EVSE Colaborativo

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 20 jun 2017, 14:07

Já me ligaram da EDP Distribuição para fazer a troca de contador amanhã. Em breve já vou saber qual a tolerância de potência.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1264
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por mafgod » 20 jun 2017, 14:19

Mas, para isso, é preciso que eles alterem/retirem o disjuntor que tens dentro de casa, certo?
Porque se não o alterarem/removerem, quem vai limitar a potência continua a ser o disjuntor e não o contador.

Eles quando vieram à minha casa mudar o contador, só o mudaram, nem entraram em casa (o contador está no muro no lado exterior da casa), ou seja, quem continua a limitar-me a potência é o disjuntor.

Na volta, tenho de os melgar para eles virem a minha casa para retirarem o disjuntor :mrgreen:

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por BVG » 20 jun 2017, 14:31

mafgod Escreveu:Mas, para isso, é preciso que eles alterem/retirem o disjuntor que tens dentro de casa, certo?
Porque se não o alterarem/removerem, quem vai limitar a potência continua a ser o disjuntor e não o contador.

Eles quando vieram à minha casa mudar o contador, só o mudaram, nem entraram em casa (o contador está no muro no lado exterior da casa), ou seja, quem continua a limitar-me a potência é o disjuntor.

Na volta, tenho de os melgar para eles virem a minha casa para retirarem o disjuntor :mrgreen:
Quando trocaram o meu contador para um inteligente, colocaram o disjuntor principal que se encontra dentro de casa no maximo (30A, se não estou em erro). Ficando o de fora a controlar a potência contratada.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Erbium » 20 jun 2017, 15:41

mafgod Escreveu:Mas, para isso, é preciso que eles alterem/retirem o disjuntor que tens dentro de casa, certo?
Porque se não o alterarem/removerem, quem vai limitar a potência continua a ser o disjuntor e não o contador.

Eles quando vieram à minha casa mudar o contador, só o mudaram, nem entraram em casa (o contador está no muro no lado exterior da casa), ou seja, quem continua a limitar-me a potência é o disjuntor.

Na volta, tenho de os melgar para eles virem a minha casa para retirarem o disjuntor :mrgreen:
Mas a instalação em casa, salvo erro, não é da responsabilidade da EDP! Que disjuntor tens?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1264
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por mafgod » 20 jun 2017, 15:44

Os "normais" que colocam na caixa com os outros disjuntores do vários circuitos elétricos.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Erbium » 20 jun 2017, 15:47

Sim mas se for uma instalação elétrica "recente" provavelmente está preparada para 30A e não terás problemas/necessidade de fazer alterações a menos que contrates mais que os 6.9kVa...
Quando perguntei era para saber o valor do disjuntor...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1264
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por mafgod » 20 jun 2017, 15:53

25A monofásico, 5,75kVA
A casa é recente e certificada para até 45A monofásica.

Provavelmente, se pedir um aumento de potência, além de alterarem no contador inteligente, terão também de ir dentro de casa para configurarem o disjuntor.... senão, fico na mesma :-)

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Erbium » 20 jun 2017, 16:14

mafgod Escreveu:25A monofásico, 5,75kVA
A casa é recente e certificada para até 45A monofásica.

Provavelmente, se pedir um aumento de potência, além de alterarem no contador inteligente, terão também de ir dentro de casa para configurarem o disjuntor.... senão, fico na mesma :-)
Se está certificada para 45A o disjuntor permite essa potência (45A), se vais aumentar para 25A não é preciso fazer nada!
Os disjuntores não se "configuram" são feitos para cortar corrente acima da potência que foram desenhados, se é de 45A só dispara acima de 45A, ao contratares 25A quem vai "disparar" é o contador...
Tira uma foto do quadro e mete aqui que já se confirma o que tens...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1264
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por mafgod » 20 jun 2017, 16:24

Explicando melhor...

Tenho contratado 25A desde há anos, logo o meu disjuntor/diferencial dentro de casa está configurado para 25A.
E, se ultrapassar essa amperagem, fico às escuras enquanto não rearmar o dito disjuntor/diferencial.

Como tenho autoconsumo, vieram mudar o contador, que está no muro exterior à casa, para um inteligente, mantendo o disjuntor/diferencial tal como está dentro de casa.
Tudo ok, tenho o disjuntor/diferencial e o contador, em princípio, ambos configurados para 25A.

Se pedir um aumento de potência e não me alterarem o disjuntor/diferencial, ao consumir um pouco mais por breves períodos, quem me vai cortar a alimentação será, como era, o disjuntor/diferencial e não o contador inteligente.

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por BVG » 20 jun 2017, 16:28

mafgod Escreveu:Explicando melhor...

Tenho contratado 25A desde há anos, logo o meu disjuntor/diferencial dentro de casa está configurado para 25A.
E, se ultrapassar essa amperagem, fico às escuras enquanto não rearmar o dito disjuntor/diferencial.

Como tenho autoconsumo, vieram mudar o contador, que está no muro exterior à casa, para um inteligente, mantendo o disjuntor/diferencial tal como está dentro de casa.
Tudo ok, tenho o disjuntor/diferencial e o contador, em princípio, ambos configurados para 25A.

Se pedir um aumento de potência e não me alterarem o disjuntor/diferencial, ao consumir um pouco mais por breves períodos, quem me vai cortar a alimentação será, como era, o disjuntor/diferencial e não o contador inteligente.
O disjuntor que tens dentro de casa, está neste momento a 25A, correcto?
Esse disjuntor está lacrado? Isto é, consegues alterar a intensidade?
O meu não ficou lacrado, e colocaram-no logo no máximo, 30A.
Verifica se consegues alterar a intensidade.
Vou tirar uma foto do meu.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”