Compro um Leaf de 2011?

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Responder
Paulex
Mensagens: 3
Registado: 25 nov 2023, 20:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Compro um Leaf de 2011?

Mensagem por Paulex » 29 nov 2023, 09:20

Bom dia a todos.
Sou novato por estas "bandas" e vim cá parar exatamente porque tenho dúvidas quanto a um negócio... e creio que ninguém melhor que vocês, proprietários/utilizadores de Leafs para me elucidar.
Tenho um carro a combustão que 2.0tdi que utilizo diariamente para fazer uns 40km (casa-trabalho-casa).
Dado que se trata de um "tanque" de 2 toneladas movido a diesel e que normalmente ando sozinho, queria uma solução mais económica a nível de consumos e manutenções.
Encontrei um possível negócio no OLX de um Nissan Leaf 24 kWh de 2011 com 150.000KM, com indicação de autonomia para 50km...

>> O proprietário indica que na NISSAN explicaram que atingindo este ponto a bateria não irá reduzir mais a autonomia, é mesmo assim?
>> Quanto custa uma bateria nova para este modelo (estimativa claro)?
>> Vale apena arriscar o valor do carro ronda os 5500€?

Antecipadamente agradeço o tempo e disponibilidade de cada um por me auxiliarem.
Cumprimentos.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Compro um Leaf de 2011?

Mensagem por rjspedition » 30 nov 2023, 02:22

Olá, bem-vindo !
>> O proprietário indica que na NISSAN explicaram que atingindo este ponto a bateria não irá reduzir mais a autonomia, é mesmo assim?
>> Vale apena arriscar o valor do carro ronda os 5500€?
Não tenho resposta para estas questões, mas acredito que venha alguém em breve que seja capaz de clarificar, no entanto queria apenas indicar que 50 km de autonomia estimada para um percurso de 40km é capaz de ser relativamente curto, mais porque não seja que no Inverno a autonomia diminui alguma coisa, e fica sem grande margem para qualquer pequeno imprevisto que surja no dia a dia em que seja preciso mais algum desvio de 5 ou 6 km para cada lado. :think:

>> Quanto custa uma bateria nova para este modelo (estimativa claro)?
Apenas como (vaga) referência, tenho visto baterias usadas de 40 kWh em redor dos 7000€, isto fora instalação e com a ressalva de ser mais a leste na Europa. Existem oficinas por cá que também fazem esse serviço, sem saber valores ao certo.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2974
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Compro um Leaf de 2011?

Mensagem por Nonnus » 30 nov 2023, 10:21

Paulex Escreveu:
29 nov 2023, 09:20
Bom dia a todos.
Sou novato por estas "bandas" e vim cá parar exatamente porque tenho dúvidas quanto a um negócio... e creio que ninguém melhor que vocês, proprietários/utilizadores de Leafs para me elucidar.
Tenho um carro a combustão que 2.0tdi que utilizo diariamente para fazer uns 40km (casa-trabalho-casa).
Dado que se trata de um "tanque" de 2 toneladas movido a diesel e que normalmente ando sozinho, queria uma solução mais económica a nível de consumos e manutenções.
Encontrei um possível negócio no OLX de um Nissan Leaf 24 kWh de 2011 com 150.000KM, com indicação de autonomia para 50km...

>> O proprietário indica que na NISSAN explicaram que atingindo este ponto a bateria não irá reduzir mais a autonomia, é mesmo assim?
Essa informação que lhe deram esta errada como ele bem sabe. O carro vai continuar a perder autonomia com o passar do tempo, alias, com esse nível de degradação fica cada vez pior porque é um ciclo vicioso. Existe maior dificuldade em carregar o carro, assim como existe maior dificuldade em o carro retirar a energia da bateria. Isto faz com que a temperatura aumente dentro do pack que por sua vez faz aumentar a degradação, como tem menos autonomia é necessário carregar o carro mais vezes. É uma bola de neve.

Esses 50km como indica é uma estimativa que o carro faz a cada utilização. Existem muita variáveis para essa estimativa tais como:

Velocidade média, orografia do percurso (muitas subidas consome mais), estações do ano (no inverno tem tendência a baixar), utilização de A/C ou bomba de calor, etc.

Para fazer 40km comprar um carro com uma estimativa de 50km é comprar um carro para andar sempre com o coração nas mãos e a velocidades ridículas.
Paulex Escreveu:
29 nov 2023, 09:20
>> Quanto custa uma bateria nova para este modelo (estimativa claro)?
Depende muito da capacidade que quer e do local onde compra. Na Nissan é mais caro e apenas lhe vendem baterias iguais ao que o carro trás de origem. Depois existem empresas fora da rede Nissan que vendem baterias já preparadas para o Leaf e com mais capacidade a preços mais interessantes. Existe também a hipótese de comprar uma bateria de um salvado e depois arranjar alguém que lhe monte a bateria, isto se não se sentir capaz de o fazer sozinho. Existe aqui no fórum quem já o tenha feito. Resumindo dificilmente consegue sem gastar pelo menos de 6000/7000€.
Paulex Escreveu:
29 nov 2023, 09:20
>> Vale apena arriscar o valor do carro ronda os 5500€?

Antecipadamente agradeço o tempo e disponibilidade de cada um por me auxiliarem.
Cumprimentos.
Na minha opinião por esse preço não. Vai gastar 5500€ num carro que dificilmente vai servir para o uso que lhe quer dar. O máximo que eu daria por esse carro seria uns 3500€ já a fazer contas para lhe por uma bateria nova, que iria ficar num total de ~10500€.

O vendedor dificilmente aceita este valor, já estive em negócios idênticos e nenhum aceitou, mas a realidade é que um carro nessas condições serve de pouco, ou nada para a maioria das pessoas e a substituição das baterias são caras. Basta pensar qual o motivo pelo qual estão a vender o carro e não fazem eles a substituição da bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Paulex
Mensagens: 3
Registado: 25 nov 2023, 20:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compro um Leaf de 2011?

Mensagem por Paulex » 03 dez 2023, 02:10

Muito obrigado. Foram mesmo esclarecedores. Aprecio a sabedoria de quem com experiência ajuda desinteressadamente. Muito obrigadp

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”