Meio Milhão!!

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Meio Milhão!!

Mensagem por lmmr74 » 08 mar 2016, 15:11

Um Chevy Volt (irmão gémeo do Ampera) com 300000 milhas, sem perda de autonomia em modo eléctrico perceptível...impressionante :shock:

http://www.hybridcars.com/chevy-volt-tr ... 00th-mile/

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Meio Milhão!!

Mensagem por mjr » 08 mar 2016, 16:28

Mas só um terço foi em modo elétrico...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Meio Milhão!!

Mensagem por lmmr74 » 08 mar 2016, 16:39

mjr Escreveu:Mas só um terço foi em modo elétrico...
Sim tens razão, foram "apenas" 160000km's sem perda de autonomia! :D

No entanto, o carro mesmo com o MCI a trabalhar, este está a gerar electricidade para a bateria, portanto directa ou indirectamente andou sempre em modo eléctrico.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Meio Milhão!!

Mensagem por Fil » 08 mar 2016, 16:45

Não deixa de ser uma marca bastante interessante. Espero que o bolt seja melhor ainda em termos de degradação. Promete ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Meio Milhão!!

Mensagem por mjr » 08 mar 2016, 16:57

O buffer de reserva do Volt é muito grande... Mais de 30% da capacidade não é usada quando novo, pelo que para ver perda de capacidade é preciso muito tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Meio Milhão!!

Mensagem por FullElectric » 08 mar 2016, 17:05

mjr Escreveu:Mas só um terço foi em modo elétrico...
O Volt anda sempre em modo elétrico.

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Meio Milhão!!

Mensagem por lmmr74 » 08 mar 2016, 17:06

mjr Escreveu:O buffer de reserva do Volt é muito grande... Mais de 30% da capacidade não é usada quando novo, pelo que para ver perda de capacidade é preciso muito tempo.
A questão é, o consumidor compra um produto e após vários anos e muitos km's de utilização, não se sente defraudado, ou seja, independentemente de questões técnicas, o carro mantém as características iniciais. Para mim isto é o mais importante.

No entanto, não me parece que a questão essencial seja apenas a reserva de buffer, mas sim o excelente sistema de arrefecimento do pack.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Meio Milhão!!

Mensagem por Fil » 08 mar 2016, 17:08

FullElectric Escreveu:
mjr Escreveu:Mas só um terço foi em modo elétrico...
O Volt anda sempre em modo elétrico.
Com gerador a gasolina.

Vai perdendo o buffer e não se nota na autonomia, no entanto, preferia ter o buffer disponível para utilizar desde sempre. Mas admito que para muitos utilizadores, seja melhor ter buffer.

E claro que o arrefecimento conta e muito.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Meio Milhão!!

Mensagem por mjr » 08 mar 2016, 18:07

Com mais de 30% intocáveis com o SOH a 100, só se começa a sentir degradação quando o SOH atinge 70%. Equivale a um Leaf com 9 barras a meio caminho para as 8.

Em AE o motor a gasolina do Volt também faz mover as rodas, diretamente, quando está a trabalhar. E neste caso 200000 milhas foram feitas com energia gerada pelo motor a combustão, não por energia carregada na bateria. Para este nível de milhas é muito provável que a maior parte tenha sido em AE, onde a partir do momento que a bateria fica sem energia o seu uso é praticamente nulo (nem sequer como híbrido funciona), com a energia gerada pelo gerador a ir diretamente para o motor elétrico, acoplada à energia mecânica que é transferida diretamente do motor térmico para as rodas.

Na minha opinião o sistema de arrefecimento não é muito significativo para explicar a maior durabilidade. Ele está lá por causa dos 160cv (por aí), que aliados ao elevado C rate da bateria de 16kW.h provoca demasiado aquecimento na bateria.

Não acredito que o Bolt tenha estas reservas de capacidade e por isso espero uma degradação mais "normal", mas claro que numa nova geração de baterias mais resistentes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Meio Milhão!!

Mensagem por mjr » 08 mar 2016, 18:28

Isso não faz sentido rdias! Ele liga às rodas quando é mais eficiente e isso é obviamente em situações em que a velocidade é constante, não em situações onde é necessário acelerar e regenerar como em montanha.

Tens aqui uma boa discussão sobre o assunto:

http://gm-volt.com/forum/archive/index.php/t-23905.html
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Opel Ampera / Chevrolet Volt”