Como o mjr referiu há vários factores que influenciam a distancia de travagem, os principais são a velocidade (a que o veiculo circula) e a sua massa (peso).
Adicionalmente há a eficácia dos travões e o atrito entre os pneus e a estrada, é na componente do atrito que se verifica a importância dos amortecedores (ainda se lembram do anuncio de TV dos amortecedores Monroe, que agarravam o carro à estrada?
).
Mas no fim é apenas física.
Assim, no caso especifico do vídeo aqui colocado, o comparativo entre o e-C4 e o ID.3, a energia cinética do ID.3 é bastante superior ao e-C4, isto porque o ID.3 pesa mais 150kg que o e-C4, (1800 para 1650) logo tendo em conta o teste de travagem dos 120km para 0km, o facto de ID.3 travar praticamente à mesma distancia do e-C4, (20 cm de diferença em 55 metros) significa que a eficácia dos travões do ID.3 é superior,isto porque consegue anular uma
energia cinética superior, practicamente na mesma distancia, facto realçado pelo apresentador, quando refere que apesar do peso do ID.3 ser superior, a distancia é praticamente a mesma.
No teste de travagem em curva (90km até 0) , o ID.3 demora mais 3 metros a travar, percentualmente é relevante, é quase 10%, aqui diria que tal como no teste do alce em que o e-C4 consegue melhores resultados devido aos amortecedores e por ser tração à frente eu apostaria que pelo mesmo motivo, o e-C4 tem melhor performance na travagem em curva , mais por esses factores do que pelo tipo de travão do eixo traseiro do ID.3.
E tal como refere o apresentador ao minuto 8:47, o facto de o ID.3 ter travões de tambor atrás não compromete a segurança.
Duas notas:
1-Deixo um link onde estão os testes de travagem de vários carros, todos com travões de disco, penso eu, mas com distancias diferentes, como não podia deixar de ser.
https://electrek.co/2018/05/21/tesla-mo ... la-denies/
2- Os carros da VW nunca foram os melhores, o que transformou a VW no maior fabricante mundial, foi conseguir produzir carros razoáveis a preços razoáveis, isto desde o inicio, desde o Carocha. Apesar do Dieselgate, nos últimos 2 anos o grupo VW voltou a ser o que mais carros vende, isto não se consegue com uma politica de andar enganar os clientes sistematicamente como alguns aqui afirmam. Alguém acredita que há 11 milhões de tótos/ano que gostam de ser enganados?
Edit: mudar velocidade cinética para energia cinética, antes que alguém me chame nomes....