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por mjr » 16 set 2020, 19:33
Olhando para o que acontece nas células do mk1 que eu retirei do meu Leaf original (BTW, estavam todas fisicamente como novas), caso estas sejam descarregadas a menos de 3V começa a haver alguma dissolução da SEI do ánodo de grafite, dissolução esta que gera um gás que faz inchar a célula.
Quando isso me aconteceu numa célula por esquecimento (estava a alimentar uma grow ligth), esta ficou muito inchada. Neste caso foi até aos 2V por célula. Optei depois por carregar muito lentamente (C/48), o que miraculosamente retirou todo o inchaço e até fez aumentar a capacidade da célula de 35Ah para acima de 40Ah!
O que pode estar aqui a acontecer no caso dos TVDE/taxi é estes estarem a descarregar os packs até 0% ou muito perto disse e logo a seguir fazer cargas rápidas, impedindo que se forme uma nova SEI "ordenada" no ánodo, fazendo deposição de lítio que nunca mais pode ser utilizado e impedindo que todo o gás seja recombinado na formação da nova SEI.
O TM3 quando faz um supercarregamento de SOCs muito baixos (menos de 5%) começa a carregar lentamente e só quando atinge os 5% de SOC e uma temperatura mínima do pack acima de 30C é que aumenta a potência brutalmente. O Leaf, que eu saiba, é sempre à bruta, e pode estar aí a explicação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt