Bom dia,
Aderi a este forum para ver se alguém me pode ajudar com problemas com um BMW i3 REX 60A de 2015.
Estou cheio de problemas com aquisição deste VE adquiri em Janeiro deste 2024 com 94000 a um particular após os primeiros meses comecei achar estranho ele carregar pouca autonomia bateria em km nunca passava dos 95 km a 100%, o carro e sempre carregado a 16 A nunca carreguei em postos fora, questionei o antigo proprietário e disse-me que no inverno era normal também comecei a verificar que por exemplo saia com 94km chegava a casa com 107 km e com uma autonomia em % 91% no outro dia de manha so tinha 91km e os 91% de percentagem, falo com um e com outro, uns diziam uma coisa outros outra questionei novamente o antigo proprietário e disse que era normal o caro fica cá fora com o frio acontecia isto no verão as coisas mudavam cheguei ao verão e precisamente igual. Outra situação o display onde tem a velocidade a carga, etc. a setinha que indica se estamos a gastar muito ou a regenerar fica a funcionar no sentido inverso questionei novamente e nunca tinha acontecido com ele. Não sei se e normal nestes carros mas ouço dizer a suspensão são macios o meu parece um Cavalo de pau muito duro mesmo no paralelo até me dá suores com o stress, no alcatrão aquelas fachas pintadas ao aproximar dos semáforos até ai o amortecimento são pancadas secas a tampa porta luvas faz um barulho que ás vezes dá-me vontade de a partir toda. Entretanto fui pesquisando na net e havia alguns relatos que estas coisas acontecem nestes carros entretanto descobri o chamado menu escondido do estado das baterias e fui la espreitar e para minha surpresa o carro so conta 12,7Kw de Kapp. fiquei em pânico sem saber o que fazer liguei para a BMW a saber o preço de um modulo fiquei apavorado perguntei o preço de uma bateria fiquei em choque. Neste momento por causa do carro estou com uma depressão por causa do stress, estou muito triste e desiludido. Fiz um credito para adquirir a viatura estou a ver que estarei muito perto de ficar sem carro pelo o que vou lendo peço que alguém me ajude e o que me aconselham a fazer se vender o carro a um stand vou perder uma elevada quantia. Por favor ajudem-me.
Problemas com BMW i3 60Ah REX 2015
-
- Mensagens: 1
- Registado: 02 set 2024, 21:15
- Data de fabrico: 08 set 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6449
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Problemas com BMW i3 60Ah REX 2015
Por partes:
Fazes viagens que exijam mais bateria do que ir dos 100 aos 91%? Qual é o maior percurso que fazes regularmente? Em % muito mais baixas tens limitações de potência?
Um bom hábito que deves ganhar é evitar o carregamento a 100% quando não precisares da autonomia toda. Carrega a % inferiores no dia a dia, carrega a 100% só quando precisares da autonomia restante e tenta programar a carga para terminar pouco antes de sair. Ter a bateria estacionada a 100% é mau hábito e acelera a degradação.
Isso é (ou pode ser) mecânica. Não tem nada a ver com ser um VE, se ainda não foste terás de ir a uma IPO e por isso vais ver se a suspensão está boa ou não. Podes levar a um mecânico qualquer para que vejam o estado da suspensão, algo desapertado, cinoblocos desfeitos, etc. É um carro com quase 10 anos, essas partes mecânicas sofrem. VE ou não.Fernandogomes Escreveu: ↑23 set 2024, 13:03Não sei se e normal nestes carros mas ouço dizer a suspensão são macios o meu parece um Cavalo de pau muito duro mesmo no paralelo até me dá suores com o stress, no alcatrão aquelas fachas pintadas ao aproximar dos semáforos até ai o amortecimento são pancadas secas a tampa porta luvas faz um barulho que ás vezes dá-me vontade de a partir toda
Assumindo que as autonomias anunciadas são para viagens sem AE esse valor está em linha com os km previstos. É uma degradação significativa, mas é o que é. A bateria não tem de ser substituída, podes perfeitamente continuar a usar o carro no dia a dia sem qualquer preocupação. E se pensares em trocar a bateria de todo não o queres fazer na BMW! Há já muitas oficinas a trabalhar em VE e que te podem ajudar por uma fração do preço.
Calma. Não estás perto de ficar sem carro. O carro continua a funcionar pelo que descreves, só tem uma degradação significativa. Mas a bateria não morreu, continua a carregar e descarregar, só tem menos capacidade.
Fazes viagens que exijam mais bateria do que ir dos 100 aos 91%? Qual é o maior percurso que fazes regularmente? Em % muito mais baixas tens limitações de potência?
Um bom hábito que deves ganhar é evitar o carregamento a 100% quando não precisares da autonomia toda. Carrega a % inferiores no dia a dia, carrega a 100% só quando precisares da autonomia restante e tenta programar a carga para terminar pouco antes de sair. Ter a bateria estacionada a 100% é mau hábito e acelera a degradação.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Nonnus
- Mensagens: 3221
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Problemas com BMW i3 60Ah REX 2015
Já tudo foi dito. É preciso é ter calma e perceber que é um carro com 10 anos, logo era de esperar que não pode estar como novo. Em novo esse carro tinha uma capacidade de 22kWh, está com 12kWh quer dizer que em 10 anos ainda tem mais de 50% da capacidade, ou se quisermos menos de 50% de degradação.
Uma coisa que não percebo é essa ansiedade e dizer que em breve vai ficar sem carro. O carro tem 12kWh de capacidade e é a versão REX, isto quer dizer que tem um gerador para carregar a bateria sempre que necessário. Portanto se nada de estranho acontecer, daqui a 10 anos ainda tem carro. Talvez com menos autonomia mas o REX está lá para o que for necessário.
Grave seria se não fosse a versão REX em quê para viagens maiores fica muito limitado.
Para você ter uma ideia alguns carros que se vendem agora com REX tem baterias de 5kWh.
Uma coisa que não percebo é essa ansiedade e dizer que em breve vai ficar sem carro. O carro tem 12kWh de capacidade e é a versão REX, isto quer dizer que tem um gerador para carregar a bateria sempre que necessário. Portanto se nada de estranho acontecer, daqui a 10 anos ainda tem carro. Talvez com menos autonomia mas o REX está lá para o que for necessário.
Grave seria se não fosse a versão REX em quê para viagens maiores fica muito limitado.
Para você ter uma ideia alguns carros que se vendem agora com REX tem baterias de 5kWh.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024