EVSE Colaborativo

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por jfr2006 » 01 jun 2017, 12:00

Os relés do quadro só actuam de forma rápida em caso de curto-circuito. Em caso de sobrecarga, a bi-lamina que os faz actuar funciona por base em aquecimento, sendo que ainda demora bastante a aquecer. Daí que não existe esse risco.

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por BVG » 01 jun 2017, 12:09

jfr2006 Escreveu:Os relés do quadro só actuam de forma rápida em caso de curto-circuito. Em caso de sobrecarga, a bi-lamina que os faz actuar funciona por base em aquecimento, sendo que ainda demora bastante a aquecer. Daí que não existe esse risco.
Ok, está explicado :)
Então estou a ver que o projecto é mais que viável ;)

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por FullElectric » 01 jun 2017, 14:09

jfr2006 Escreveu:Os relés do quadro só actuam de forma rápida em caso de curto-circuito. Em caso de sobrecarga, a bi-lamina que os faz actuar funciona por base em aquecimento, sendo que ainda demora bastante a aquecer. Daí que não existe esse risco.
Funciona assim nos disjuntores térmicos e nos limitadores de potência que a a EDP coloca ou colocava na entrada da casa. Com os atuais contadores ditos "inteligentes" o corte é imediato pois é o próprio contador que desliga eletronicamente.

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por BVG » 01 jun 2017, 14:15

FullElectric Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Os relés do quadro só actuam de forma rápida em caso de curto-circuito. Em caso de sobrecarga, a bi-lamina que os faz actuar funciona por base em aquecimento, sendo que ainda demora bastante a aquecer. Daí que não existe esse risco.
Funciona assim nos disjuntores térmicos e nos limitadores de potência que a a EDP coloca ou colocava na entrada da casa. Com os atuais contadores ditos "inteligentes" o corte é imediato pois é o próprio contador que desliga eletronicamente.
Ó diabo, eu já tenho um inteligente :evil:
Então não funcionaria no meu caso :x

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 01 jun 2017, 14:31

Os contadores inteligentes simulam a curva de disparo de um disjuntor térmico em software. Senão bastava arrancar uma bomba de água ou uma rebarbadora que têm um pico de consumo inicial de 5 a 8 vezes o valor nominal e desligava logo.
Aqui ao lado em Espanha já alguém se deu ao trabalho de comparar o disparo dos contadores ao de um disjuntor térmico:
Imagem
Parecem até ter uma tolerância maior a sobrecarga que os disjuntores térmicos.
Aguentam o dobro da potência contratada quase 5 minutos.

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por BVG » 01 jun 2017, 14:45

RJSC Escreveu:Os contadores inteligentes simulam a curva de disparo de um disjuntor térmico em software. Senão bastava arrancar uma bomba de água ou uma rebarbadora que têm um pico de consumo inicial de 5 a 8 vezes o valor nominal e desligava logo.
Aqui ao lado em Espanha já alguém se deu ao trabalho de comparar o disparo dos contadores ao de um disjuntor térmico:
Imagem
Parecem até ter uma tolerância maior a sobrecarga que os disjuntores térmicos.
Aguentam o dobro da potência contratada quase 5 minutos.
Porreiro :D

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por oops » 01 jun 2017, 14:58

Já tentei descrever aqui mas por algum motivo tal não aconteceu... telemóvel rrrr!
Bem, no Foroev há um carregador desenvolvido por alguém que partilhou estar a usar essa benesse dos novos contadores. O evse chama-se polycharger3.
Se durante 5 minutos o contador deixa passar o dobro da potência contratada porque não o evse utilizar essa margem e de 5 em 5 minutos descer a potência e assim reiniciar a contagem de tempo.
A norma a que estes contadores estão sujeitos é pública e deve ser possível perceber os limites e por onde se pode explorar. Claro que isto é muito mais interessante em Espanha onde o custo da potência é muito mais elevado do que em Portugal.
Depois para além da poupança ainda há os casos em que mesmo querendo aumentar a potência tal não é possível ou custa muitíssimo e aí poder usar esta folga com consciência é/será muito bom.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Erbium » 01 jun 2017, 15:49

Pois... contratam 20A e metem o carregador a fazer o "truque" dos 32A por 5min mas se a casa tem 20A porque a instalação elétrica é feita com 2.5mm2 (21a) fazem isso várias vezes, aquece, pega fogo à casa e queixam-se que tiveram azar... Estas coisas às vezes é preciso pensar um pouco antes de tentar "aldrabar", para poupar uns cêntimos podem meter-se num problema de muitos €'s...
Cuidado com isso.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por FullElectric » 01 jun 2017, 16:15

RJSC Escreveu:Os contadores inteligentes simulam a curva de disparo de um disjuntor térmico em software. Senão bastava arrancar uma bomba de água ou uma rebarbadora que têm um pico de consumo inicial de 5 a 8 vezes o valor nominal e desligava logo.
Aqui ao lado em Espanha já alguém se deu ao trabalho de comparar o disparo dos contadores ao de um disjuntor térmico:
Imagem
Parecem até ter uma tolerância maior a sobrecarga que os disjuntores térmicos.
Aguentam o dobro da potência contratada quase 5 minutos.
Não é essa a experiência que tenho em minha casa. Desde que tenho o contador inteligente é sempre este a desligar primeiro, aliás o disjuntor de entrada (que não foi alterado) nunca mais desligou, o contador encarrega-se disso antes que ele se queixe. E estão ambos configurados para a mesma potência.

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por BVG » 01 jun 2017, 16:22

FullElectric Escreveu:
RJSC Escreveu:Os contadores inteligentes simulam a curva de disparo de um disjuntor térmico em software. Senão bastava arrancar uma bomba de água ou uma rebarbadora que têm um pico de consumo inicial de 5 a 8 vezes o valor nominal e desligava logo.
Aqui ao lado em Espanha já alguém se deu ao trabalho de comparar o disparo dos contadores ao de um disjuntor térmico:
Imagem
Parecem até ter uma tolerância maior a sobrecarga que os disjuntores térmicos.
Aguentam o dobro da potência contratada quase 5 minutos.
Não é essa a experiência que tenho em minha casa. Desde que tenho o contador inteligente é sempre este a desligar primeiro, aliás o disjuntor de entrada (que não foi alterado) nunca mais desligou, o contador encarrega-se disso antes que ele se queixe. E estão ambos configurados para a mesma potência.
Na minha habitação, o antigo disjuntor principal está neste momento no máximo 30A, enquanto que o contador inteligente é que se encontra limitado à corrente contratada.
Já me disparou 2x desde que foi mudado (à cerca de 2 a 3 anos), e sim, tive que ir lá fora, retirar a caixa frontal do quadro, para ligar novamente o contador "inteligente".

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”