoLopes Escreveu:Mais um interessado @Apr, tenho aqui um Simple EVSE 1.1 para fazer um EVSE portátil, para substituir o sabonete da avo.
O Simple EVSE é o maior engano na historia dos EVSE's. Onde ele é bom é dentro casa onde as proteções já estão garantidas e não chove em cima da ficha. Na rua onde é critico ter proteção e isolamento o SimpleEVSE é muito mau, porque é preciso adicionar muitos componentes que o vão fazer muito maior e até mais caro do que outras alternativas. Usá-lo sem essas proteções em tomadas desconhecidas e principalmente dentro da ficha J1772 na rua onde pode apanhar àgua é na minha opinião um comportamento no mínimo NEGLIGENTE.
@Apr, como eu não penso em usar muitas vezes o EVSE portátil, visto que os meus carregamentos são feitos em postos da Mobi.E 99% e em casa, onde aqui vou instalar uma Wallbox feita com uma placa das tuas com NodeMCU e PZEM-004t, para as vezes que não conseguir carregar na Mobi.E, por isso o EVSE portátil feito com o Simple EVSE será só mesmo para um desenrasque onde não exista Mobi.E e esteja longe de casa.

O @Erbium tem feito EVSE portátil com o Simple EVSE versão normal e penso que nunca teve problemas fora de casa.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 21 abr 2018, 01:22

NunoLopes Escreveu: o EVSE portátil feito com o Simple EVSE será só mesmo para um desenrasque onde não exista Mobi.E e esteja longe de casa.
Isso nao faz sentido, por muito raras que sejam essas situações, são as que exigem um EVSE minimamente bem feito. Se estas a pensar em fazer um parecido ao do Eribrum estás no bom caminho, ele escolheu materiais de boa qualidade e obviamente ficou bastante maior do que costuma ser o tipico Simple EVSE portátil com tudo dentro da ficha J1772.
mafgod Escreveu: Qual o comportamento com os contadores inteligentes?
Aqueles que não dão praticamente nenhuma folga à potência contratada?
Não faço ideia mas mais cedo ou mais tarde o meu deve ser substituido e ai já vou poder verificar como funciona. Sou um utilizador intensivo da carga máxima em horas criticas. Tenho utilizado com bastante tranquilidade já há uns anos e tirando uns ajustes no inicio nunca disparou o quadro por excesso de carga. Em dias de necessidade consigo chegar a casa com pouca carga e carregar praticamente ao máximo enquanto janto e organizo o fim de dia.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”