Página 1 de 3

Meio Milhão!!

Enviado: 08 mar 2016, 15:11
por lmmr74
Um Chevy Volt (irmão gémeo do Ampera) com 300000 milhas, sem perda de autonomia em modo eléctrico perceptível...impressionante :shock:

http://www.hybridcars.com/chevy-volt-tr ... 00th-mile/

Re: Meio Milhão!!

Enviado: 08 mar 2016, 16:28
por mjr
Mas só um terço foi em modo elétrico...

Re: Meio Milhão!!

Enviado: 08 mar 2016, 16:39
por lmmr74
mjr Escreveu:Mas só um terço foi em modo elétrico...
Sim tens razão, foram "apenas" 160000km's sem perda de autonomia! :D

No entanto, o carro mesmo com o MCI a trabalhar, este está a gerar electricidade para a bateria, portanto directa ou indirectamente andou sempre em modo eléctrico.

Re: Meio Milhão!!

Enviado: 08 mar 2016, 16:45
por Fil
Não deixa de ser uma marca bastante interessante. Espero que o bolt seja melhor ainda em termos de degradação. Promete ;)

Re: Meio Milhão!!

Enviado: 08 mar 2016, 16:57
por mjr
O buffer de reserva do Volt é muito grande... Mais de 30% da capacidade não é usada quando novo, pelo que para ver perda de capacidade é preciso muito tempo.

Re: Meio Milhão!!

Enviado: 08 mar 2016, 17:05
por FullElectric
mjr Escreveu:Mas só um terço foi em modo elétrico...
O Volt anda sempre em modo elétrico.

Re: Meio Milhão!!

Enviado: 08 mar 2016, 17:06
por lmmr74
mjr Escreveu:O buffer de reserva do Volt é muito grande... Mais de 30% da capacidade não é usada quando novo, pelo que para ver perda de capacidade é preciso muito tempo.
A questão é, o consumidor compra um produto e após vários anos e muitos km's de utilização, não se sente defraudado, ou seja, independentemente de questões técnicas, o carro mantém as características iniciais. Para mim isto é o mais importante.

No entanto, não me parece que a questão essencial seja apenas a reserva de buffer, mas sim o excelente sistema de arrefecimento do pack.

Re: Meio Milhão!!

Enviado: 08 mar 2016, 17:08
por Fil
FullElectric Escreveu:
mjr Escreveu:Mas só um terço foi em modo elétrico...
O Volt anda sempre em modo elétrico.
Com gerador a gasolina.

Vai perdendo o buffer e não se nota na autonomia, no entanto, preferia ter o buffer disponível para utilizar desde sempre. Mas admito que para muitos utilizadores, seja melhor ter buffer.

E claro que o arrefecimento conta e muito.

Re: Meio Milhão!!

Enviado: 08 mar 2016, 18:07
por mjr
Com mais de 30% intocáveis com o SOH a 100, só se começa a sentir degradação quando o SOH atinge 70%. Equivale a um Leaf com 9 barras a meio caminho para as 8.

Em AE o motor a gasolina do Volt também faz mover as rodas, diretamente, quando está a trabalhar. E neste caso 200000 milhas foram feitas com energia gerada pelo motor a combustão, não por energia carregada na bateria. Para este nível de milhas é muito provável que a maior parte tenha sido em AE, onde a partir do momento que a bateria fica sem energia o seu uso é praticamente nulo (nem sequer como híbrido funciona), com a energia gerada pelo gerador a ir diretamente para o motor elétrico, acoplada à energia mecânica que é transferida diretamente do motor térmico para as rodas.

Na minha opinião o sistema de arrefecimento não é muito significativo para explicar a maior durabilidade. Ele está lá por causa dos 160cv (por aí), que aliados ao elevado C rate da bateria de 16kW.h provoca demasiado aquecimento na bateria.

Não acredito que o Bolt tenha estas reservas de capacidade e por isso espero uma degradação mais "normal", mas claro que numa nova geração de baterias mais resistentes.

Re: Meio Milhão!!

Enviado: 08 mar 2016, 18:28
por mjr
Isso não faz sentido rdias! Ele liga às rodas quando é mais eficiente e isso é obviamente em situações em que a velocidade é constante, não em situações onde é necessário acelerar e regenerar como em montanha.

Tens aqui uma boa discussão sobre o assunto:

http://gm-volt.com/forum/archive/index.php/t-23905.html