BMW iX3

Fórum de discussão sobre todos os modelos elétricos plug-in da BMW.
Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: BMW iX3

Mensagem por pedroribeiro » 07 jul 2021, 09:41

zeuz Escreveu:
07 jul 2021, 09:27
pedroribeiro Escreveu:
06 jul 2021, 19:59
  • Tomadas AC estão-me a dar uns problemas: não sei porquê mas apenas à terceira ou quarta tentativa o carregamento se mantém. Antes disso, após 1 ou 2 minutos o carregamento pára. Se alguém tiver alguma ideia, agradeço!
Já procuraste nos fóruns internacionais? Ou nalgum grupo do Facebook?

EDIT

Encontrei estes grupos:
Viva Zeuz,
Estou no primeiro. Obrigado pelos outros!

Vou perguntando. Hoje devo passar no concessionario BMW de Guimaraes e vou ver se sabem algo...mas duvido

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: BMW iX3

Mensagem por pemifer » 07 jul 2021, 10:08

Parabéns pela aquisição e pela viagem!
Isto está muito engraçado, sim senhor, mas, ONDE ESTÃO AS FOTOS??? :lol: :lol: :lol: :lol:
Algumas mensagens deste topico mereciam a passagem para um DB próprio, e com fotos...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: BMW iX3

Mensagem por rimsilva » 07 jul 2021, 11:52

Olá Pedro,

Primeiro sem duvida que precisamos de um tópico teu, com as tuas experiências, já sabes que estou curioso com o teu VE, que promete imenso!

De forma resumida, já fizeste um bom relato da viagem e das dificuldades que sentiste e dos aspectos positivos.

Não sei que percurso fizeste por Espanha (é de facto um país grande e com poucos postos ainda), mas para uma viagem assim longa a necessitar de cargas ultra rápidas, pelo Norte (sem passar pelo país basco) só os da Ionity e 1 da Repsol em Vitória, julgo.

PCRs há bastantes e baratos (Iberdrola, Easycharger e Wenea).

Relativamente ao carregamento AC não estou a ver, se funciona ao fim de varias tentativas, é porque há algo a interferir.

Se não estivesse a carregar de todo, até poderia ser pelo esquecimento de ter o carregamento diferido activo.

A solução BMW charging é sem duvida comoda, mas atenção a alguns postos em Portugal que podem ficar muito mais caro do que seria suposto. Não estão todos na aplicação ainda, mas como os preços aperecem com uma tarifa plana, parece-me que alguns preços estão inflacionados (fiquei com a mesma sensação para carregamentos em Espanha).

No caso dos carregamentos na Ionity usaste a oferta? Ou tens um plano pago? Se por acaso fores carregar a barcelos com a aplicação da BMW conta como correu!

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: BMW iX3

Mensagem por pedroribeiro » 07 jul 2021, 12:30

rimsilva Escreveu:
07 jul 2021, 11:52
Olá Pedro,

Primeiro sem duvida que precisamos de um tópico teu, com as tuas experiências, já sabes que estou curioso com o teu VE, que promete imenso!

De forma resumida, já fizeste um bom relato da viagem e das dificuldades que sentiste e dos aspectos positivos.

Não sei que percurso fizeste por Espanha (é de facto um país grande e com poucos postos ainda), mas para uma viagem assim longa a necessitar de cargas ultra rápidas, pelo Norte (sem passar pelo país basco) só os da Ionity e 1 da Repsol em Vitória, julgo.

PCRs há bastantes e baratos (Iberdrola, Easycharger e Wenea).

Relativamente ao carregamento AC não estou a ver, se funciona ao fim de varias tentativas, é porque há algo a interferir.

Se não estivesse a carregar de todo, até poderia ser pelo esquecimento de ter o carregamento diferido activo.

A solução BMW charging é sem duvida comoda, mas atenção a alguns postos em Portugal que podem ficar muito mais caro do que seria suposto. Não estão todos na aplicação ainda, mas como os preços aperecem com uma tarifa plana, parece-me que alguns preços estão inflacionados (fiquei com a mesma sensação para carregamentos em Espanha).

No caso dos carregamentos na Ionity usaste a oferta? Ou tens um plano pago? Se por acaso fores carregar a barcelos com a aplicação da BMW conta como correu!
Viva
Em Espanha passei pelo Ionity de Burgos que ainda está em construção e nao quis parar no PCUR da Repsol em Vitoria porque contava com o PCR da Easycharger de Miranda de Ebro onde ia parar para comer um bocadillo no Hotel Tudanca. Saiu ao lado visto que nem bocadillo havia... :oops:

Estou a testar se pura e simplesmente para carregamento AC o carro não pára quando abro a porta...Sei que alguns i3 tiverem esse comportamento no passado, mas preciso mesmo de tempo para testar isso e sobretudo em EVSE mais básicos tipo os standard MOBI.E

Para o BMW charging, o que fiz foi imprimir o preçario e fazer um comparativo (em FR, BE, DE e CH) e olhometro no resto. Por vezes, por 2 ou 3 € mais vale optar pelo BMW Charging to que andar a dar cartoes de credito a torto e a direito (por ex para o Repsol, preferi pagar a 0.40cts/Kwh do que abrir outra conta).

Sim, tenho o Ionity Plus. Sai a 0.25-0.30cts em media dependendo do país. É mesmo top. No glitches!

Vou tentar testar um deles em PT enquanto ando por cá

abraços

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: BMW iX3

Mensagem por rimsilva » 07 jul 2021, 18:33

pedroribeiro Escreveu:
07 jul 2021, 12:30

Estou a testar se pura e simplesmente para carregamento AC o carro não pára quando abro a porta...Sei que alguns i3 tiverem esse comportamento no passado, mas preciso mesmo de tempo para testar isso e sobretudo em EVSE mais básicos tipo os standard MOBI.E
O carregamento pára quando é aberta a porta? Tenho de confrmar no meu, penso que sim que pára.

Ao destrancar o carro é certo que o carregamento é interrompido, mas a abertura de portas fiquei agora com duvidas, em DC é que não interfere o abrir/fechar portas e trancar/destrancar o carro.

Nerusonu
Mensagens: 806
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: BMW iX3

Mensagem por Nerusonu » 07 jul 2021, 19:44

pedroribeiro Escreveu:
07 jul 2021, 12:30
rimsilva Escreveu:
07 jul 2021, 11:52
Olá Pedro,

Primeiro sem duvida que precisamos de um tópico teu, com as tuas experiências, já sabes que estou curioso com o teu VE, que promete imenso!

De forma resumida, já fizeste um bom relato da viagem e das dificuldades que sentiste e dos aspectos positivos.

Não sei que percurso fizeste por Espanha (é de facto um país grande e com poucos postos ainda), mas para uma viagem assim longa a necessitar de cargas ultra rápidas, pelo Norte (sem passar pelo país basco) só os da Ionity e 1 da Repsol em Vitória, julgo.

PCRs há bastantes e baratos (Iberdrola, Easycharger e Wenea).

Relativamente ao carregamento AC não estou a ver, se funciona ao fim de varias tentativas, é porque há algo a interferir.

Se não estivesse a carregar de todo, até poderia ser pelo esquecimento de ter o carregamento diferido activo.

A solução BMW charging é sem duvida comoda, mas atenção a alguns postos em Portugal que podem ficar muito mais caro do que seria suposto. Não estão todos na aplicação ainda, mas como os preços aperecem com uma tarifa plana, parece-me que alguns preços estão inflacionados (fiquei com a mesma sensação para carregamentos em Espanha).

No caso dos carregamentos na Ionity usaste a oferta? Ou tens um plano pago? Se por acaso fores carregar a barcelos com a aplicação da BMW conta como correu!
Viva
Em Espanha passei pelo Ionity de Burgos que ainda está em construção e nao quis parar no PCUR da Repsol em Vitoria porque contava com o PCR da Easycharger de Miranda de Ebro onde ia parar para comer um bocadillo no Hotel Tudanca. Saiu ao lado visto que nem bocadillo havia... :oops:

Estou a testar se pura e simplesmente para carregamento AC o carro não pára quando abro a porta...Sei que alguns i3 tiverem esse comportamento no passado, mas preciso mesmo de tempo para testar isso e sobretudo em EVSE mais básicos tipo os standard MOBI.E

Para o BMW charging, o que fiz foi imprimir o preçario e fazer um comparativo (em FR, BE, DE e CH) e olhometro no resto. Por vezes, por 2 ou 3 € mais vale optar pelo BMW Charging to que andar a dar cartoes de credito a torto e a direito (por ex para o Repsol, preferi pagar a 0.40cts/Kwh do que abrir outra conta).

Sim, tenho o Ionity Plus. Sai a 0.25-0.30cts em media dependendo do país. É mesmo top. No glitches!

Vou tentar testar um deles em PT enquanto ando por cá

abraços
EVSE da mobi.e? Não sei se queria algo desse gênero.

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: BMW iX3

Mensagem por pedroribeiro » 08 jul 2021, 07:49

rimsilva Escreveu:
07 jul 2021, 18:33
pedroribeiro Escreveu:
07 jul 2021, 12:30

Estou a testar se pura e simplesmente para carregamento AC o carro não pára quando abro a porta...Sei que alguns i3 tiverem esse comportamento no passado, mas preciso mesmo de tempo para testar isso e sobretudo em EVSE mais básicos tipo os standard MOBI.E
O carregamento pára quando é aberta a porta? Tenho de confrmar no meu, penso que sim que pára.

Ao destrancar o carro é certo que o carregamento é interrompido, mas a abertura de portas fiquei agora com duvidas, em DC é que não interfere o abrir/fechar portas e trancar/destrancar o carro.
Pois, é isso. No DC não há stress nenhum. em AC ao destrancar pára mas vou verificar é o tema do carro estar destrancado e apenas entrares e saires. Mas o meu problema é que me quis parecer que ele parou o carregamento quando tranquei o carro. Isso é que não é aceitavel....

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: BMW iX3

Mensagem por pedroribeiro » 08 jul 2021, 07:51

Nerusonu Escreveu:
07 jul 2021, 19:44
pedroribeiro Escreveu:
07 jul 2021, 12:30
rimsilva Escreveu:
07 jul 2021, 11:52
Olá Pedro,

Primeiro sem duvida que precisamos de um tópico teu, com as tuas experiências, já sabes que estou curioso com o teu VE, que promete imenso!

De forma resumida, já fizeste um bom relato da viagem e das dificuldades que sentiste e dos aspectos positivos.

Não sei que percurso fizeste por Espanha (é de facto um país grande e com poucos postos ainda), mas para uma viagem assim longa a necessitar de cargas ultra rápidas, pelo Norte (sem passar pelo país basco) só os da Ionity e 1 da Repsol em Vitória, julgo.

PCRs há bastantes e baratos (Iberdrola, Easycharger e Wenea).

Relativamente ao carregamento AC não estou a ver, se funciona ao fim de varias tentativas, é porque há algo a interferir.

Se não estivesse a carregar de todo, até poderia ser pelo esquecimento de ter o carregamento diferido activo.

A solução BMW charging é sem duvida comoda, mas atenção a alguns postos em Portugal que podem ficar muito mais caro do que seria suposto. Não estão todos na aplicação ainda, mas como os preços aperecem com uma tarifa plana, parece-me que alguns preços estão inflacionados (fiquei com a mesma sensação para carregamentos em Espanha).

No caso dos carregamentos na Ionity usaste a oferta? Ou tens um plano pago? Se por acaso fores carregar a barcelos com a aplicação da BMW conta como correu!
Viva
Em Espanha passei pelo Ionity de Burgos que ainda está em construção e nao quis parar no PCUR da Repsol em Vitoria porque contava com o PCR da Easycharger de Miranda de Ebro onde ia parar para comer um bocadillo no Hotel Tudanca. Saiu ao lado visto que nem bocadillo havia... :oops:

Estou a testar se pura e simplesmente para carregamento AC o carro não pára quando abro a porta...Sei que alguns i3 tiverem esse comportamento no passado, mas preciso mesmo de tempo para testar isso e sobretudo em EVSE mais básicos tipo os standard MOBI.E

Para o BMW charging, o que fiz foi imprimir o preçario e fazer um comparativo (em FR, BE, DE e CH) e olhometro no resto. Por vezes, por 2 ou 3 € mais vale optar pelo BMW Charging to que andar a dar cartoes de credito a torto e a direito (por ex para o Repsol, preferi pagar a 0.40cts/Kwh do que abrir outra conta).

Sim, tenho o Ionity Plus. Sai a 0.25-0.30cts em media dependendo do país. É mesmo top. No glitches!

Vou tentar testar um deles em PT enquanto ando por cá

abraços
EVSE da mobi.e? Não sei se queria algo desse gênero.
Viva
digo isso por seram talvez os mais básicos e como tal onde provávelmente se encontrarão mais depressa potenciais problemas. Uma estação ABB ou Efacec das novas tem uma gestão diferente, penso eu de que....

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: BMW iX3

Mensagem por rimsilva » 08 jul 2021, 09:35

pedroribeiro Escreveu:
08 jul 2021, 07:49

Pois, é isso. No DC não há stress nenhum. em AC ao destrancar pára mas vou verificar é o tema do carro estar destrancado e apenas entrares e saires. Mas o meu problema é que me quis parecer que ele parou o carregamento quando tranquei o carro. Isso é que não é aceitavel....
Ontem em casa verifiquei essa situação e estando o carro destrancado, abrir e fechar portas não pára o carregamento (tenho ideia que em tempos acontecia).

O destrancar em AC pára o carregamento, depois disso também depende dos postos, por exemplo, quando ía ao Ikea colocava a carregar e o carregamento iniciava, mas como às vezes me esquecia de desligar o temporizador de carregamento, ele parava pouco depois.
Assim que consultava a aplicação e via que o carregamento era interrompido, alterava a confuguração na aplicação e a carga recomeçava, no entanto noutros casos, tinha de ir ao posto para passar o cartão de novo.

De qualquer forma o comportamente em AC é este, será uma questão de testar e caso esteja sempre a parar (sobretudo essa questão do trancar), pode passar na oficina com tempo para eles verificarem e possivelmente resolver com uma actualização de software.
Última edição por rimsilva em 08 jul 2021, 10:07, editado 1 vez no total.

Nerusonu
Mensagens: 806
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: BMW iX3

Mensagem por Nerusonu » 08 jul 2021, 10:02

pedroribeiro Escreveu:
08 jul 2021, 07:51
Nerusonu Escreveu:
07 jul 2021, 19:44
pedroribeiro Escreveu:
07 jul 2021, 12:30


Viva
Em Espanha passei pelo Ionity de Burgos que ainda está em construção e nao quis parar no PCUR da Repsol em Vitoria porque contava com o PCR da Easycharger de Miranda de Ebro onde ia parar para comer um bocadillo no Hotel Tudanca. Saiu ao lado visto que nem bocadillo havia... :oops:

Estou a testar se pura e simplesmente para carregamento AC o carro não pára quando abro a porta...Sei que alguns i3 tiverem esse comportamento no passado, mas preciso mesmo de tempo para testar isso e sobretudo em EVSE mais básicos tipo os standard MOBI.E

Para o BMW charging, o que fiz foi imprimir o preçario e fazer um comparativo (em FR, BE, DE e CH) e olhometro no resto. Por vezes, por 2 ou 3 € mais vale optar pelo BMW Charging to que andar a dar cartoes de credito a torto e a direito (por ex para o Repsol, preferi pagar a 0.40cts/Kwh do que abrir outra conta).

Sim, tenho o Ionity Plus. Sai a 0.25-0.30cts em media dependendo do país. É mesmo top. No glitches!

Vou tentar testar um deles em PT enquanto ando por cá

abraços
EVSE da mobi.e? Não sei se queria algo desse gênero.
Viva
digo isso por seram talvez os mais básicos e como tal onde provávelmente se encontrarão mais depressa potenciais problemas. Uma estação ABB ou Efacec das novas tem uma gestão diferente, penso eu de que....
Eu percebi que te referias aos PCN(postos de carga normal) e não ao "sabonete"(EVSE) para carregar nas tomadas de casa, estava a brincar.

Responder

Voltar para “BMW”