Openenergymonitor

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Apr » 30 jul 2017, 01:57

Tenta este firmware.

Se não der compra um nodeMCU ou um weemos, são 3 euros...

nfreitas
Mensagens: 26
Registado: 19 mai 2017, 14:30

Re: Openenergymonitor

Mensagem por nfreitas » 31 jul 2017, 16:36

Imagem

Ainda só tenho dois PZEM ligados.
Perguntas:
  • PFa é calculada ou medida pelo PZEM?
    Não devia haver PFb?
Obrigado

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Apr » 31 jul 2017, 21:42

nfreitas Escreveu: Perguntas:
  • PFa é calculada ou medida pelo PZEM?
    Não devia haver PFb?
Obrigado
PFa é calculada após recolha de dados do PZEM. Na versão seguinte do eNode já não é enviado, consegue-se obter o mesmo no emoncms fazendo Pa / (Va x Aa). Esse valor não é muito fidedigno porque não é possivel obter as grandezas todas ao mesmo tempo.



Ontem coloquei um eNode destes a medir o meu sistema fotovoltaico para analisar as diferenças entre o eNode e um inversor Aurora PVI.

[img]https://lh3.googleusercontent.com/iVlva ... 90-h445-no[/img]

Amarelo torrado - potencia recolhida diretamente do ABB através da sua porta de comunicação
Azul - eNode com um PZEM e com direção de corrente.

No inicio e no fim de cada dia há um periodo curto em que o inversor consome energia da rede :-)


[img]https://lh3.googleusercontent.com/sRuPQ ... 470-h88-no[/img]

Da esquerda para a direita:
1- energia lida diretamente do inversor
2- energia "derivada" das amostragens a cada 10 segundos da potencia do inversor (dado pelo inversor)
3- energia "derivada" do eNode

Nada mau vindo de um PZEM de 6€ !!


[edit] corrigi o calculo do fator de potencia

nfreitas
Mensagens: 26
Registado: 19 mai 2017, 14:30

Re: Openenergymonitor

Mensagem por nfreitas » 04 ago 2017, 16:41

Imagem

Assim já está com bom aspeto e já fico com a noção "real" das leituras e respetivos consumos e poupanças.

13,9kWh durante esta última semana x 0,22€/kWh dá cerca de 3€ de poupança.
Se fosse assim todas as semanas, o sistema ficava pago em cerca de 4,5 anos.

fabiosilva
Mensagens: 7
Registado: 03 ago 2017, 13:41
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Openenergymonitor

Mensagem por fabiosilva » 04 ago 2017, 19:46

Boa tarde,

Após uma leitura atenta aos post's sobre este assunto, pretendo "construir" um medidor de consumos (energia trifásico), sem necessidade de sensores de temperatura ou verificar o sentido da corrente. Apenas registar directamente os consumos da casa na plataforma emoncms (não necessito de um servidor interno em RPI).

Ora, no meio de alguma já considerável informação, confesso que fiquei um pouco confuso e não sei por onde começar para montar o medidor.

E outra dúvida que tenho é se existe alguma forma de ligar os sensores directamente ao quadro sem utilizar aquelas "abraçadeiras" à volta do fio.

Muito obrigado a todos pela ajuda e aconselhamento que me possam dar.
Fábio

nfreitas
Mensagens: 26
Registado: 19 mai 2017, 14:30

Re: Openenergymonitor

Mensagem por nfreitas » 04 ago 2017, 22:41

fabiosilva Escreveu:Ora, no meio de alguma já considerável informação, confesso que fiquei um pouco confuso e não sei por onde começar para montar o medidor.
Começar por encomendar o material! ;)
fabiosilva Escreveu: E outra dúvida que tenho é se existe alguma forma de ligar os sensores directamente ao quadro sem utilizar aquelas "abraçadeiras" à volta do fio.
Este senhor só descobriu coisas para nos tramar - https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Fa ... umann-Lenz ;)

fabiosilva
Mensagens: 7
Registado: 03 ago 2017, 13:41
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Openenergymonitor

Mensagem por fabiosilva » 05 ago 2017, 11:02

Obrigado nfreitas! ;-)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Apr » 05 ago 2017, 17:20

Olá Fábio,dá uma vista de olhos aqui: https://github.com/apreb/eNode

Está lá um esquema de ligações e uma lista básica de componentes necessários para montar o HW e fazer upload do firmware.
fabiosilva Escreveu: E outra dúvida que tenho é se existe alguma forma de ligar os sensores directamente ao quadro sem utilizar aquelas "abraçadeiras" à volta do fio.
Fábio
As "abraçadeiras" à volta do fio são pequenos tranformadores de corrente (CT) que geram uma corrente aos seus terminais que é proporcional à corrente do fio onde estão ligados. É uma forma de medir a corrente com a grande vantagem de não interromper nada na instalação.
Outros métodos como por exemplo um "shunt" são bastante mais precisos no entanto necessitam de mais espaço fisico e necessitam de estar em série no circuito o que obriga a escolher componentes de qualidade e aumenta muito a complexidade da instalação.

Qualquer duvida vai perguntando.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Apr » 05 ago 2017, 17:22

nfreitas Escreveu:Imagem

Assim já está com bom aspeto e já fico com a noção "real" das leituras e respetivos consumos e poupanças.

13,9kWh durante esta última semana x 0,22€/kWh dá cerca de 3€ de poupança.
Se fosse assim todas as semanas, o sistema ficava pago em cerca de 4,5 anos.

Tá impecável, fico muito contente por teres conseguido!

fabiosilva
Mensagens: 7
Registado: 03 ago 2017, 13:41
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Openenergymonitor

Mensagem por fabiosilva » 05 ago 2017, 19:38

Apr,
Vou estudar ao máximo o conteúdo do link.

Segundo vejo, deverei basear-me logo no 1º esquema mas ignorar os sensores de temperatura DS18B20 e o "hack" da direcção da corrente.

Uma situação que ainda me levantam dúvidas é a nível da alimentação 5v: é necessária alguma modificação nos PZEM'S? Eles são alimentados pelo módulo ESP?

Quanto ao CT, depois da sua explicação, percebo que realmente sejam a melhor opção. Sem complicações desnecessárias...

Muito obrigado. :-)

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”