EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
lifao
Mensagens: 126
Registado: 07 dez 2017, 14:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: EVSE inteligente

Mensagem por lifao » 02 abr 2022, 13:31

Alguém conseguiu integrar o EVSE do APR no home assistant?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE inteligente

Mensagem por BrunoAlves » 02 abr 2022, 16:01

Eu tenho "mais ou menos" integrado, mas apenas a parte do medidor e via emoncms. O controlo não.
Recordo-me de alguns membros terem feito integrações via nodered se não me falha a memória.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 03 abr 2022, 01:29

baphomett Escreveu:
31 mar 2022, 11:47
Faz todo o sentido! Acho que a implementação tem tanto de simples e fácil de compreender mas ao mesmo tempo com o que pretendemos que faça.
Para o EVSE ter acesso ao SOC da powerwall como é que propões fazer essa comunicação? MQTT?
ou então automático, se a potencia DC da bateria estacionaria for enviada ao EVSE. Neste caso automático o EVSE pode otimizar a corrente de carregamento de forma a que a bateria estacionária continue a carregar lentamente os restos do sol, impedindo que a bateria estacionária seja descarregada.
Não percebi a parte dos amperes de carga automáticos. Imaginando que a powerwall atinge o Min soc+buffer, e os painéis estão a produzir p.ex. 10A, o EVSE vai iniciar a carga com quanto? Como é que vai saber qual é a produção PV, sendo que esta está a ser injectada na powerwall e não enviada para a rede; é preciso instalar outro clamp para medir a produção PV?

O EVSE não sabe com que carga deve começar, saber que os paineis estao a produzir 10A tambem nao ajuda muito. O que interessa é que a potencia de carga do EV não obrigue a consumir da rede, que é possivel de fazer com o sistema atual. Dos teste que fiz hoje a potencia DC também nao ajuda grande coisa. Talvez seja possivel fazer isto apenas com o SOC da bateria.

Em relação à comunicação do SOC, o EVSE escuta um topico dedicado por MQTT, quando tiver isto afinado partilho os detalhes.

Ja tenho a primeira versão desta funcionalidade e amanha vou ver como se comporta.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 03 abr 2022, 21:26

Hoje observei o comportamento do EVSE a gerir-se pelo SOC da powerwall, mas tive que abortar a meio da tarde porque ja não tinha mais bateria de VE disponivel para guardar tanta energia! Só problemas bons!!

- Ontem configurei o Soc minimo = 50% e buffer = 10%.
- Hoje às 9h30 o EVSE arrancou automaticamente e passou a ficar em standby, isto é esperado porque nao ha nem consumo nem injecao na rede.
- Pelas 11h30, quando bateria da powerwall ultrapassou os 60% o EVSE deu ordem para o carro iniciar a carga a 18A (valor fixo).
- Com o consumo do momento + 18A do carro, o consumo global disparou para os 9kW, o inversor debitou tudo o que tinha para dar, 6kW, e a rede 3kW.
- Tive que variar manualmente os amperes de carga para evitar ter que consumir da rede... :doh:
- Baixando o EVSE para o minimo, 6A, a Powerwall continua a carregar a um ritmo acelerado, e o SOC vai aumentando
- Aumentando a carga do EVSE aumenta o risco de carregar da rede.

Aqui fica um gráfico com o panorama geral:
Imagem

Para controlar este cenário como deve de ser é preciso de saber os limites do inversor e que quantidade este está a debitar para saber quanto o EV pode carregar. Não estou a ver outra maneira.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 03 abr 2022, 21:50

Imagem


é assim que envio os dados ao EVSE

Código: Selecionar todos

topic:  apr/evse/garagem/to/battery
message: 
{ 
  "SOC":50.9,
  "Pac":1122,
  "Pmax":6000
}

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 05 abr 2022, 19:44

Enquanto vou pensando nos problemas expostos atrás, o EVSE vai funcionando com o algoritmo atual, e não é que hoje até se portou bastante bem?


Imagem

O SOC da powerwall que é a linha azul com escala à esquerda, sempre que chega aos 60% o EVSE manda carregar, e quando chega aos 50% manda parar. A primeira pausa fui eu que desliguei a ficha e usei o carro, quando voltei tornei a por a ficha, nada mais.

O EVSE funcionou totalmente autonomo! Aqueles 4 periodos de carregmento, a verde com escala à direita, totalizam 15kWh!

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Erbium » 06 abr 2022, 13:27

Muito bom! :clap: :clap:

lifao
Mensagens: 126
Registado: 07 dez 2017, 14:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: EVSE inteligente

Mensagem por lifao » 07 abr 2022, 00:47

BrunoAlves Escreveu:
02 abr 2022, 16:01
Eu tenho "mais ou menos" integrado, mas apenas a parte do medidor e via emoncms. O controlo não.
Recordo-me de alguns membros terem feito integrações via nodered se não me falha a memória.
Não te recordas quem eram?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 07 abr 2022, 22:42

Apr Escreveu:
03 abr 2022, 21:26
- Tive que variar manualmente os amperes de carga para evitar ter que consumir da rede... :doh:
Já está resolvido, agora já carrega o EV de dia, cumprindo os SOC da powerwall, sem ir à rede e sem intervenção humana.


Par que funcione tem que se dar ao EVSE os dados por MQTT que escrevi aqui, com uma pequena alteração:
Apr Escreveu:
03 abr 2022, 21:50

é assim que envio os dados ao EVSE

Código: Selecionar todos

topic:  apr/evse/garagem/to/battery
message: 
{ 
  "SOC":50.9,
  "Pac":1122,
  "Pmax":6000
}

Código: Selecionar todos

"SOC":43.1  # State of Charge da Powerwall
"Pav":4323  # Available power =  Pmax - Pac como definido em cima
O Pav é opcional, o algoritmo funciona só com o SOC.


Se estiver tudo OK lanço o update OTA no fim de semana.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 07 abr 2022, 22:47

lifao Escreveu:
07 abr 2022, 00:47
BrunoAlves Escreveu:
02 abr 2022, 16:01
Eu tenho "mais ou menos" integrado, mas apenas a parte do medidor e via emoncms. O controlo não.
Recordo-me de alguns membros terem feito integrações via nodered se não me falha a memória.
Não te recordas quem eram?
Eu tenho aqui algures HA + widgets para o telemovel. Não me recordo de ver mais ninguem a partilhar integração HA - EVSE inteligente.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”