O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Fórum de discussão sobre todos os modelos elétricos plug-in da BMW.
supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por supermantorras » 06 set 2019, 15:50

rimsilva Escreveu:
06 set 2019, 11:22
A questão dos PCR's já foi respondida, em relação aos PCN's, como é o mesmo tipo de corrente (AC), não se coloca essa questão, por isso não há "a lógica de estar alguém a carregar e eu já não poder carregar", se não deu para carregar o motivo foi outro (quase sempre tomada avariada).
Pois, num desses casos até liguei para o número da mobi.e que lá estava indicado no posto e a moça respondeu ser um problema de ligação com o posto, que devia testar noutro local das proximidades que ela me indicou (o que depois não fiz, até porque tinha bateria suficiente).

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por kony76 » 06 set 2019, 16:21

supermantorras Escreveu:
06 set 2019, 15:49

Quanto à questão da instalação caseira, como fizeste para fazer essas alterações? Contrataste um serviço da EDP ou seja lá qual for o teu fornecedor de energia? Ou 'bastou' contratares um eletricista? Em quanto é que te ficou a brincadeira, se não for indiscrição?
Como eu não percebo nada de electricidade, nem conheço nenhum electricista de confiança, e para não correr riscos, contratei a empresa de electricidade que montou a instalação eletrica do prédio quando foi construído.
Disse-lhes o que queria e eles instalaram. Ficou mais carote, mas fico mais descansado.

portanto, não tens necessidade de falar com a EDP, mas sim um electricista que te seja de confiança.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por migle » 06 set 2019, 21:28

Esses cuidados são para a instalação de postos de carregamento, wallboxes, coisas para carregar o carro a 11kW ou 7kW.
Neste caso, a carregar numa tomada Schuko com o EVSE de origem, tão lento, essa tomada não debita nada que a de uma máquina de lavar não debite também.

Eu dormiria tranquilo. Mas não sou electricista e tenho ideia de que há muitos tipos de acidente eléctrico que não me passam pela cabeça.

Claro, com uma wallbox, a tua vida melhora um bocadinho. Mesmo que seja apenas monofasica de 16A, com o mesmo fio, já vai carregar bastante mais rápido.
Ainda hoje fiz a conta para esse carro e dava-me ideia que a 16A deveria carregar quase 10% à hora. Dizes que estás a carregar a metade disso...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por supermantorras » 03 out 2019, 17:49

Só para fazer um update aqui à coisa, não é que esteja com muito tempo mas é só para não estarem preocupados e informar que continua tudo bem :D

Lá fiz as férias nos arredores de Viseu, em setembro, tendo feito cerca de 1200 kms numa semana (na verdade foram 6 dias). Não chegou a ser preciso carregar o carro no turismo local em que fiquei hospedado, uma vez que Viseu tinha algumas opções para carregar em PCN. Acabei por carregar quase sempre no PCN da Sé, tendo também utilizado uma vez o que existe no Centro Comercial.

Tanto à ida para cima como na vinda para baixo carreguei no PCR do Pombal mas à vinda, provavelmente por ainda ter feito um desvio no Manjar do Marquês e de ter utilizado o Cruise Control em excesso e, já agora, por não ter saído de Viseu com 100% exatos, tive de dar um reforço no PCR de Santarém :(

Esta foi a pior parte da viagem (e logo no fim), que foi a de constatar que realmente a performance do carro em autoestrada não é brilhante. De resto, nas 'voltinhas' que dei aos arredores de Viseu (e foram mais de 500 kms), foi espetacular. E com um controlo cada vez maior sobre a autonomia do carro.

Agora estou a ver se 'invisto' nos carregamentos em PCNs existentes aqui perto do trabalho, para ver se consigo diminuir a fatura da eletricidade. Mas não tem sido fácil (por problemas nos PCNs mas também nos TVDEs que deixam o carro lá durante a noite :x )

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por rimsilva » 04 out 2019, 15:26

supermantorras Escreveu:
03 out 2019, 17:49
Só para fazer um update aqui à coisa, não é que esteja com muito tempo mas é só para não estarem preocupados e informar que continua tudo bem :D

Lá fiz as férias nos arredores de Viseu, em setembro, tendo feito cerca de 1200 kms numa semana (na verdade foram 6 dias). Não chegou a ser preciso carregar o carro no turismo local em que fiquei hospedado, uma vez que Viseu tinha algumas opções para carregar em PCN. Acabei por carregar quase sempre no PCN da Sé, tendo também utilizado uma vez o que existe no Centro Comercial.

Tanto à ida para cima como na vinda para baixo carreguei no PCR do Pombal mas à vinda, provavelmente por ainda ter feito um desvio no Manjar do Marquês e de ter utilizado o Cruise Control em excesso e, já agora, por não ter saído de Viseu com 100% exatos, tive de dar um reforço no PCR de Santarém :(

Esta foi a pior parte da viagem (e logo no fim), que foi a de constatar que realmente a performance do carro em autoestrada não é brilhante. De resto, nas 'voltinhas' que dei aos arredores de Viseu (e foram mais de 500 kms), foi espetacular. E com um controlo cada vez maior sobre a autonomia do carro.

Agora estou a ver se 'invisto' nos carregamentos em PCNs existentes aqui perto do trabalho, para ver se consigo diminuir a fatura da eletricidade. Mas não tem sido fácil (por problemas nos PCNs mas também nos TVDEs que deixam o carro lá durante a noite :x )
Efectivamente AE não é a "praia" do i3 (nem da grande maioria dos VE's), não há praticamente regeneração...

Quanto os TDVE's são a "peste" da ME, tens de esperar pelo inicio do pagamento dos carregamentos nos PCN's, para que esta situação acabe.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por migle » 04 out 2019, 23:02

supermantorras Escreveu:
03 out 2019, 17:49
Agora estou a ver se 'invisto' nos carregamentos em PCNs existentes aqui perto do trabalho, para ver se consigo diminuir a fatura da eletricidade. Mas não tem sido fácil (por problemas nos PCNs mas também nos TVDEs que deixam o carro lá durante a noite :x )
Isso não vale o trabalho que dá! Andar às voltas em Lisboa para encontrar um PCN livre e depois ir buscar o carro a meio do dia de trabalho?

No meu caso, simplesmente mudar para bi-horária e meter só a máquina da roupa a funcionar durante a noite, e o aquecimento no Inverno e AC no Verão ao fim de semana, foi suficiente para ter hoje a mesma conta de electricidade que tinha antigamente no Inverno e no Verão. Em meia estação tinha uma conta mais baixa... Mas bolas, o stress dos PCNs para poupar uns 20€ nalguns dos meses do ano, é assim um bocadinho de esforço a mais...

Na realidade, é um esforço que se faz porque o carro eléctrico é novidade e é giro!..
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por rimsilva » 07 out 2019, 10:46

migle Escreveu:
04 out 2019, 23:02

Na realidade, é um esforço que se faz porque o carro eléctrico é novidade e é giro!..
É a pura das verdade... acho que todos passam um pouco por essa fase... A novidade neste mudo leva a que no inicio se procure mais os postos da rede publica, mas com o passar do tempo e o cansaço de muitas situações, vamos acabando por esquecer os PCN's.

Só espero que toda a rede comece a ser paga o quanto antes, para que quando for realmente preciso, os postos estejam lá, livres e a funcionar claro! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por migle » 07 out 2019, 22:24

Sim, sim, claro, eu falei por experiência própria!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Pramos73
Mensagens: 7
Registado: 22 nov 2021, 17:02
Data de fabrico: 10 jul 2019
Capacidade bateria: 120AH

Re: O novo 'bóguinhas' (i3 Ah120)

Mensagem por Pramos73 » 23 nov 2021, 11:27

Bom dia,

Como é que o I3 120 AH se está a portar?
Adquiri faz 1 mês um I3 tb de 2019, e estou a adorar a experiência.
Vamos partilhando dúvidas e conselhos se quiser.

Abraço,
Pedro Ramos

Responder

Voltar para “BMW”