Página 1 de 30

Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 22 fev 2018, 15:06
por mjr
Encontrei este Log do LS a um Leaf 2 40:

Imagem

Salta logo à vista que a tensão máxima das células aumentou para os 4,2V. Denota muita confiança da Nissan permitir carregar até aos 4,2V dando garantia de 160k km e 8 anos.

Depois também deu para ver que mesmo com a bateria quase nos 100% de SOC ainda conseguiu regenerar 11,8A, ou seja quase 5kW. Isto significa que mesmo com o ePedal os travões de fricção só serão usados nos últimos porcento de SOC e quando o carro está prestes a parar.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 01:54
por mjr
Como já escrevi noutro tópico, a regeneração do Leaf 2 é brutal:

Imagem

57kW, 165A.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 10:42
por civic
Pelo que percebi esta regeneração só é alcançada com o e-pedal ativo, certo?

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 11:07
por mjr
Acho que não, ao carregar no travão ele regenera igual quando não tem o e-pedal ativo. A capacidade de regeneração não depende do modo utilizado mas do limite do inversor e da bateria. Com o e-pedal é mais fácil porque não é preciso dosear o travão para ele dar a regeneração máxima.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 11:15
por civic
Mas deve ser bem diferente em modo eco, D ou B, ou há pouca diferença? Eu no Meu hibrido não gosto muito de puxar pela regeneração máxima, pois acho que não dá muita saúde às baterias, tenho um Honda Civic Hybrid e por norma quando travo mais forte passo para o modo S onde a regeneração é menor mas eleva mais as rotações do motor termico, usando este também para travar. ;)
Desculpa lá as perguntas, mas estou em pulgas para andar numa cena dessas. :lol:

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 12:35
por mjr
Nos outros modos a regeneração máxima anda pelos 25kW sem carregar no pedal do travão. Ao carregar no travão vai ao nível do e-Pedal.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 12:58
por civic
Então não temos forma de anular essa regeneração bruta?

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 13:44
por cfvp
Obrigado pela informação, mjr. Estou apenas um pouco apreensivo com as temperaturas da bateria. Isso acontecia no outro Leaf?

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 15:01
por BECOOL
Obrigado pela partilha de informação mjr.

Que testes tens previstos fazer durante o fim de semana?

Seria excelente ver de que forma a temperatura da bateria limita a velocidade dos carregamentos rápidos, para saber como é que o Leaf se porta em viagens longas de autoestrada. Os testes do aaronr não têm sido muito animadores.

Antes a Nissan publicitava 40 minutos dos 0 aos 80 %, agora já diz entre 40 e 60 minutos.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 24 fev 2018, 22:09
por mjr
É curioso porque em andamento ele não limita a regeneração, pelo menos antes da zona de temperatura vermelha.

Na carga que fiz ele começou a limitar a corrente aos 65% de SOC/45C, tendo iniciado aos 31C e 15% de SOC. A princípio não parecia ser uma limitação por temperatura, especialmente pela forma da curva que parecia o normal de uma bateria de lítio:

Imagem

Infelizmente só tenho o carro até amanhã e os PCRs do Porto estão tomados pelos profissionais do táxi e Uber...