Diário de Bordo Opel Ampera

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por lmmr74 » 09 abr 2015, 12:02

jasmim Escreveu: Se for como no leaf mk1, carregando no botão de A/C, vê-se de imediato um redução de autonomia de cerca de 20 km. Desligando o A/C volta de imediato para os valores que tinha.
No ampera não aprece no LCD essa redução?
Nunca me apercebi disso, para ser franco.

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por lmmr74 » 09 abr 2015, 14:58

rdias Escreveu: Ele disse um sensor.. Por isso não deve ser tão grave... Ainda bem que ha garantia e oficinas por ca... Da tesla é que ainda não ha... :D
Existem pelo menos 2 oficinas Opel que reparam o Ampera/Volt, a Auto industrial e a Gamobar (quem me vendeu o carro), estas em Lisboa, no Porto também existem alternativas segundo sei.

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por lmmr74 » 08 set 2015, 22:15


Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por Apr » 09 set 2015, 19:28

Boas férias, dessas tomadas quanto consegues debitar?

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por lmmr74 » 10 set 2015, 18:14

Apr Escreveu:Boas férias, dessas tomadas quanto consegues debitar?
No parque de Vila Nova de Milfontes máximo 6A

danielbranco
Mensagens: 159
Registado: 17 jun 2015, 14:32
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por danielbranco » 18 out 2015, 07:30

O meu tipo de férias preferido :)

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por lmmr74 » 18 dez 2015, 17:04

Completei 20.000km's com o Ampera, desde que o comprei em Fevereiro, teve uma utilização real de 10 meses. Algumas estatísticas:

km's eléctricos: 16000 - 80.31%
Km's a gasolina: 3900 - 19.69%

Dos km's feitos a electricidade, 14900 foram totalmente gratuitos, fruto das cargas na MobiE

Consumo médio a gasolina 1.1L/100

38% dos 20.000km's que fiz foram em viagens longas, cerca de 600 km's ida e volta cada viagem.

Tendo em conta que quase 40% da utilização deste carro foi fora da zona de autonomia, conseguir uma média geral de 1.1L/100 é excelente na minha perspectiva.

O carro continua a fazer sempre os cerca de 75-80 km's com uma só carga, portanto os mesmos que eventualmente faria em novo, visto que tem cerca de 4 anos. Parece-me um bom indicador da fiabilidade do pack...

Entretanto levei-o à inspecção e passou sem qualquer apontamento. Foi motivo de curiosidade e das habituais perguntas quer dos inspectores quer de outros clientes que estavam no centro de inspecção que usei (autódromo do Estoril).

O meu perfil não se alterou, ou seja, no dia a dia os 60 km's diários que faço em média são cobertos pela autonomia da bateria, quer isto dizer que a gasolina que gastei foi 99% em viagens longas.


Na inspecção:
[img]http://s5.postimg.cc/enrmv7t6v/Fotografia0073.jpg[/img]

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por lmmr74 » 12 abr 2016, 11:20

Instalei um "ponto de carga" no meu parqueamento e porque alguns colegas do fórum têm provavelmente a mesma necessidade, partilho os passos que dei até consumar esta obra...

Comecei por investigar a legislação que regula o acesso à electricidade para carregamento de VE's em partes comuns de prédios e verifiquei que temos esse direito, desde que se informe o condomínio com uma determinada antecedência (não me recordo de quantos dias), assim fiz numa reunião onde ficou escrito em acta a concordância da assemblei por maioria. Posteriormente contactei um electricista credenciado que me fez a instalação e me passou um certificado de responsabilidade sobre os trabalhos realizados.

Como no prédio onde vivo não existem tomadas dedicadas com ligação a cada fracção, tinha 2 opções:

1.Fazer uma puxada desde a minha fracção (5ºandar)
Prós: Independência face à rede comum e poder usufruir da tarifa bi-horária
Contras: Instalação significativamente mais cara e de muito mais difícil execuçao pois implicava trabalhos de construção civil algo complicados
2.Fazer uma puxada do rede comum do prédio
Prós: Trabalho mais simples, menos moroso e muito mais barato e vantagem de poder usufruir da instalação Tri-fásica
Contras: Dependência da rede comum e impossibilidade de beneficiar do bi-horário

Tendo em conta que usarei este ponto de carregamento pontualmente, pois carrego quase sempre fora de casa a título gratuito, a escolha foi a 2ªopção. Neste sentido aproveitei a rede tri fásica e consigo 16A por fase. Actualmente uso apenas uma fase, mas caso compre outro VE posso perfeitamente desmultiplicar por 2 ou mesmo carregar um carro que suporte trifásico (Tesla, por ex.)

Algumas fotos:

[img]http://s5.postimg.cc/a6uelkmmf/Fotografia0123.jpg[/img]

[img]http://s5.postimg.cc/b40tufy4n/Fotografia0126.jpg[/img]

[img]http://s5.postimg.cc/uae0xmemf/Fotografia0125.jpg[/img]

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por jpgoncalves2 » 12 abr 2016, 11:37

Obrigado pela partilha! Boa malha lmmr74! :)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por Fil » 12 abr 2016, 15:17

Muito bom e preparadíssimo para o futuro. Foi um bom investimento.

Responder

Voltar para “Opel Ampera / Chevrolet Volt”