Rapidgate à primeira carga rápida?

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por pedromgs » 29 mai 2018, 20:01

Já me aconteceu tanta vez, e não é preciso andar prego a fundo, basta 2 ou 3 cargas rápidas em pouco tempo e lá entra a bateria em redline
Nissan Leaf 03/2017

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por hmendes » 29 mai 2018, 21:09

mjr Escreveu:A ideia de que os de 30kW.h aquecem mais que os de 24kW.h e que os de 40kW.h aquecem mais que os de 30kW.h é falsa. Para os mesmos kW.h colocados numa CR o que aquece menos é o de 40kW.h, seguido pelo de 30kW.h e depois pelo de 24kW.h. A diferença é que quanto maior for a bateria mais tempo vai durar a carga e mais tempo vai carregar a 125A (~50kW) e por isso aquece mais. Se usarem a bateria do de 40kW.h como uma de 24kW.h vão ver que vai aquecer muito menos. Basta não iniciar as CR a menos de 50% de SOC.

O problema é que a maior bateria permite fazer grandes distâncias a velocidades mais elevadas, logo sem arrefecimento do pack, e as cargas duram mais tempo porque a bateria é maior. As duas coisas conjugadas têm este efeito.
Sim, sem dúvida, concordo com o que dizes, mas quando falo em aquecimento é no aquecimento aparente por carga no mesmo tempo, logicamente que nesse tempo o de 24kWh carrega menos. Também é uma verdade, que faltou dizer, que a bateria do de 30kWh arrefece mais rapidamente do que o de 24kWh, pelo que vi em vídeos, a do de 40kWh também arrefece mais rápido.
mjr Escreveu: Sem dúvida que uma simples derivação de ar para o topo da bateria teria um impacto positivo nas CR, concordo plenamente. O porquê de não o fazerem não consigo explicar.
Também não percebo, de todo. A solução do Kia Soul EV é super simples, não acredito que onere assim tanto o custo.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por Orlando » 29 mai 2018, 21:57

O rapidgate existe: Sim!
É só no Leaf: Não!
Qual o sexo dos anjos: Leaf!
:D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por BrunoAlves » 29 mai 2018, 22:44

pedromgs Escreveu:Já me aconteceu tanta vez, e não é preciso andar prego a fundo, basta 2 ou 3 cargas rápidas em pouco tempo e lá entra a bateria em redline
Mas é isso que tenho defendido... O problema do aquecimento das baterias do Leaf já existia antes, como existe no e-Golf e quaisquer outros que não tenham arrefecimento activo que não me esteja a lembrar...
Falar-se de rapidgate como se fosse uma coisa exclusiva do Leaf2 é que me espanta. Ver Bjorn's, TNE's e outros "especialistas" dos veículos eléctricos a darem tamanho ênfase a isto é que me faz espécie. Mas alguém duvidava que uma bateria maior, mais capacidade, mais tempo disponível para enfardar e libertar correntes altas, ia ser uma extensão do problema? Não percebo como é que isto provoca tamanha surpresa... É a "mesma" autonomia disponível até ao "corte" por temperatura, mas com menos cargas e menos cedências na utilização do dia a dia.

Se devia ter alguma forma de refrigeração? Se calhar devia. Mas já se sabia que não ia ter, por isso custa-me a perceber que a malta fique tão espantada. Sobretudo esses "especialistas" como o artolas que fez o vídeo que deu origem a esta discussão, que de certeza já sabia o desfecho mesmo ainda antes de ir pedir um carro à marca para o envergonhar!

O Leaf2 ainda não é o carro para ir à Croácia de VE. O VE que permite isso tem uma diferença de preço para o Leaf que dá para ir de avião 50x e ainda sobra dinheiro para a estadia...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por Apr » 29 mai 2018, 22:53

A Nissan merece, da primeira vez teve desculpa mas desta vez não tem. Ainda por cima meteu arrefecimento na e-NV200, não colocar em todos os veiculos desde então é um erro crasso que só passa porque não há concorrência séria.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por Nonnus » 30 mai 2018, 09:43

Eu na minha opinião continuo achar que isto é um não caso pelo que já expliquei noutro tópico sobre este assunto. Eu já tinha tropeçado neste video à uns dias e nem cheguei ao fim por achar que é só mais um entre muitos.

Se a Nissan podia ter o arrefecimento nas baterias no Leaf, podia e não era a mesma coisa :lol: .

A explicação que encontro para a e-NV200 ter e o Leaf não ter é simples. A e-NV200 é um carro de trabalho (embora o Leaf também possa ser, por exemplo um vendedor) e de carga, logo parece-me haver aqui um motivo lógico. Todos nós sabemos que um carro carregado vai gastar mais, e como consequência vai fazer mais cargas.

O facto de se falar tanto no Leaf acho que já todos percebemos o motivo, vende que nem pães quentes, logo as atenções estão todas viradas para ele, seja para referir os pontos positivos, seja para referir os pontos negativos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por Erbium » 30 mai 2018, 09:44

pedromgs Escreveu:Já me aconteceu tanta vez, e não é preciso andar prego a fundo, basta 2 ou 3 cargas rápidas em pouco tempo e lá entra a bateria em redline
Ainda no passado 25 de Abril fiz 3 CR's em AE no espaço de 5h30, não chegou ao redline, não tive qualquer limitação e inclusive a última carga começou acima de 46kW...
A única vez que vi a bateria entrar no redline foi num dia que fiz 600km's com a parte final a andar rápido e 7CR's.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por Nonnus » 30 mai 2018, 11:39



Mais do mesmo mas agora em português. De realçar que ele menciona (minuto 2:47) viagens a partir do 3º, 4º CR. Tendo em conta que se fizer 200km entre carregamentos estamos a falar de 800/1000km. Conclusão, cada um diz o que quer.

Ninguém vai carregar o carro a cada 50km/70km só porque sim, como foi mostrado no video da Exame Informática.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por cfvp » 31 mai 2018, 12:01

Nonnus Escreveu: Mais do mesmo mas agora em português. De realçar que ele menciona (minuto 2:47) viagens a partir do 3º, 4º CR. Tendo em conta que se fizer 200km entre carregamentos estamos a falar de 800/1000km. Conclusão, cada um diz o que quer.

Ninguém vai carregar o carro a cada 50km/70km só porque sim, como foi mostrado no video da Exame Informática.
A minha dúvida é se em climas como o que temos cá, especialmente no verão, essas limitações não começam a surgir logo na 1ª ou 2ª CR. E para mim o pior é mesmo o impacto que isso terá na bateria. Espero que não seja significativo, mas não sei, só o tempo o dirá.
Acho que o que incomoda muita gente, pelo menos incomoda-me a mim, é que não vejo motivo válido para não colocar um sistema de arrefecimento, por mais simples que seja. Já vimos que a própria Nissan colocou um na e-NV200. Além dessa existem outros carros eléctricos com um preço semelhante que têm refrigeração a ar, como Hyundai ioniq, Renault Zoe e acho que até o novo Smart tem. Por isso não se compreende esta decisão por parte da Nissan.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rapidgate à primeira carga rápida?

Mensagem por LFN » 31 mai 2018, 14:03

As limitações começam mesmo com temperaturas ideais e na primeira carga rápida, pouco acima dos 60% de SOC a potência de carregamento é logo significativamente reduzida. O Leaf 30 carrega pelo menos até aos 80% à velocidade máxima. São coisas que fazem diferença em viagens longas. Depois com o problema da temperatura ainda a cortar mais...fica um carro mais limitado do que alguns com baterias mais pequenas. Espero bem que a Nissan se convença a incluir TMS no Leaf, senão vamos ter os PCR em Portugal entupidos com filas de espera monumentais...

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”