DB O "Ampera" Contra-ataca

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Re: DB O "Ampera" Contra-ataca

Mensagem por sosimple » 07 ago 2017, 00:00

Na minha experiência, o ideal é mudar para o modo Hold com não menos que 40 a 50 % de bateria. O buffer extra permite uma geração mais relaxada de electricidade, evitando consumos mais elevados. Só terás de fazer contas de cabeça para mudar de volta para bateria a uma distância que te permita gastar o resto, assumindo que podes carregar no destino.

Orlando
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Re: DB O "Ampera" Contra-ataca

Mensagem por Orlando » 07 ago 2017, 10:03

sosimple Escreveu:Na minha experiência, o ideal é mudar para o modo Hold com não menos que 40 a 50 % de bateria. O buffer extra permite uma geração mais relaxada de electricidade, evitando consumos mais elevados. Só terás de fazer contas de cabeça para mudar de volta para bateria a uma distância que te permita gastar o resto, assumindo que podes carregar no destino.
Esse modo Hold irá forçar a entrada do motor a gasolina?
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Re: DB O "Ampera" Contra-ataca

Mensagem por sosimple » 07 ago 2017, 10:09

Sim. O modo Hold "tranca" o SOC, recorrendo ao ICE.

https://www.opel.pt/content/dam/Opel/Eu ... online.pdf

Vê a partir da página 116.

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Re: DB O "Ampera" Contra-ataca

Mensagem por sosimple » 07 ago 2017, 10:25

A tradução para Português é fraquinha... :roll:

Funcionamento
Este veículo é um veículo eléctrico de autonomia aumentada. Utiliza um sistema de propulsão eléctrica para accionar permanentemente o veículo. A electricidade é a fonte primária de energia do veículo, enquanto a gasolina é a segunda fonte.
O veículo tem dois modos de funcionamento: Eléctrico e aumento de autonomia. Em ambos os modos, o veículo é impulsionado por uma unidade de accionamento eléctrico. Converte energia eléctrica em energia mecânica para accionar as rodas. O desempenho do veículo mantém-se o mesmo em ambos os modos.

Modo eléctrico
No modo eléctrico o veículo não usa combustível ou produz emissões. Durante o modo primário, o veículo é accionado pela energia eléctrica armazenada na bateria de alta tensão. O veículo pode funcionar neste modo até que a bateria tenha atingido uma carga baixa.
Existem algumas condições em que a carga da bateria é suficientemente elevada para accionar o modo eléctrico, mas o motor mantém-se a funcionar mesmo assim. São as seguintes:
  • Temperaturas ambiente baixas.
  • Temperaturas elevadas ou baixas da bateria de alta tensão.
  • O capot está aberto ou não está completamente fechado com o trinco.
  • Certas condições de avaria da bateria de alta tensão.
  • O modo de manutenção do motor ou a manutenção do combustível estão activos.
Modo de aumento de autonomia
Quando o veículo atinge o limite da autonomia, comuta para o modo de aumento de autonomia. Neste modo secundário, a electricidade é produzida pelo motor alimentado a combustível. Esta fonte secundária de energia eléctrica aumenta a autonomia do veículo. O funcionamento continua no modo de aumento de autonomia até que o veículo possa ser ligado à alimentação para recarregar a bateria de alta tensão e restaurar o modo eléctrico. A bateria de alta tensão continuará a disponibilizar alguma potência e funciona conjuntamente com o motor para providenciar desempenho em picos quando necessário, tal como subir pendentes inclinadas ou manobras que requeiram grande aceleração. A bateria não será carregada nem a autonomia em modo eléctrico do veículo será restaurada pelo motor.
Tanto no modo eléctrico como no modo de aumento de autonomia, se existir uma avaria na bateria de alta tensão, o motor pode trabalhar sem desligar para gerar a electricidade necessária. Ligará o indicador luminoso de anomalia.

Modos de accionamento
Enquanto conduzir nos modos eléctrico ou de aumento de autonomia, podem ser seleccionados modos de funcionamento adicionais.
Prima DRIVE MODE tantas vezes quantas o modo de condução pretendido se destacar no Centro de Informação ao Condutor (CIC).
  • Normal
  • Desportivo (Sport)
  • Montanha (Mountain)
  • Mant (Hold)
Modo Sport
O modo Desportivo apresenta uma aceleração com maior capacidade de resposta do que o modo Normal, mas pode reduzir a eficiência. Utilizar o modo Normal sempre que possível.

Modo de Montanha
O modo Montanha deve ser seleccionado no início de uma viagem antes iniciar a subida de gradientes elevados e quando antecipar uma condução em terrenos com subidas acentuadas ou terreno montanhoso. Este modo mantém uma reserva da carga eléctrica da bateria de alta tensão para dar um desempenho melhorado de modo a vencer as subidas. Ao conduzir no modo Montanha, o veículo terá uma aceleração com menor resposta. O modo Montanha não mudará o desempenho normal de travagem do veículo em terrenos com descidas acentuadas.
Se é esperada uma condução em subidas e descidas íngremes, é recomendado que o modo Montanha seja seleccionado pelo menos 20 minutos antes de iniciar a condução em inclinações de gradiente elevado. Isto dará ao veículo tempo para acumular reserva de carga da bateria que é suficiente.
Se o modo Montanha não for seleccionado para estas condições, a potência de propulsão pode ser reduzida e as rotações do motor podem aumentar.

Modo em espera
O modo Mant apenas está disponível quando o veículo está no modo eléctrico. Este modo coloca a carga remanescente da bateria em reserva para o condutor utilizar como pretendido. A selecção deste modo faz a transição do veículo para o modo de aumento de autonomia para manter a reserva de carga da bateria.
O modo em espera não alterará o desempenho de aceleração ou de travagem do veículo.

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Re: DB O "Ampera" Contra-ataca

Mensagem por Orlando » 07 ago 2017, 10:26

sosimple Escreveu:Sim. O modo Hold "tranca" o SOC, recorrendo ao ICE.

https://www.opel.pt/content/dam/Opel/Eu ... online.pdf

Vê a partir da página 116.
E a regeneração aumenta?
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Re: DB O "Ampera" Contra-ataca

Mensagem por sosimple » 07 ago 2017, 10:36

Não tem qualquer influência. O aumento da regeneração é feito através do selector da "caixa de velocidades", escolhendo a posição L. Atenção, que tal como no Leaf, os stops não acendem mesmo em regeneração mais vigorosa (que por curiosidade aceita mais de 60kW). Por outro lado, os travões do carro são do tipo "blend", o que significa que podes controlar a regeneração através do travão, por isso basta conduzir "normalmente", com alguma suavidade.

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Re: DB O "Ampera" Contra-ataca

Mensagem por Orlando » 07 ago 2017, 10:39

E porque no ecrã não aparece quando regenera?
Apenas se vê quando de acelera e quando se trava.
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Re: DB O "Ampera" Contra-ataca

Mensagem por sosimple » 07 ago 2017, 11:57

Se estás a falar da esfera do lado direito do quadrante, essa serve apenas para dar feedback sobre os teus comandos. Só os modelos de finais de 2013 em diante é que incluem um display detalhado / quantitativo da energia gasta / produzida em tempo real. Nos anteriores (como o meu e creio que o teu), apenas temos o display qualitativo através da animação com a bateria, os motores e as rodas no ecrã central. Para mais detalhes, só com uma APP via CAN-BUS. Acharam que o público-alvo não teria interesse "nessas coisas".

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Re: DB O "Ampera" Contra-ataca

Mensagem por Orlando » 10 ago 2017, 12:11

Revisão feita e 275euros para o galheiro, deram-me cabo mennekes novo, mas EVSE continua o laranja.
Já não estava habituado a estas revisões em que nos sentimos meio enganados.
Ida e volta a Leiria gastei quase 10litros de gasolina.
Fiz AE entre 100 a 120kmh a gasolina e naiconais a 70kmh.
Resultado, o Ampera consome 6litros em modo gasolina. Bom para carro a gasolina, mau para quem tem diesel que a esta velocidade fazem 5l.
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Re: DB O "Ampera" Contra-ataca

Mensagem por jfr2006 » 10 ago 2017, 22:40

Se queres algo que gaste pouca gasolina e que use também electricidade carregando na tomada, terias de escolher o Prius Plug In :mrgreen:

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