O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Fórum de discussão sobre todos os modelos elétricos plug-in da BMW.
supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por supermantorras » 26 jul 2019, 10:21

Olá a todos.

Decorrida que está a primeira semana como condutor de um elétrico, inicio desta forma aqui o tópico para ir dando conta da experiência, das dúvidas, das dicas (quando as tiver, para já serão só dúvidas :) ) e do que mais me lembrar.

Como fui dando conta no tópico que criei há pouco mais de 2 meses, quando me decidi a comprar um carro elétrico para substituir o meu anterior carro a gasóleo, a opção final acabou por residir num i3. Houve vários fatores mas sem dúvida que o mais importante, para não dizer mesmo que foi o decisivo, foi a limitação de acesso ao meu lugar de parqueamento que por se localizar no piso -2 do meu prédio tem um acesso mesmo muito complicado.

Com o Ioniq foi quase virtualmente impossível lá chegar (estive a um 'niquinho' de ter um contacto imediato com uma parede, mesmo com o vendedor que providenciou o test-drive a ajudar na manobra - até tive que recolher o espelho retrovisor do lado do pendura :shock: -) e devido a essa situação o Leaf, por ter um tamanho parecido com o do Ioniq, nem sequer chegou a esse teste. Embora tenha feito um test-drive com um, aquando do evento da UVE em Torres Vedras.

De maneiras que, apesar de ultrapassar um pouco o orçamento que tinha estipulado para este negócio, lá acabei por me decidir por um i3 usado (já com as novas baterias de 120ah).

Antes de comprá-lo pedi ao vendedor para fazer aquela ação que permite ver o estado atual da bateria e o resultado pareceu satisfatório, até por aquilo que alguns de vós foram dizendo no tal tópico supracitado, uma vez que deu um valor de 39Kw.

Antes de seguir com o texto, seguem umas fotos do carro depois de uma lavagem rápida uma vez que ele já estava muito sujo devido a ter ido a uma praia fluvial e ter passado por um caminho de terra batida para lá chegar

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma vez que agora não estou com muito tempo e o post já vai longo vou apenas dizer que até agora a experiência está a ser..... FAN-TÁS-TI-CA !!!

(afinal vou continuar o post eh eh eh)

Que carro espetacular de se conduzir, só vos digo. Admito que seja assim com vários dos outros elétricos mas só posso falar deste uma vez que dos outros apenas tive experiências curtas. A ausência de barulho e, sobretudo (!!!), a resposta do acelerador e do travão a qualquer movimento que eu faça com o pé é qualquer coisa de fabulosa. Comparo isto à condução dos carrinhos de choque, no sentido em que a movimentação do veículo é sempre contínua, não há cá solavancos ou mudanças a entrar.

Esta era uma situação que me lembro de observar sempre que andei num carro não elétrico com mudanças automáticas (estando eu no lugar do pendura, uma vez que nunca conduzi um), já que tanto a aceleração como a desaceleração não evitavam a noção de que apesar de não ter sido colocada uma mudança de forma manual ela tinha de facto existido e era notória.

Com este e com os elétricos em geral, acredito, é tudo muito suave. Só me apetece ir a sitíos agora :lol: Acho que até vou gostar de ir ao dentista, desde que implique uma viagem relativamente longa :D :D :D

Se tiver que dar para já uma nota menos positiva é ao consumo. Como acho que disse por aqui, fui levantar o carro na semana passada (terça-feira) e logo na quinta tinha uma viagem para fazer, ia passar dois dias à zona da Sertã (não tive nada a ver com os incêndios posteriores!!!).

Como o percurso era em boa parte constituído por auto-estrada (saí de Loures) já sabia que o consumo se ia ressentir, o que adicionado à minha completa inexperiência de condução de carros elétricos me fez estar constantemente a olhar para os consumos para os ir controlando. A distância que o GPS me apresentava era cerca de 170 kms o que à partida não iria levantar problemas mas depois, logo a seguir à Sertã ainda tinha de ir a Cernache de Bonjardim e regressar ao fim da noite à Sertã, onde iria pernoitar numa casa com garagem onde poderia carregar o carro.

A viagem para lá fi-la com cruise control a 115 kms/h e cheguei ao sítio com cerca de 40/45 kms de autonomia por gastar. Aproveitei uns minutos na casa para fazer um pequeno carregamento de sensivelmente 30 minutos e o resto do dia não tive quaisquer problemas.

À noite apercebemos-nos que por a potência contratada da casa ser apenas 2 e qualquer coisa, bastava ligar aquele eletrodoméstico para aquecer a água e se tivesse o carro a carregar, o quadro ia à vida. Por isso e porque o carregamento por tomada é realmente muito lento, cheguei ao outro dia com uma autonomia de perto de 80 e tal %. Ainda dei umas voltas por lá e fui carregando sempre que podia mas a verdade é que quando iniciei a viagem para baixo não tinha mais que 80 e picos % de carga.

Baixei o cc para 110 kms/h e fui acompanhando a estimativa que o computador de bordo me dava para garantir que chegava a casa (em último recurso podia parar numa estação de serviço, usando um cartão que o vendedor me tinha emprestado). Quando estava a chegar a Lisboa fiz um erro crasso (!!). Decidi que apesar de ser muito 'à pele', ainda dava para passar em Massamá primeiro e só depois ir para Loures. E, mais estúpido ainda, decidi ir pela CREL.

Conclusão, cheguei a Massamá com 2,5% de bateria!! Impossibilitado de chegar a Loures (são cerca de 20 kms), lá estive das 23h30 até às 00h40 a carregar o carro em Massamá, iniciando depois o regresso a Loures.

Acho que cometi outro erro, aliás, acho não, tenho a certeza! que foi o de pensar que a 'soflagem' não gastava muita bateria, que isso estava limitado ao ar condicionado. Já vi entretanto que não é assim e fiz parte da viagem com ela ligada.

Portanto ali para a parte final desta 'aventura' os níveis de stresse bateram ferros, nomeadamente quando estava na CREL. Aí baixei a velocidade para 80 kms/h.

Já tenho entretanto o cartão da Evaz pelo que não voltarei a meter-me em tamanhos apuros.

Entretanto tenho estado a fazer o percurso normal, casa-metro-casa e portanto não tenho posto o carro à carga todos os dias. Neste momento está com 64% e apresenta cerca de 170 kms de autonomia. A acreditar na app 'BMW Connected' o último carregamento foi há 98 kms. É fazer as contas :)
Última edição por supermantorras em 26 jul 2019, 11:38, editado 1 vez no total.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por supermantorras » 26 jul 2019, 10:29

Não vos estão a aparecer as imagens? :evil:

[ EDIT: Resolvido o problema das imagens não aparecerem, graças à ajuda do @BrunoAlves ]
Última edição por supermantorras em 26 jul 2019, 14:14, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6354
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por BrunoAlves » 26 jul 2019, 10:36

Não, as imagens não aparecem.

Essa primeira viagem, mesmo a roer as unhas :mrgreen:

Parabéns pela máquina e muito boa sorte :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por Spin » 26 jul 2019, 11:41

Muitos parabéns pela aquisição do I3 e da viagem anti relaxamento.

pena33
Mensagens: 51
Registado: 29 abr 2016, 10:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por pena33 » 26 jul 2019, 11:59

Parabéns pela compra.

As imagens aparecem por aqui, 3 pequenas e uma maior.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por supermantorras » 26 jul 2019, 14:37

Obrigado pelas mensagens :)

Agora estou só à espera de ter o livrete para ir tratar do 'selo verde' e também vou mandar vir um segundo cartão para carregamentos uma vez que já vi vários de vocês a indicarem problemas momentâneos com alguns cartões que sugerem ser melhor ter mais que um cartão para evitar ficarmos 'às escuras'.

(o primeiro cartão mandei vir da Evaz e o segundo estou a pensar mandar vir o da EDP uma vez que sou cliente)

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por jasmim » 26 jul 2019, 21:21

Lindo! Parabéns. :clap:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por kony76 » 26 jul 2019, 21:54

Parabéns.

E logo com uma boa experiência para começar...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por migle » 27 jul 2019, 22:35

Parabéns!
Quanto ao consumo, não se pode ter tudo. Simultaneamente, um carro de cidade, que cabe na garagem, e um carro aerodinâmico para gastar pouco em estrada.

Mas não deixa de ser um carro eficiente. Pouco eficientes são i Pace, Audi, etc...

E é o único carro que pretende ser fabricado de forma sustentável.
Eu por acaso, estou em Munique e hoje, como não tinha nada que fazer, visitei o museu da BMW. A exposição temporária é totalmente dedicada ao carro eléctrico e à sua justificação ambiental. Tinha uma foto de um executivo com uma porta de um i3 aos ombros, sem esforço. Tinha frascos com os principais materiais utilizados... Uma carroçaria completa, sem os plásticos de fora pendurada...

Vou deixar aqui uma foto do i3 quando era concept car.
IMG_0520.JPG
I3 concept
IMG_0520.JPG (88.87 KiB) Visto 10788 vezes
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por supermantorras » 29 jul 2019, 09:11

migle Escreveu:
27 jul 2019, 22:35
Parabéns!
Quanto ao consumo, não se pode ter tudo. Simultaneamente, um carro de cidade, que cabe na garagem, e um carro aerodinâmico para gastar pouco em estrada.

Mas não deixa de ser um carro eficiente. Pouco eficientes são i Pace, Audi, etc...
Sim, tens razão, mas é que é mesmo a única coisinha que agora faltaria para ser 100% espetacular. Este fim de semana mais duas voltinhas, uma a Peniche e outra às Azenhas do Mar.

A Peniche envolveu bom percurso de autoestrada e no fim do dia acabei com 220 kms percorridos e pouco mais de 10% de autonomia por gastar.

Com isto agora só apetece pegar no carro e dar voltas. Quem ganha são os restaurantes e o sector do turismo :D

De resto, a 'brekagem' do carro é muito boa e se pudesse alterar só mais uma coisinha, era se desse para configurar o sistema de avisos dos sensores de estacionamento! São um pouco histéricos e começam a apitar e a ficar no vermelho quando ainda estou muito longe do obstáculo, sobretudo os dianteiros.

Aqui um colega tem um híbrido da Toyota e diz que dá para regular isto no carro dele :(
migle Escreveu:
27 jul 2019, 22:35
E é o único carro que pretende ser fabricado de forma sustentável.
Eu por acaso, estou em Munique e hoje, como não tinha nada que fazer, visitei o museu da BMW. A exposição temporária é totalmente dedicada ao carro eléctrico e à sua justificação ambiental. Tinha uma foto de um executivo com uma porta de um i3 aos ombros, sem esforço. Tinha frascos com os principais materiais utilizados... Uma carroçaria completa, sem os plásticos de fora pendurada...

Vou deixar aqui uma foto do i3 quando era concept car.

IMG_0520.JPG

Boa onda :)

Os materiais de facto parecem ser bem consistentes e os ruídos parasitas são mínimos. Fazem-se viagens super-tranquilas e ontem quando tive que conduzir o antigo carro, só para o mudar de lugar de estacionamento, parecia que tinha voltado ao século XX... (fun stupid fact, demorei um par de segundos a lembrar-me que tinha de usar o pé esquerdo para carregar na embraigem :shock: )

Responder

Voltar para “BMW”