EVSE Colaborativo

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por oops » 01 jun 2017, 16:40

Li algures que se desligarmos o disjuntor geral de dentro de casa e esperarmos uns momentos o contador rearma sozinho. É assim?

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por BVG » 01 jun 2017, 16:45

oops Escreveu:Li algures que se desligarmos o disjuntor geral de dentro de casa e esperarmos uns momentos o contador rearma sozinho. É assim?
Nunca ouvi tal coisa. Penso que não seja verídico.
Alguém confirma?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 01 jun 2017, 17:43

BVG Escreveu:
oops Escreveu:Li algures que se desligarmos o disjuntor geral de dentro de casa e esperarmos uns momentos o contador rearma sozinho. É assim?
Nunca ouvi tal coisa. Penso que não seja verídico.
Alguém confirma?
A Certiel publicou isto no facebook:
Capturar.PNG
Capturar.PNG (28.16 KiB) Visto 4994 vezes

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por oops » 01 jun 2017, 17:56

Ainda bem que se confirma a situação de poder rearmar o contador à distância.
Agora só falta colocar esta função nos diferencias auto-rearmáveis que existem no mercado.
Quando o diferencial detectasse a falta de energia disparava e voltava a armar passados os 3 segundos ou quando detectasse que a energia tinha voltado.
Assim já podia sair de casa descansado :)

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por BVG » 01 jun 2017, 18:14

RJSC Escreveu: A Certiel publicou isto no facebook:
Capturar.PNG
A ver se me lembro disso da próxima vez que acontecer.
Quando me trocaram o contador, não me passaram essa informação. Enfim...

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 01 jun 2017, 19:34

BVG Escreveu: Quando me trocaram o contador, não me passaram essa informação. Enfim...
Agora os piquetes enviados são todos sub-contratados pela EDP Distribuição à empresa que fizer mais barato e por consequência, são todos mal pagos.
Assim os que realmente percebem alguma coisa assim que podem deixam essa vida e só ficam os que não têm curiosidade e assim que está a energia ligada para eles está o serviço feito.
Uma vez tive uma quebra de energia por falha de neutro do lado da rua e o piquete nem sequer sabia diagnosticar, tive que lhe explicar o que fazer. Ele encostava o busca-pólos e tinha luz, para ele estava tudo bem e eu "tinha que ter luz em casa e ponto final"... :roll: Nem sabia que a corrente da fase precisa de retornar pelo neutro.

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por BVG » 01 jun 2017, 20:00

RJSC Escreveu:
BVG Escreveu: Quando me trocaram o contador, não me passaram essa informação. Enfim...
Agora os piquetes enviados são todos sub-contratados pela EDP Distribuição à empresa que fizer mais barato e por consequência, são todos mal pagos.
Assim os que realmente percebem alguma coisa assim que podem deixam essa vida e só ficam os que não têm curiosidade e assim que está a energia ligada para eles está o serviço feito.
Uma vez tive uma quebra de energia por falha de neutro do lado da rua e o piquete nem sequer sabia diagnosticar, tive que lhe explicar o que fazer. Ele encostava o busca-pólos e tinha luz, para ele estava tudo bem e eu "tinha que ter luz em casa e ponto final"... :roll: Nem sabia que a corrente da fase precisa de retornar pelo neutro.
Ui :shock:

zontor
Mensagens: 34
Registado: 10 abr 2017, 23:10
Data de fabrico: 13 jun 2016
Capacidade bateria: 45,8 Ah
Localização: Tomar

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por zontor » 01 jun 2017, 21:53

BVG Escreveu:
RJSC Escreveu: A Certiel publicou isto no facebook:
Capturar.PNG
A ver se me lembro disso da próxima vez que acontecer.
Quando me trocaram o contador, não me passaram essa informação. Enfim...
No folheto do meu contador vem lá escrito as duas opções e para consultar manual detalhado no site da edp, mas não existe lá o meu contador (ZIV) mandei email a pedir mandaram-me o folheto por email... efim :)
DB C-Zero 2016/06 desde 19/05/2017

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 01 jun 2017, 22:17

Portanto uma instalação de 15A pode dar 30A durante 5 minutos. se subdividirmos a hora dá 12 periodos de 5 minutos. Assumindo 4:30 a 30A e 30 segundos 16A consegue-se sacar 54 minutos a 30A e 6 minutos a 16A que corresponde a 28,6Ah = 6,5 kWh por hora

Para o EVSE colaborativo é trivial fazer um exercicio desses, a unica coisa que não tenho a certeza é o impacto no carregador programar 12 alterações de piloto / hora de forma sistemática em todas as cargas.

Obviamente que nada disto virá pré programado, nem seria razoável numa instalação com outras cargas partilhadas.

É caso para rematar com a célebre frase:

" With great EVSE Colaborativo comes great responsability" :mrgreen:

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 02 jun 2017, 13:53

O carregador deve vir preparado para aceitar variações contínuas no piloto / corrente de carga para que seja controlável com smart-grids.
O meu Leaf só tem carregador de 3.3kW, mas já fiz a comunicação do meu auto-consumo fotovoltaico para ver se me mudam o contador para um "inteligente".

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”