Smart Forfour

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VETL
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Re: Smart Forfour

Mensagem por VETL » 05 out 2021, 10:01

nalves Escreveu:
04 out 2021, 22:16
Voltando á guerra,
O Faisca já tem 11700km (4300km's comigo) e continua de boa saúde, o carregador de casa é que entregou a alma..... tinha um mau contacto e daí nem sempre fazer os carregamentos em conformidade..

Hoje fui ao stand onde comprei o carro levantar o carregador novo e é muito moderninho (comparado com o outro), no de origem apenas conseguia selecionar a velocidade de carga, se não me engano 6; 8;12 ou 16Amperes de velocidade... este além da seleção de velocidade, informa o tempo de carregamento, temperatura da bateria, os KW instantâneo.. é mais completo.
Por exemplo, não fazia ideia da temperatura da bateria ao circular com o carro, hoje ao chegar a casa, fui experimentar e vi que a bateria estava com 30º... 2 horas depois, quando fui desligar o carregador estava com 37º... é bom / normal / ou muito alto?

Andando e aprendendo!! :D
Isso não é o carregador de certeza. Deve ser o EVSE, porque o carregador está dentro do carro.
E a temperatura que ele mostra não pode ser a temperatura da bateria. Pelos valores descritos, quase que aposto que deve ser é a temperatura do interior dele próprio.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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pemifer
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Re: Smart Forfour

Mensagem por pemifer » 06 out 2021, 10:05

:text-worthless:

nalves
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Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 06 out 2021, 21:52

VETL Escreveu:
05 out 2021, 10:01
nalves Escreveu:
04 out 2021, 22:16
Voltando á guerra,
O Faisca já tem 11700km (4300km's comigo) e continua de boa saúde, o carregador de casa é que entregou a alma..... tinha um mau contacto e daí nem sempre fazer os carregamentos em conformidade..

Hoje fui ao stand onde comprei o carro levantar o carregador novo e é muito moderninho (comparado com o outro), no de origem apenas conseguia selecionar a velocidade de carga, se não me engano 6; 8;12 ou 16Amperes de velocidade... este além da seleção de velocidade, informa o tempo de carregamento, temperatura da bateria, os KW instantâneo.. é mais completo.
Por exemplo, não fazia ideia da temperatura da bateria ao circular com o carro, hoje ao chegar a casa, fui experimentar e vi que a bateria estava com 30º... 2 horas depois, quando fui desligar o carregador estava com 37º... é bom / normal / ou muito alto?

Andando e aprendendo!! :D
Isso não é o carregador de certeza. Deve ser o EVSE, porque o carregador está dentro do carro.
E a temperatura que ele mostra não pode ser a temperatura da bateria. Pelos valores descritos, quase que aposto que deve ser é a temperatura do interior dele próprio.
Boas,
Como "vendi ao preço que comprei", nada melhor que ver as características técnicas para perceber o que estava certo e errado:

"CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CARREGADOR PORTÁTIL:
Corrente: Ajustável 6A, 8A, 10A, 12A e 16A
Cabo: 5 metros (Outras medidas sobe consulta)
Condutores: 3G2,5 + 2G0,5 (16A)
Peso: 2,45 kg
Isolamento: IP54 (prova de chuva)
Protecção: 30mA AC & 6mA DC ( tipo B )
Tensão de funcionamento: 110-220 V
Temperatura de funcionamento: de -25º a 50º C

DISPLAY INFORMATIVO DO CARREGADOR PORTÁTIL COM INDICAÇÃO DE:
Indicação de Temperatura do EVSE durante o carregamento
Indicação de conexão do carregador
auto-teste e indicação da correcta instalação do fio de terra
valor de tensão da rede
tempo total de carregamento
total de kw carregados
valor de amperagem instantânea durante o carregamento
valor de kwh instantâneo durante o carregamento"

Fonte : https://electricvchargers.com/produto/c ... onofasico/

:D
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Dá mecha nisso! :lol:

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Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 06 out 2021, 21:54

pemifer Escreveu:
06 out 2021, 10:05
:text-worthless:
:naughty: :naughty:

:D
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Re: Smart Forfour

Mensagem por VETL » 06 out 2021, 22:46

nalves Escreveu:
06 out 2021, 21:52
VETL Escreveu:
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nalves Escreveu:
04 out 2021, 22:16
Voltando á guerra,
O Faisca já tem 11700km (4300km's comigo) e continua de boa saúde, o carregador de casa é que entregou a alma..... tinha um mau contacto e daí nem sempre fazer os carregamentos em conformidade..

Hoje fui ao stand onde comprei o carro levantar o carregador novo e é muito moderninho (comparado com o outro), no de origem apenas conseguia selecionar a velocidade de carga, se não me engano 6; 8;12 ou 16Amperes de velocidade... este além da seleção de velocidade, informa o tempo de carregamento, temperatura da bateria, os KW instantâneo.. é mais completo.
Por exemplo, não fazia ideia da temperatura da bateria ao circular com o carro, hoje ao chegar a casa, fui experimentar e vi que a bateria estava com 30º... 2 horas depois, quando fui desligar o carregador estava com 37º... é bom / normal / ou muito alto?

Andando e aprendendo!! :D
Isso não é o carregador de certeza. Deve ser o EVSE, porque o carregador está dentro do carro.
E a temperatura que ele mostra não pode ser a temperatura da bateria. Pelos valores descritos, quase que aposto que deve ser é a temperatura do interior dele próprio.
Boas,
Como "vendi ao preço que comprei", nada melhor que ver as características técnicas para perceber o que estava certo e errado:

"CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CARREGADOR PORTÁTIL:
Corrente: Ajustável 6A, 8A, 10A, 12A e 16A
Cabo: 5 metros (Outras medidas sobe consulta)
Condutores: 3G2,5 + 2G0,5 (16A)
Peso: 2,45 kg
Isolamento: IP54 (prova de chuva)
Protecção: 30mA AC & 6mA DC ( tipo B )
Tensão de funcionamento: 110-220 V
Temperatura de funcionamento: de -25º a 50º C

DISPLAY INFORMATIVO DO CARREGADOR PORTÁTIL COM INDICAÇÃO DE:
Indicação de Temperatura do EVSE durante o carregamento
Indicação de conexão do carregador
auto-teste e indicação da correcta instalação do fio de terra
valor de tensão da rede
tempo total de carregamento
total de kw carregados
valor de amperagem instantânea durante o carregamento
valor de kwh instantâneo durante o carregamento"

Fonte : https://electricvchargers.com/produto/c ... onofasico/

:D
Pois no jargão e no vocabulário corriqueiro, até lhe podem chamar (e chamam) carregador.
Agora falar de "carregador" numa ficha técnica é ridículo. De técnico não tem nada.
O carregador está a bordo do carro.
Esse equipamento é um EVSE (salvo erro, Electric Vehicle Supply Equipment), um dispositivo que simplesmente comunica com o carro dizendo qual a potência que ele pode utilizar e gerir como quiser. O EVSE não carrega nada.
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Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 06 out 2021, 23:29

VETL Escreveu:
06 out 2021, 22:46
nalves Escreveu:
06 out 2021, 21:52
VETL Escreveu:
05 out 2021, 10:01


Isso não é o carregador de certeza. Deve ser o EVSE, porque o carregador está dentro do carro.
E a temperatura que ele mostra não pode ser a temperatura da bateria. Pelos valores descritos, quase que aposto que deve ser é a temperatura do interior dele próprio.
Boas,
Como "vendi ao preço que comprei", nada melhor que ver as características técnicas para perceber o que estava certo e errado:

"CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CARREGADOR PORTÁTIL:
Corrente: Ajustável 6A, 8A, 10A, 12A e 16A
Cabo: 5 metros (Outras medidas sobe consulta)
Condutores: 3G2,5 + 2G0,5 (16A)
Peso: 2,45 kg
Isolamento: IP54 (prova de chuva)
Protecção: 30mA AC & 6mA DC ( tipo B )
Tensão de funcionamento: 110-220 V
Temperatura de funcionamento: de -25º a 50º C

DISPLAY INFORMATIVO DO CARREGADOR PORTÁTIL COM INDICAÇÃO DE:
Indicação de Temperatura do EVSE durante o carregamento
Indicação de conexão do carregador
auto-teste e indicação da correcta instalação do fio de terra
valor de tensão da rede
tempo total de carregamento
total de kw carregados
valor de amperagem instantânea durante o carregamento
valor de kwh instantâneo durante o carregamento"

Fonte : https://electricvchargers.com/produto/c ... onofasico/

:D
Pois no jargão e no vocabulário corriqueiro, até lhe podem chamar (e chamam) carregador.
Agora falar de "carregador" numa ficha técnica é ridículo. De técnico não tem nada.
O carregador está a bordo do carro.
Esse equipamento é um EVSE (salvo erro, Electric Vehicle Supply Equipment), um dispositivo que simplesmente comunica com o carro dizendo qual a potência que ele pode utilizar e gerir como quiser. O EVSE não carrega nada.
Tudo bem,
Sem stress.

De uma maneira ou de outra acabamos por nos entender.

:)
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Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 12 out 2021, 12:28

Companheiros,
Boas.
Com este novo EVSE o carro é muito mais rápido a carregar que o antigo. Ainda ontem, em 3.5horas carregou de 22% a 87%. Com o anterior demorava 5 a 6 horas para fazer a mesma carga.
A minha dúvida,
para não ter me deslocar é garagem ás 23:30, se desligar o disjuntor estou a prejudicar / estragar alguma coisa? É que se não for maléfico para nada é uma mais valia, porque assim de manhã ao levantar é só ligar outra vez e continua a carregar, sem estar com 100% e ligado á corrente e a não me obrigar a deslocações á garagem para desligar.....

Tipo, chego a casa e ligo, vou acompanhando na aplicação e quando estiver carregado ou quando for para a cama desligo.
De manhã ao levantar, se estiver a meio da carga, ligo e enquanto me despacho ainda carrega mais uns quilómetros.. sem sair de casa!

Obrigado pela vossa ajuda! :clap:
Smart ForFour e Hyundai Kauai
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zeuz
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Re: Smart Forfour

Mensagem por zeuz » 12 out 2021, 12:43

nalves Escreveu:
12 out 2021, 12:28
Companheiros,
Boas.
Com este novo EVSE o carro é muito mais rápido a carregar que o antigo. Ainda ontem, em 3.5horas carregou de 22% a 87%. Com o anterior demorava 5 a 6 horas para fazer a mesma carga.
A minha dúvida,
para não ter me deslocar é garagem ás 23:30, se desligar o disjuntor estou a prejudicar / estragar alguma coisa? É que se não for maléfico para nada é uma mais valia, porque assim de manhã ao levantar é só ligar outra vez e continua a carregar, sem estar com 100% e ligado á corrente e a não me obrigar a deslocações á garagem para desligar.....

Tipo, chego a casa e ligo, vou acompanhando na aplicação e quando estiver carregado ou quando for para a cama desligo.
De manhã ao levantar, se estiver a meio da carga, ligo e enquanto me despacho ainda carrega mais uns quilómetros.. sem sair de casa!

Obrigado pela vossa ajuda! :clap:
Não faz mal... quanto mais reduz a vida útil do EVSE por os componentes estarem em tensão constante... por outro lado, sempre que ligamos/desligamos o EVSE da tomada, há um "rush" de corrente até estabilizar o fluxo de energia... :geek:


Eu preocuparia-me mais com os Amperes que estão a ser puxados da tomada... o EVSE está configurado para quantos Amperes ? Qual o tipo de tomada usada ?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

nalves
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Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 12 out 2021, 12:51

zeuz Escreveu:
12 out 2021, 12:43
nalves Escreveu:
12 out 2021, 12:28
Companheiros,
Boas.
Com este novo EVSE o carro é muito mais rápido a carregar que o antigo. Ainda ontem, em 3.5horas carregou de 22% a 87%. Com o anterior demorava 5 a 6 horas para fazer a mesma carga.
A minha dúvida,
para não ter me deslocar é garagem ás 23:30, se desligar o disjuntor estou a prejudicar / estragar alguma coisa? É que se não for maléfico para nada é uma mais valia, porque assim de manhã ao levantar é só ligar outra vez e continua a carregar, sem estar com 100% e ligado á corrente e a não me obrigar a deslocações á garagem para desligar.....

Tipo, chego a casa e ligo, vou acompanhando na aplicação e quando estiver carregado ou quando for para a cama desligo.
De manhã ao levantar, se estiver a meio da carga, ligo e enquanto me despacho ainda carrega mais uns quilómetros.. sem sair de casa!

Obrigado pela vossa ajuda! :clap:
Não faz mal... quanto mais reduz a vida útil do EVSE por os componentes estarem em tensão constante... por outro lado, sempre que ligamos/desligamos o EVSE da tomada, há um "rush" de corrente até estabilizar o fluxo de energia... :geek:


Eu preocuparia-me mais com os Amperes que estão a ser puxados da tomada... o EVSE está configurado para quantos Amperes ? Qual o tipo de tomada usada ?
Boas,

O quadro é próprio, com 2 disjuntores e uma tomada onde ligo o carro, os disjuntores são de 16A.

Quadro
https://luxpro.pt/produto/quadro-estanq ... marlanvil/
Ficha
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ele ... F_14535535

Não sei por o link a funcionar... pensava ser só copiar...... depois de enviar a mensagem ficam bons!! :D

Material apenas indicativo, não sei aonde o eletricista comprou....

pelo que o ESVE mostra no painel, fica a carregar perto de 16A e 3.45 (se não estou enganado.. posso confirmar quando chegar a casa)
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zeuz
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Re: Smart Forfour

Mensagem por zeuz » 12 out 2021, 13:10

Esse tipo de tomada deve aguentar os 16A... :think: ...ainda assim, se puderes, talvez seja melhor regular o EVSE para 10A ( 12A, max )...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
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