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Re: Smart Forfour

Enviado: 12 out 2021, 13:26
por nalves
zeuz Escreveu:
12 out 2021, 13:10
Esse tipo de tomada deve aguentar os 16A... :think: ...ainda assim, se puderes, talvez seja melhor regular o EVSE para 10A ( 12A, max )...
A instalação foi efetuada propositadamente para carregar o carro, por um eletricista certificado, no meu parqueamento não tinha instalação elétrica.
A dúvida é mesmo se ao ligar / desligar o disjuntor em casa, não danifica o EVSE ou o carregador do carro (que se encontram no piso -2).

Não quero entrar em despesas extra para poupar a viagem do elevador.

Quanto a programar o mesmo..... ainda não consegui alterar os amperes / velocidade de carregamento, apenas suspender o carregamento entre 2; 4; 6 ou 8 horas. Penso que terei de ligar para o fabricante a pedir ajuda...

Obrigado pela ajuda.

Re: Smart Forfour

Enviado: 12 out 2021, 13:51
por BrunoAlves
Eu não recomendava em qualquer dos casos. Sempre que se liga ou desliga um circuito em carga tens um transitório que origina sempre perturbações mais ou menos significativas.

Ao lugar o disjuntor não acontece nada de especial. Há um circuito de baixa tensão que se estabelece entre o EVSE e o carro e a única coisa que poderá "correr mal" (mas é pouco provável) é a fonte de 12V do EVSE ser fracota e colocar um nível de tensão demasiado elevado no circuito de controlo. Carga não há nessa altura. Não deve acontecer nada.

Ao desligar já não é bem assim. Se fosse possível interromper o circuito de forma controlada antes de desligar (por exemplo como fazem os cabos type1 que tem aquele "gatilho" por cima) era na boa. Assim estarás a cortar o circuito em carga, entre o carro e o próprio disjuntor alguém vai ter o tempo de vida reduzido.
Eu preferia não o fazer. Dito isto, há muito pessoal que tinha e tem carros sem programador de carga (por exemplo os clones) e que durante anos usaram aquelas tomadas com programador horário. Ainda por aí andam ;)

Re: Smart Forfour

Enviado: 12 out 2021, 14:18
por nalves
BrunoAlves Escreveu:
12 out 2021, 13:51
Eu não recomendava em qualquer dos casos. Sempre que se liga ou desliga um circuito em carga tens um transitório que origina sempre perturbações mais ou menos significativas.

Ao lugar o disjuntor não acontece nada de especial. Há um circuito de baixa tensão que se estabelece entre o EVSE e o carro e a única coisa que poderá "correr mal" (mas é pouco provável) é a fonte de 12V do EVSE ser fracota e colocar um nível de tensão demasiado elevado no circuito de controlo. Carga não há nessa altura. Não deve acontecer nada.

Ao desligar já não é bem assim. Se fosse possível interromper o circuito de forma controlada antes de desligar (por exemplo como fazem os cabos type1 que tem aquele "gatilho" por cima) era na boa. Assim estarás a cortar o circuito em carga, entre o carro e o próprio disjuntor alguém vai ter o tempo de vida reduzido.
Eu preferia não o fazer. Dito isto, há muito pessoal que tinha e tem carros sem programador de carga (por exemplo os clones) e que durante anos usaram aquelas tomadas com programador horário. Ainda por aí andam ;)
Boas,
Era aqui que queria chegar... prefiro vir á garagem desligar a estar sujeito a entrar em despesas extra desnecessárias.

Obrigado.
:clap:

Re: Smart Forfour

Enviado: 12 out 2021, 16:41
por nalves
Ora bem,
Não estava a fazer tudo bem! Também não tinha a infirmação toda!!

Se ligar o EVSE á tomada e não o ligar ao carro, consigo selecionar a amperagem de carregamento.

Se tiver o EVSE ligado á tomada e ao carro, apenas consigo selecionar a pausa no carregamento.

Logo já vou experimentar isto tudo.

E confirma-se, desligar o disjuntor não é bom para o EVSE e principalmente para o carro. Está completamente desaconselhado!

Obrigado pela ajuda!

:clap:

Re: Smart Forfour

Enviado: 13 out 2021, 10:29
por nalves
nalves Escreveu:
12 out 2021, 16:41
Ora bem,
Não estava a fazer tudo bem! Também não tinha a infirmação toda!!

Se ligar o EVSE á tomada e não o ligar ao carro, consigo selecionar a amperagem de carregamento.

Se tiver o EVSE ligado á tomada e ao carro, apenas consigo selecionar a pausa no carregamento.

Logo já vou experimentar isto tudo.

E confirma-se, desligar o disjuntor não é bom para o EVSE e principalmente para o carro. Está completamente desaconselhado!

Obrigado pela ajuda!

:clap:
Confirmo, tenho as duas opções, sem dúvida, uma mais valia!

:clap: :clap:

Re: Smart Forfour

Enviado: 13 out 2021, 11:25
por rjspedition
BrunoAlves Escreveu:
12 out 2021, 13:51

Ao desligar já não é bem assim.
Bom ponto e bom esclarecimento. ;)

Tenho programado no carro as horas de início e final, mas fico sempre com a tentação de o fazer via Shelly, já que está à distância de um ecrã de PC ou telemóvel.

Assim sendo passo a ter o final sempre programado no carro, e no limite posso "abrir a torneira" com o Shelly.

Re: Smart Forfour

Enviado: 13 out 2021, 15:30
por pemifer
Se o carro carrega muito mais depressa é porque está a usar uma potência de carregamento superior.
Eu acho muito perigoso, carregar o carro, sem saber qual a potência que está a utilizar.
Em principio estará a carregar a 3680W (230V x 16A) o que é perigosissimo fazer em tomadas shucko.
Para carregar com a intensidade de 16A só mesmo CEE 16A.

Eu não conheço o Smart.

Nos Leafs e no e-Niro, os carregamentos são programados no carro.
Não há paragem de carregamentos fora do carro.
Eu pensava que em todos os carros elétricos era possivel fazer a programação dos carregamentos.
De certeza que isso não é possivel no Smart?

Re: Smart Forfour

Enviado: 14 out 2021, 09:31
por nalves
pemifer Escreveu:
13 out 2021, 15:30
Se o carro carrega muito mais depressa é porque está a usar uma potência de carregamento superior.
Eu acho muito perigoso, carregar o carro, sem saber qual a potência que está a utilizar.
Em principio estará a carregar a 3680W (230V x 16A) o que é perigosissimo fazer em tomadas shucko.
Para carregar com a intensidade de 16A só mesmo CEE 16A.

Eu não conheço o Smart.

Nos Leafs e no e-Niro, os carregamentos são programados no carro.
Não há paragem de carregamentos fora do carro.
Eu pensava que em todos os carros elétricos era possivel fazer a programação dos carregamentos.
De certeza que isso não é possivel no Smart?
Bom dia.
Logo posso confirmar, mas (tenho ideia que) aparece 16A como intensidade programada e 15.5 como intensidade a carregar....
Posso alterar e deixar apenas a 10A ou 12A, até porque, normalmente, tenho tempo útil suficiente para efetuar os carregamentos sem pressa.
Ainda ontem, quando cheguei a casa tinha 16% de bateria (nunca tinha chegado tão baixo, e só aconteceu porque um imprevisto fez andar mais 40km's que o normal.....) 5 horas depois estava cheia..... com o EVSE antigo, para carregar de 30 a 80% demorava o mesmo tempo..... Será que o outro EVSE nunca esteve bom?

Na aplicação também posso programar o inicio dos carregamentos, mas como nem sempre sou eu a andar com o carro e não tenho um horário de trabalho muito fixo, fica mais fácil faze-lo no carro..
Obrigado
:clap:

Re: Smart Forfour

Enviado: 14 out 2021, 10:17
por pemifer
nalves Escreveu:
14 out 2021, 09:31
Bom dia.
Logo posso confirmar, mas (tenho ideia que) aparece 16A como intensidade programada e 15.5 como intensidade a carregar....
Posso alterar e deixar apenas a 10A ou 12A, até porque, normalmente, tenho tempo útil suficiente para efetuar os carregamentos sem pressa.
Ainda ontem, quando cheguei a casa tinha 16% de bateria (nunca tinha chegado tão baixo, e só aconteceu porque um imprevisto fez andar mais 40km's que o normal.....) 5 horas depois estava cheia..... com o EVSE antigo, para carregar de 30 a 80% demorava o mesmo tempo..... Será que o outro EVSE nunca esteve bom?

Na aplicação também posso programar o inicio dos carregamentos, mas como nem sempre sou eu a andar com o carro e não tenho um horário de trabalho muito fixo, fica mais fácil faze-lo no carro..
Obrigado
:clap:
Eu diria que é mais seguro reduzir para 12A ou 14A.
Não se passava nada com o EVSE antigo, apenas é um EVSE de potência fixa.
Nos Leaf os EVSE de origem têm potência fixa nos 2300W, o que corresponde à intensidade de 10A.
Em algumas marcas a potência fixa é 1840W, o que corresponde à intensidade de 8A.
O teu caso pode ser este último!
Agora carregas a 3680W (16A), naturalmente sentes a diferença!

Não percebi de que aplicação estás a falar... é uma aplicação do carro ou é uma aplicação da instalação elétrica?
Evita começar e parar carregamentos em algo que não seja próprio do carro.
Obviamente que o carro está preparado para que o carregamento seja interrompido abruptamente por uma falha de eletricidade.
Mas está preparado para que isso aconteça ESPORADICAMENTE!

Compreendo que não ter horários fixos torna mais dificil a programação, mas não há horas em que o carro não é utilizado?
Se for uma coisa do tipo, um dia sai às 7, no outro às 8, no outro às 9, então podes programar para parar o carregamento às 7.
Se for do tipo um dia sai às 7, no outro às 4, no outro às 13, tens de programar dia a dia.

Re: Smart Forfour

Enviado: 14 out 2021, 12:21
por nalves
pemifer Escreveu:
14 out 2021, 10:17
nalves Escreveu:
14 out 2021, 09:31
Bom dia.
Logo posso confirmar, mas (tenho ideia que) aparece 16A como intensidade programada e 15.5 como intensidade a carregar....
Posso alterar e deixar apenas a 10A ou 12A, até porque, normalmente, tenho tempo útil suficiente para efetuar os carregamentos sem pressa.
Ainda ontem, quando cheguei a casa tinha 16% de bateria (nunca tinha chegado tão baixo, e só aconteceu porque um imprevisto fez andar mais 40km's que o normal.....) 5 horas depois estava cheia..... com o EVSE antigo, para carregar de 30 a 80% demorava o mesmo tempo..... Será que o outro EVSE nunca esteve bom?

Na aplicação também posso programar o inicio dos carregamentos, mas como nem sempre sou eu a andar com o carro e não tenho um horário de trabalho muito fixo, fica mais fácil faze-lo no carro..
Obrigado
:clap:
Eu diria que é mais seguro reduzir para 12A ou 14A.
Não se passava nada com o EVSE antigo, apenas é um EVSE de potência fixa.
Nos Leaf os EVSE de origem têm potência fixa nos 2300W, o que corresponde à intensidade de 10A.
Em algumas marcas a potência fixa é 1840W, o que corresponde à intensidade de 8A.
O teu caso pode ser este último!
Agora carregas a 3680W (16A), naturalmente sentes a diferença!

Não percebi de que aplicação estás a falar... é uma aplicação do carro ou é uma aplicação da instalação elétrica?
Evita começar e parar carregamentos em algo que não seja próprio do carro.
Obviamente que o carro está preparado para que o carregamento seja interrompido abruptamente por uma falha de eletricidade.
Mas está preparado para que isso aconteça ESPORADICAMENTE!

Compreendo que não ter horários fixos torna mais dificil a programação, mas não há horas em que o carro não é utilizado?
Se for uma coisa do tipo, um dia sai às 7, no outro às 8, no outro às 9, então podes programar para parar o carregamento às 7.
Se for do tipo um dia sai às 7, no outro às 4, no outro às 13, tens de programar dia a dia.
A aplicação é a Smart EQ control, e o smart-charging (supostamente porque ainda não experimentei) serve para carregar o carro ás horas pré definidas... (tenho de descobrir como funciona)

Dos horários, para teres uma ideia, segunda vou a chegar á garagem ás 19:00h liga o chefe a perguntar se podia "entrar ás 23:00h",
estive a trabalhar até ás 02:30h e ás 7:00h já estava novamente a trabalhar...

E quando estou no turno da noite, ando á noite com ele e de dia a esposa também o usa! Assim a Megane e o C1 ficam descansadinhos na garagem.....
rentabilizar ao maximo! :D :lol: :D :lol:
:auto-car: