BMW i3 120HA Opções de Carregamento idrive

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luiscosta1967
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BMW i3 120HA Opções de Carregamento idrive

Mensagem por luiscosta1967 » 05 mar 2022, 23:22

Boa noite,

Comprei recentemente o bmw i3 de 120 Ah usado de 2020, no entanto ainda não consegui compreender as opções de carregamento AC e DC, Fraca, Reduzida ou Alta. Será que alguém me pode ajudar a usar a opção mais adequada em função do posto de carregamento?

Tomada doméstica de casa (potência contratada 6,9kva), usando o cabo de carregamento da viatura 10A?
Tomadas públicas 3,7KW ou 7,4Kw (16A)!?
Tomada pública AC 22KW (cabo 32A)?
Tomada pública AC 11Kw (cabo 32A)?
Carregamento público DC 50kw (125A)?

Obrigado,

Luís Costa

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Arad79
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Re: BMW i3 120HA Opções de Carregamento idrive

Mensagem por Arad79 » 06 mar 2022, 19:46

Para carregamento AC tem as diferentes potências escritas no carregador (EVSE) do carro, penso. Nos postos de carregamento público carrega até 11kW.

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zeuz
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Re: BMW i3 120HA Opções de Carregamento idrive

Mensagem por zeuz » 06 mar 2022, 20:32



Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
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rimsilva
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Re: BMW i3 120HA Opções de Carregamento idrive

Mensagem por rimsilva » 07 mar 2022, 13:16

luiscosta1967 Escreveu:
05 mar 2022, 23:22
Boa noite,

Comprei recentemente o bmw i3 de 120 Ah usado de 2020, no entanto ainda não consegui compreender as opções de carregamento AC e DC, Fraca, Reduzida ou Alta. Será que alguém me pode ajudar a usar a opção mais adequada em função do posto de carregamento?

Tomada doméstica de casa (potência contratada 6,9kva), usando o cabo de carregamento da viatura 10A?
Tomadas públicas 3,7KW ou 7,4Kw (16A)!?
Tomada pública AC 22KW (cabo 32A)?
Tomada pública AC 11Kw (cabo 32A)?
Carregamento público DC 50kw (125A)?

Obrigado,

Luís Costa
O meu i3 é monofásico, mas a lógica é a mesma para o i3 120Ah trifásico.

Penso que há aí alguma erro nas terminologias, mas basicamente é possivel definir no carro 3 niveis de potência de carregamento, depois a potência efectiva de carregamento vai depender da capacidade do posto/tomada.

Usando o carregador doméstico (EVSE) é possivel definir 3 niveis de carregamento:
Baixo - 6A
Reduzido - 8A
Alto - 10/12A

Para cargas AC, será a mesma lógica (como disse não tenho i3 120Ah, mas pode ver no carro ou manual os niveis de carregamento AC):
Reduzido - 7,4 kW (32A monofásico)
Alta - 11 KW (16A trifásico)

Apesar do i3 apenas carregar no máximo a 16A trifásico, o cabo é de 32A (trifásico).

Atenção, volto a referir que a potência efetiva de carregamento vai sempre depender também do posto e naturalmente do limite do carro, ou seja, num posto de 22 KW, o i3 nunca irá passar dos 11 KW de potência, mas se quiser pode limitar a potência no carro e em vez de carregar a 11 kW, pode carregar a 7,4 kW.

Carregamento DC não há niveis de potência.

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Re: BMW i3 120HA Opções de Carregamento idrive

Mensagem por luiscosta1967 » 08 mar 2022, 00:55

Obrigado pela ajuda, mas ainda não foi suficiente e manual do i3 apenas diz para ajustar ao cabo de carregamento. Sei que o i3 carrega máximo de 11kw PCN (em AC) e no máximo 49kw num posto PCR (DC). Tendo em conta que posso carregar num PCN de 7,4 a 22Kw ou num PCR com 50kw qual a potência a selecionar no i3 para cada situação. Na tomada de casa com 2kw devo escolher a opção fraca para carregar usando o cabo 10A. ?! Alguém pode ser mais específico, exemplificando qual a opção a usar em diferentes postos/potências vs cabos?!

Obrigado

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Arad79
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Re: BMW i3 120HA Opções de Carregamento idrive

Mensagem por Arad79 » 08 mar 2022, 10:59

Nos PCN e PCR carrega sempre ao máximo que o carro permite. Os modos de carregamento são para o carregamento doméstico.

FullElectric
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Re: BMW i3 120HA Opções de Carregamento idrive

Mensagem por FullElectric » 08 mar 2022, 12:07

Arad79 Escreveu:
08 mar 2022, 10:59
Nos PCN e PCR carrega sempre ao máximo que o carro permite. Os modos de carregamento são para o carregamento doméstico.
Não é 100% verdade.
Nos PCN de 3,7kW vai carregar a 3,7
Nos PCN de 7,4kW vai carregar a 7,4
Nos PCN de 11kW e 22kW vai carregar a 11kW (o máximo que o carro permite)
Nos PCR limitados (<50kW) vai carregar em função da potência que o posto disponibilizar

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Re: BMW i3 120HA Opções de Carregamento idrive

Mensagem por Arad79 » 08 mar 2022, 12:31

FullElectric Escreveu:
08 mar 2022, 12:07
Arad79 Escreveu:
08 mar 2022, 10:59
Nos PCN e PCR carrega sempre ao máximo que o carro permite. Os modos de carregamento são para o carregamento doméstico.
Não é 100% verdade.
Nos PCN de 3,7kW vai carregar a 3,7
Nos PCN de 7,4kW vai carregar a 7,4
Nos PCN de 11kW e 22kW vai carregar a 11kW (o máximo que o carro permite)
Nos PCR limitados (<50kW) vai carregar em função da potência que o posto disponibilizar
Ok, isso é óbvio, o carro só consegue receber o que o posto puder dar. Nos PCN, até 11kW, foi neste sentido que disse que carrega o máximo que o carro permite. Nem me lembrei dos postos a 3,7 e 7,4kW.

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rimsilva
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Re: BMW i3 120HA Opções de Carregamento idrive

Mensagem por rimsilva » 08 mar 2022, 16:03

luiscosta1967 Escreveu:
08 mar 2022, 00:55
Obrigado pela ajuda, mas ainda não foi suficiente e manual do i3 apenas diz para ajustar ao cabo de carregamento. Sei que o i3 carrega máximo de 11kw PCN (em AC) e no máximo 49kw num posto PCR (DC). Tendo em conta que posso carregar num PCN de 7,4 a 22Kw ou num PCR com 50kw qual a potência a selecionar no i3 para cada situação. Na tomada de casa com 2kw devo escolher a opção fraca para carregar usando o cabo 10A. ?! Alguém pode ser mais específico, exemplificando qual a opção a usar em diferentes postos/potências vs cabos?!

Obrigado
Se o manual não é suficientemente claro, basta ver no menu do carro aquilo que eu referi (em "configurações corrente de carga").

PCR não há margem para duvida. A ficha é a CCS e não é possivel definir niveis de potência, logo carrega em função daquilo que o posto debita e o carro aceita (o carregamento não é linear porque varia em função da temperatura da bateria e a percentagem da mesma, acima de ~85% a potência vai baixando).

A potência a seleccionar em cada situação depende daquilo que você pretende ou das condições do local onde está a carregar, por isso é que a BMW deu a opção de escolha.
Vou dar de novo o exemplo do carregador doméstico (EVSE):

Se vir no menu do carro tem 3 opções:
Baixo - 6A
Reduzido - 8A
Alto/maximo - 10/12A

Se quer carregar a 10A deve escolher a opção "máximo", no entanto tem a opção de carregar a 2 potências mais baixas (6A e 8A) que podem ser muito uteis, caso a potência no local de carregamento seja baixa ou tenha mais equipamentos a funcionar ao mesmo tempo que carrega e assim evita que a luz vá a baixo.

Para carregar fora de casa a lógica é a mesma, se quiser carregar sempre o mais rápido possivel, escolhe a opção "maximo" e dessa forma vai carregar sempre como o FullElectric referiu:
Nos PCN de 3,7kW vai carregar a 3,7
Nos PCN de 7,4kW vai carregar a 7,4
Nos PCN de 11kW e 22kW vai carregar a 11kW (o máximo que o carro permite)
Mas se por algum motivo não quiser carregar a 11 kW num posto de 11 KW ou 22 kW, pode escolher uma opção diferente (em vez de máximo, escolhe reduzida, por exemplo).

Como disse, no meu i3 de 60Ah, para cargas AC tenho 2 opções, não tenho a certeza se no caso do i3 120Ah é igual, ou seja, se tem 2 ou 3 opções.

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