Queda abrupta do SOH
Re: Queda abrupta do SOH
Não sei porque dizem que a equalização é feita apenas acima dos 4 V, mas no LS seja qual for o SOC vejo umas a vermelho e outras a azul, nesta fase não estão a equalizar? Ou seja, as vermelhas não estão a drenar para as azuis?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Queda abrupta do SOH
No mk1 a equalização é CALCULADA quando a tensão nas células está acima dos 4.0V. No emtanto é realizada a qualquer SOC, conforme o que tenha sido calculado.
No Leaf 40 não perdi tempo com isso, está sempre a menos de 15mV a diferença entre células.
No Leaf 40 não perdi tempo com isso, está sempre a menos de 15mV a diferença entre células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Queda abrupta do SOH
Pois, por isso a minha duvida, nunca vi as células que não estivessem em equalização.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
Re: Queda abrupta do SOH
Nova queda aos 20400 Km com 8 meses. Já vai nos 93,19% de SOH.
Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 152.622 km em 31-5-2023.
- Nonnus
- Mensagens: 2994
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Queda abrupta do SOH
Tens feito carregamentos a 100% ou fazes muitos a 80%?
Tens feito carregamentos rápidos? A ultima vez que fiz um carregamento rápido vi o SOH a subir 1% (dos 94% para 95%).
Tens feito carregamentos rápidos? A ultima vez que fiz um carregamento rápido vi o SOH a subir 1% (dos 94% para 95%).
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
Re: Queda abrupta do SOH
Nas 2 últimas semanas tenho carregado a 100% excepto ao fim de semana.
O último carregamento rápido foi em Outubro.
Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 152.622 km em 31-5-2023.
Re: Queda abrupta do SOH
Se os teus carregamentos típicos forem a a 80% ou 90%, deve estar a subestimar o SOH pois "perde a referência" sobre o máximo que consegue carregar. Se os teus carregamentos forem todos a 100%, o SOH estimado pelo BMS deve estar mais próximo da realidade... mas nada como fazer um teste de tomada para confirmar isso.
Última edição por noway em 04 fev 2019, 15:41, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
Re: Queda abrupta do SOH
Outra ideia... nos últimos dias tem estado bastante frio... o carro pernoita na rua?
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Queda abrupta do SOH
O meu tem os mesmo km e tempo mas o SOH está nos 95.6%, e eu penso que esteja a subestimar com base numa carga de 39,9kW.h da tomada com ainda restantes cerca de 3kW.h (40 gids).
Aos 12 meses fazes um teste da tomada para calibrar a degradação, quase de certeza que também está a subestimar a capacidade real.
Aos 12 meses fazes um teste da tomada para calibrar a degradação, quase de certeza que também está a subestimar a capacidade real.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt