Smart Forfour

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Mercedes
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Smart Forfour

Mensagem por zeuz » 07 set 2021, 21:42

nalves Escreveu:
07 set 2021, 21:08
Ora bem,
O primeiro cartão da mobilidade elétrica que pedi e recebi, estranhamente está cancelado... não me conseguiram explicar o porquê de ter acontecido, mas efetivamente não dá para voltar a ativar.....
Ao pedir o segundo aproveitei para me informar um pouco melhor sobre o seu funcionamento, então, com este cartão o preço do KW é sempre 0.16€ e o preço de acesso ao posto é também 0.16€, independentemente do operador do posto.

A vós que têm mais experiencia, é mesmo assim ou estou a fazer confusão com alguma coisa?

Obrigado.
Em princípio estás a fazer confusão... cada OPC tem o seu valor de operação, que inclusivamente é muitas vezes diferente de posto para posto de carregamento. Podes confirmar isto fazendo umas simulações na app Miio .
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Smart Forfour

Mensagem por pemifer » 07 set 2021, 22:08

Se não queres andar metido nessas confusões em que já te meteste, opta por comercializadores que trabalhem bem.
Miio e EVAZ!
Pelo que dizes parece-me que pediste o cartão da EVIO, acertei?
A Miio e a EVAZ não são os comercializadores mais baratos mas são os que trabalham bem!
Eu valorizo muito isso, por isso não me importo de pagar mais!
Se quiseres optar em cada carregamento pelo comercializador mais barato, será impossivel escolher só um!
Terás de pedir todos os cartões e analisar na App Miio, à hora que pretendes, para o posto que pretendes, qual é o mais barato!
Os preços variam de posto para posto e consoante a hora do dia.
Lembro-me que havia 2 na Av. França no Porto, juntos um ao outro, com o mesmo dono e com preços diferentes.
Até na mesma localização os preços podem ser diferentes!

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Smart Forfour

Mensagem por cfvp » 07 set 2021, 22:23

Eu também recomendo miio e evaz. Ultimamente tenho usado a miio, que até tem um preço bastante competitivo.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 07 set 2021, 22:37

Obrigado pela vossa ajuda,

O cartão que pedi é o da EDP, o meu comercializador de serviço casa.

Eu achei estranho o preço, até porque tenho estado a tentar perceber os preços do mercado e já percebi que variar muito, de uns para os outros...
Para mim não é preocupante, pois comprei o carro para pequenos percursos em que o carregamento será sempre efetuado em casa..... mas pelo sim, pelo não tenho de estar prevenido para alguma eventualidade...

è como o cartão estar cancelado..... é uma conversa um tanto estranha, pois segundo o apoio ao cliente o mesmo foi cancelado no dia em que foi pedido... e mesmo assim eu recebo o cartão em casa, peço a ativação e não reparam que o cartão está cancelado?
Enfim..... A minha sorte é não precisar do mesmo, pois já teria ficado "entalado".....

Tal como quando pedi informações sobre a mobilidade elétrica, disseram que ao enviar o documento único da viatura teria 10% de desconto adicional no serviço casa... agora que o doc chegou, já não foi isso que disseram.....

ai que ando com falta de "percebes....." :D
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Smart Forfour

Mensagem por BrunoAlves » 07 set 2021, 22:43

O tarifário EDP com o desconto para clientes residenciais é bom para carregamentos fora de vazio sem dúvida.

De qualquer forma a app Miio é para lá de fundamental na nossa rede pública, por isso usar o respectivo serviço CEME é uma evolução natural. E tem bons preços ;)

Em relação ao que te disseram dos preços, de facto é falso. O componente CEME diz respeito ao emissor do cartão com quem contratas. Mas a menos de casos excepcionais, o custo do posto é variável e o CEME não controla isso.
pemifer Escreveu:
07 set 2021, 22:08
Lembro-me que havia 2 na Av. França no Porto, juntos um ao outro, com o mesmo dono e com preços diferentes.
Até na mesma localização os preços podem ser diferentes!
Um era da fase piloto, pago por todos nós, o outro já foi pago pela mobiletric ;) Os da fase piloto tinham condições diferentes acho eu.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 07 set 2021, 22:54

Como escrevi acima, a ideia será carregar sempre em casa, mas para jogar pelo seguro além do cartão da EDP, está pedido, já instalei a app miio,

Agora é descobrir como aquilo funciona, para o caso de vir a precisar.

Obrigado.

:clap: :clap: :clap:
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Smart Forfour

Mensagem por rjspedition » 07 set 2021, 23:26

A app Miio é para lá de simples e excelente para procurar opções de carregamento.

Tenho notado que com a APP nem sempre é possível iniciar carregamento (geralmente indica na APP) e quando é há um delay de alguns segundos na comunicação com o posto, mas se pedir o cartão físico, fica resolvido. Desde que o tenho, já nem tento iniciar na APP, e dá depois para controlar na mesma o carregamento via aplicação. ;)

-/-

Dentro do tema, como cá em casa é Galp, e os postos onde até hoje carreguei são em maioria Galp, pedi também o cartão. Vou assumir que os 16% de desconto com o cartão são sobre o preço indicado na Miio em postos Galp, correto?

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Smart Forfour

Mensagem por cfvp » 08 set 2021, 00:18

rjspedition Escreveu:
07 set 2021, 23:26
Dentro do tema, como cá em casa é Galp, e os postos onde até hoje carreguei são em maioria Galp, pedi também o cartão. Vou assumir que os 16% de desconto com o cartão são sobre o preço indicado na Miio em postos Galp, correto?
Os 16% de desconto é sobre o valor do CEME, portanto é independente do posto. Por isso vai beneficiar do desconto em qualquer posto da rede pública, quando usar o cartão da Galp. Já agora, há pouco tempo havia o desconto da Galp e Nissan, de 25% ou 33%, mas não sei se valerá a pena mudar.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 10 set 2021, 23:25

Caros companheiros,
Como o carro é importado o manual de instruções não faz parte do equipamento de série.....

Pelo que me parece as baterias não refrigeradas a água / ar.... sei que o carro tem radiador e normalmente quando o desligo da carga a ventoinha na frente aciona, durante alguns minutos, sendo que o calor dentro dele se faz notar.

Atualmente penso não estar a agir muito bem no sentido de proteger / salvaguardar a vida útil da bateria, como estou no turno da noite, estamos a usar o carro em simultâneo, o que obriga a sempre que o carro está em casa, está sempre ligado á corrente..... Chego a casa, ligo, a esposa ao saír, cerca de 1:30h depois desliga... ao fim do dia, ela chega e liga e eu cerca de 30 a 45 minutos, desligo para ir trabalhar... é claro que com a pouca autonomia, sempre que necessário, fica em casa para poder carregar na totalidade.....
Ao fazer estes pequenos ciclos, estou efetivamente a degradar mais depressa a bateria?

Já li que não convém deixar baixar muito a bateria e que por norma não convém passar muito dos 85%... mas se uma vez por outra chegar abaixo de 20% e chegar também aos 100%, é bom ou mau?

Estas dúvidas de iniciante são tramadas!! :oops:

Obrigado

Votos de bom fim de semana!!
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Smart Forfour

Mensagem por cfvp » 11 set 2021, 02:22

Use o carro sem grandes preocupações. ;)
No entanto fazer pequenos ciclos é na verdade melhor para a bateria. :D Se pensar bem, o carro está sempre a retirar ou colocar energia na bateria durante a condução (através do uso ou da regeneração). Portanto ciclos pequenos é algo normal e até benéfico para a bateria.

Quanto à percentagem, o problema dos 100% é se deixar o carro longos períodos nesse estado. Se, por outro lado, carregar a 100% e arrancar logo em seguida ou pouco tempo depois não creio que haja problema. Relativamente a ir abaixo dos 20% também não vejo problema.

Os principais fatores para o aumento da degradação são: a temperatura, ciclos grandes e estados de carga elevados.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Mercedes”