BMW iX3

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pedroribeiro
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Re: BMW iX3

Mensagem por pedroribeiro » 08 jul 2021, 10:18

Nerusonu Escreveu:
08 jul 2021, 10:02
pedroribeiro Escreveu:
08 jul 2021, 07:51
Nerusonu Escreveu:
07 jul 2021, 19:44

EVSE da mobi.e? Não sei se queria algo desse gênero.
Viva
digo isso por seram talvez os mais básicos e como tal onde provávelmente se encontrarão mais depressa potenciais problemas. Uma estação ABB ou Efacec das novas tem uma gestão diferente, penso eu de que....
Eu percebi que te referias aos PCN(postos de carga normal) e não ao "sabonete"(EVSE) para carregar nas tomadas de casa, estava a brincar.
Pois, desculpa.Muitos anos no estrangeiro, misturo com frequencia os termos. :oops:

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BrunoAlves
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Re: BMW iX3

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2021, 12:17

pedroribeiro Escreveu:
08 jul 2021, 07:49
em AC ao destrancar pára mas vou verificar é o tema do carro estar destrancado e apenas entrares e saires. Mas o meu problema é que me quis parecer que ele parou o carregamento quando tranquei o carro. Isso é que não é aceitavel....
Podes verificar isso com o EVSE caseiro. É normal a carga interromper momentaneamente quando destrancas o carro. Mas se não puxares a ficha, deve continuar passado alguns segundos.

O meu ioniq também fazia isso. Os Leaf antigos e outros carros com type1 têm um "gatilho" na ficha, que o carro e EVSE interpretam e, com ele pressionado, cortam o consumo de energia para que quando a ficha sai não aconteça arco eléctrico.
Os carros com type2 não têm esse "gatilho". Assim, quando o carro está a carregar e se destrancam as portas, o carro interrompe a carga porque podes querer parar o carregamento. Se não tirares a ficha passados uns segundos, o carregamento recomeça. Se voltares a destrancar as portas, o tempo que o carro vai esperar até recomeçar o carregamento aumenta.
O que pode acontecer é, numa destas interrupções (sobretudo acima da primeira, que começam a ser mais prolongadas), o posto decidir que o carro está há demasiado tempo sem puxar energia e, por isso, dá o carregamento por terminado.

Abrir e fechar portas (com o carro destrancado) não deve ter interferência no carregamento.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: BMW iX3

Mensagem por pedroribeiro » 08 jul 2021, 13:47

Obrigado, Bruno!
abraço

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Re: BMW iX3

Mensagem por Nonnus » 08 jul 2021, 13:55

BrunoAlves Escreveu:
08 jul 2021, 12:17
Abrir e fechar portas (com o carro destrancado) não deve ter interferência no carregamento.
Os primeiros i-pace tem esse problema, cada vez que abres uma porta desliga o carregamento.
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Re: BMW iX3

Mensagem por mjr » 08 jul 2021, 14:57

Nos Leafs com Tipo 2 isso não acontece. Ele tem um botão específico na chave para abrir a porta de carga e é esse que faz parar o carregamento momentaneamente (uns 60s) caso premido. Durante esse tempo a ficha fica livre para ser retirada.
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Re: BMW iX3

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2021, 15:29

Sim, existem também bastantes que têm botão dedicado para destrancar o cabo de carregamento, estava só a situar os casos em que aquilo (pausar o carregamento ao destrancar as portas) acontece ;)
Nonnus Escreveu:
08 jul 2021, 13:55
Os primeiros i-pace tem esse problema, cada vez que abres uma porta desliga o carregamento.
Eia que chatice :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: BMW iX3

Mensagem por Nonnus » 08 jul 2021, 16:08

Apanhei um em Grândola no PCR a carregar em AC enquanto eu carregava em DC. Sai o primeiro filho pimba, volta a por a carregar. Sai a mulher, volta a por a carregar. Sai o segundo filho, volta a por a carregar. O gajo abre a porta para ir ao carro pimba, volta a por a carregar. Foi um fartote, até comentei com ele, que em alguns postos onde se paga taxa de activação era melhor ter cuidado com o entra e sai. Não sei o carro trancava as portas auto, porque até com as portas de trás acontecia.
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Re: BMW iX3

Mensagem por frankesousa » 09 jul 2021, 09:52

Estupidamente (não encontro outra palavra) parece existirem variadíssimos carros com esse problema.

Só mostra que as marcas não sabem o que é o VE nem como se usa.

O gajo que desenvolve a tomada Type 2 lê a especificação que diz, "sempre que destrancar a ficha tem de parar a carga por segurança", pimba implementa.
O gajo que desenvolve o fecho central pensa, fixe era a tomada de carga destrancar sempre que se destranca o carro ou até quando se sai do carro, pimba implementa.

Não haveria uma alma caridosa que testasse a coisa e visse que era uma estupidez o resultado final?

Sendo a marca que é, quanto tempo acham que vai passar entre as queixas do utilizador e a actualização de software para corrigir?
Eu apostava numa data do tipo "infinito", ou seja, nunca vão corrigir. O que é pena em pleno 2021 onde até a pia do cão já é conectada!
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Re: BMW iX3

Mensagem por rimsilva » 09 jul 2021, 10:19

As situações, mesmo dentro da marca, vão evoluindo e mudando (se calhar o i-pace já corrigiu essa situação)

Não esquecer que a conversa começou pelo carregamento AC num posto e nesse caso também vai depender dos requisitos do posto em termos de autenticação.

Como disse, lembro-me de ainda na fse piloto, no Mar Shopping eu conseguir retomar a carga remotamente, enquanto que nos postos efacec se tivesse problema, tinha de lá voltar para iniciar a carga de novo.

Em casa será diferente (com o EVSE ou walbox) um i3 permite abrir e fechar portas sem interromper a carga, enquanto que se destrancar o carro a carga pára, no entanto, como não requer autenticação, passados uns segundos o carregamento é retomado.

No caso do iX3, não haverá razão para ser diferente, mas pode acontecer e poderá ser resolvido com uma actualização de software

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Re: BMW iX3

Mensagem por Nonnus » 09 jul 2021, 10:27

rimsilva Escreveu:
09 jul 2021, 10:19
As situações, mesmo dentro da marca, vão evoluindo e mudando (se calhar o i-pace já corrigiu essa situação)
No i-pace mais recente nos vídeos que vi já não acontece. Agora é com os 4 piscas ligados carrega mais depressa (dizem) :lol: :lol:
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