Novato comprou 1 VE Nissan Leaf Acenta 30 kwh Usado

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
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Luis8
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Novato comprou 1 VE Nissan Leaf Acenta 30 kwh Usado

Mensagem por Luis8 » 21 abr 2022, 18:14

Muito boa tarde a todos e muitos parabéns pelo excelente forum e conteúdos existentes!

Acabo de comprar meu primeiro VE, um Nissan Leaf 30 kwh de 2016 com 95.000 kms e as duvidas são imensas, ao iniciar as minhas pesquisas na net choquei com este forum :)

Depois de horas a ler todos os posts tenho mais duvidas que certezas... :) umas vezes porque as mensagens eram antigas e entretanto podem estar ultrapassadas, outras vezes porque realmente existem muitas opiniões discordantes e não se percebe quais as que são fundamentadas em factos e quais são apenas..opiniões..


Assim, se me puderem ajudar, agradeço!

Irei 99% das vezes carregar em casa, á noite em bi-horaria.
Autonomia indicativa no mostrador ronda os 148 km a 176m, dependendo se andei ou não na autoestrada a (120 km/h) ou apenas em cidade/ nacional.

1) Meu carro não possui a possibilidade de definir o carregamento até aos 80%. (Imagino que não tenha o software mais recente uma vez que ultima revisão na marca foi em 2018).
Devo manter o carregamento normal durante a noite, até o carro querer (100%).. Ou devo eu acautelar que fica pelos 80%?

2) Devo rapidamente arranjar a nova actualização do software? Ou ficarei a perder/pior se a instalar?.. Tenho que o fazer na Nissan?

3) Quando não precisar da totalidade da bateria no dia seguinte devo carregar á mesma ou devo efectuar o maximo de kms possiveis entre carregamentos? Ou seja, mesmo que tenha autonomia suficiente para o dia seguinte, devo carregar? Ou devo limitar ao minimo o numero de carregamentos?

4) Receio ficar sem bateria antes de chegar a casa :) ela estraga se carro parar completamente? É obrigatório chamar reboque ou há alternativas mais simples? Em média, e rodando entre 30 a 50 km/h, quantos kms será possivel fazer após desaparecer todos os números na autonomia prevista? 2? 5? 10?...

5) Carro irá diariamente fazer trajecto casa/Figueira da Foz - Trabalho/Coimbra - Fig da Foz.
Uma vez que passará o dia em Coimbra, onde no Verão fazem 35 a 40 graus por vezes, poderei usar o carro à mesma nestes dias? É perigoso (segurança)? Ou apenas perderá mta autonomia?

6) No inverno, devido ao frio (5 a 15 graus talvez) devo deixar na garagem ou é indeferente?..

7) Devo assegurar (programar) que carregamento termina perto da hora de sair de manha? Ou será indiferente?..

8) Gostaria de daqui a 5 anos ainda ter autonomia para + de 100 kms. 1 carregamento/semana em PCR fará muita diferença ou devo mesmo deixar os PCR's de lado?

9) Manual do carro possui folha (Francesa, carro foi importado há anos e comprei agora a particular) colada e carimbada mencionando 5 anos de garantia (bateria) e não os habituais 8 anos. Alguém passou pelo mesmo? Terei 5 ou 8 anos?..

10) Vejo pessoas a carregar na rua, nas férias.., usando extensões enormes. A minha de 10 mts rebentou logo no 1 carregamento após 1h.. onde arranjo uma extensão grande e compatível (para férias..)? Algum segredo? Reduzir os 16A para outro valor?...

Bem, não sei se alguem terá paciência para responder mas penso que ficaria aqui um belo resumo actualizado para todos os novatos que como eu se estão a iniciar.

Muitissimo obrigado pela atenção e apoio!
Boas viagens para todos!

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Nonnus
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Re: Novato comprou 1 VE Nissan Leaf Acenta 30 kwh Usado

Mensagem por Nonnus » 22 abr 2022, 04:17

Eu sou suspeito na resposta a algumas das perguntas porque na maioria para mim não passam de mitos que se foram alimentando ao longo dos anos. Eu tenho o carro a 5 anos comprado novo e neste momento conta com 130000km e não sigo nenhuma das "boas práticas" que muitos defendem e o meu carro tem a mesma degradação que carros do mesmo ano, em que os proprietários sempre seguiram essas "boas práticas". Também há casos de carros com mais de 1000 carregamentos rápidos com a mesma degradação dos outros. Por estes motivos essas "boas praticas" valem o que valem e fica ao critério de cada um, dai você não conseguir encontrar uma resposta concreta.

1) o seu carro não esta desactualizado. Alias, até é ao contrário, esta actualizado. A Nissan no modelos mais recentes retirou essa possibilidade de limitar os carregamentos a 80%. Acho que isto até responde ao mito dos carregamentos dos 80% se a própria marca acabou com essa possibilidade, nem para eles fazia sentido.

2) Não há actualização mais recente que traga de volta essa possibilidade. Como referi anteriormente a Nissan retirou essa funcionalidade nos modelos mais recentes.

3) Se precisar de usar 100% da bateria claro que deve carregar a 100%. De que vale ter um carro se usar apenas 60% do carro (20% - 80%) ? Da mesma maneira que se precisar de levar o carro ao limite de descarga também o pode fazer. Os carros estão preparados para isso, não são copos de cristal. Há quem defenda que se deve fazer carregamentos parciais em vez de carregamentos a 100% se acha que existe problema em carregar a 100%, faça carregamentos parciais consoante a utilização que vai dar ao carro.

4) Não. O que deve evitar é o carro ficar muitas horas nesse estado, a 0%. Assim que possível voltar a carregar a bateria. O numero de km depois de aparecer os --- depende muito da degradação da bateria, mas dá para alguns, a essa velocidade dará para 20km seguramente. Para ter uma ideia mais precisa deve adquirir um leitor OBD e instalar aplicação Leaf Spy para começar a perceber o quanto ainda resta de energia no carro mesmo depois de ele não dar essa informação.

5) como disse anteriormente o carro não é um copo de cristal, é um carro e foi construído para ser usado como tal. O facto de ser electrico em nada altera o uso que lhe deve dar. Reflita, e veja se fazia algum sentido ter um carro só para usar em certas estações do ano e com limitações de 20% - 80%.

6) É indiferente, o meu nunca viu uma garagem e nunca se constipou :mrgreen: Claro que se tem essa possibilidade deve de usar a garagem, não tanto por ser um carro electrico mas por tudo o resto. Borrachas, plásticos etc.

7) Eu faço isso mas porque tenho bi-horário e antes do carro começar a carregar tenho outras coisas programadas. Também há quem defenda que o carro não deve ficar muitas horas com a bateria a 100%. Mas se ficar deixar ficar uma hora, duas ou três, não é isso que vai fazer com que a bateria se estrague. Como já referi anteriormente os carros estão preparados para isso.

8) Deve usar os PCR´s sempre que precise sem a preocupação que vai estragar a bateria. O meu já fez 5 carregamentos rápidos num só dia numa viagem de 500km e não explodiu :mrgreen: Como escrevi anteriormente existem carros iguais ao seu com mais de 1000 carregamentos rápidos e com a mesma degradação dos demais.

9) Não tenho a certeza, mas penso que a garantia de 8 anos ou 160000km para a bateria de tracção nos Leaf de 30kWh é universal.

10) Deve de comprar uma extensão das boas e com fio 2mm, são mais grossas e não se encontram em todo o lado. Nalguns sítios só por encomenda.

Use o carro como ele é, um carro e para o que foi feito. Fazer deslocações do ponto A ao B sem preocupações.

Vai encontrar algumas opiniões contrárias as minhas, muitas com base no conhecimento e no que se fazia em 2011. Já passaram mais de 10 anos e as coisas hoje em dia são diferentes. Eu uso a minha experiência e o que se tenho vindo a ver ao longo dos anos para tirar as minha conclusões acerca deste assunto, o que escrevi anteriormente é com base nessa experiência e não com base naquilo que se foi dizendo ao longo dos anos.

Como exemplo em 2011 não havia nenhuma marca a dar garantia de 1 milhão de km nas baterias e a Toyota recentemente apareceu com a informação que os modelos 100% electricos da marca tem 1 milhão de km de garantia da bateria.
Última edição por Nonnus em 22 abr 2022, 09:40, editado 1 vez no total.
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BrunoAlves
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Re: Novato comprou 1 VE Nissan Leaf Acenta 30 kwh Usado

Mensagem por BrunoAlves » 22 abr 2022, 09:29

Bem vindo e bons km com a máquina ;)

O Nonnus já respondeu a tudo, concordo com tudo. É usar o carro como um carro normal, mas melhor :mrgreen:
Por exemplos os 40 graus em Coimbra: no teu carro a combustão, chegavas ao carro e assavas lá dentro. Com o Leaf abres a app 5 minutos antes, ligas o AC e chegas ao carro com ele fresquinho e pronto a andar :dance:

A única coisa que te pode faltar em actualização é uma "recalibração" da saúde da bateria que foi introduzida mais tarde e que podes (ou não) ter instalada. Mas apenas recalcula as barras de saúde (as do lado direito) porque no início era reportada uma degradação excessiva. Isso só vendo com o Leafspy e um leitor OBD.


E queremos fotos ou não aconteceu :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Cesar76
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Re: Novato comprou 1 VE Nissan Leaf Acenta 30 kwh Usado

Mensagem por Cesar76 » 22 abr 2022, 09:52

Bom dia.

Também tenho um leaf 30Kw (quase um mes nas minhas mãos).

9)
O meu fala alemão! um bocado mais chato entender o que vem no livro das garantias/revisões :)
Na folha inicial, está colado um formulário me parece indicar 5 anos ou 100.000 Km.

Duas páginas a frente tem uma lista das garantias onde indica:
- 5 anos ou 100.000 Km para baterias de 24 Kwh
- 8 anos ou 160.000 Km para baterias de 30 Kwh

Na próxima revisão (11/2022) tirarei a dúvida de vez!

10)
Tenho visto alguns carregamentos com extensões e, algumas delas... até me arrepio!
Se tiver mesmo que optar por extensão, procure em casas de material elétrico!
As que encontra em grandes superficies são apenas de qualidade aceitável, têm no interior fio de 1.5mm2 de secção o que será suficiente para a maioria de equipamentos, pois estão na sua potência máxima de forma intermitente!
Num carro elétrico, está a passar aquela corrente toda durante muitas horas sem qualquer interrupção!

Se for a uma boa casa de material elétrico, encontra extensões com condutores de 2.5mm2, pode é ter que deixar encomenda!
São substâncialmente mais caras, mas uma forma muito mais segura de deixar o carro a carregar 10 ou mais horas seguidas!

Se tiver jeito para a coisa, pode resolver a situação de forma mais barata, que seria comprar cabo de 2.5mm2 com o comprimentos necessário, ficha e tomada de boa qualidade e fazer as ligações!
Algumas casas de material elétrico até poderão fazer isso sem grande custo extra! É uma questão de perguntar.

Mesmo que a extensão seja usada no interior, opte por ficha e tomada de exterior. Tem alguma proteção contra humidade, mas o mais importante, é usarem materiais metálicos com tratamentos mais resistentes a oxidação.

A oxidação leva a problemas de contactos, pelo que a qualidade aqui é importante para a durabilidade da extensão e saúde do carregador.

César
Nissan Leaf 30 Kw

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rnlcarlov
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Re: Novato comprou 1 VE Nissan Leaf Acenta 30 kwh Usado

Mensagem por rnlcarlov » 22 abr 2022, 11:52

Para extensões com cabos de 2.5mm2, comprei a minha de 25m no Leroy Merlin. A maioria era de 1.5, mas lá encontrei esse. Há uns tempos também vi um a de 2.5mm2 num Intermarché dos maiorzitos.

Shiseido
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Re: Novato comprou 1 VE Nissan Leaf Acenta 30 kwh Usado

Mensagem por Shiseido » 22 abr 2022, 14:39

No meu caso comprei o cabo (2.5mm), fichas e fiz uma extensao de 10m.

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rjspedition
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Re: Novato comprou 1 VE Nissan Leaf Acenta 30 kwh Usado

Mensagem por rjspedition » 24 abr 2022, 15:05

Bem vindo e bons km!

Também ainda sou novato e com Leaf 30 desde o verão, e confirmo as respostas já dadas pelo Nonnus. ;)

10) Vejo pessoas a carregar na rua, nas férias.., usando extensões enormes. A minha de 10 mts rebentou logo no 1 carregamento após 1h.. onde arranjo uma extensão grande e compatível (para férias..)? Algum segredo? Reduzir os 16A para outro valor?...
Está a carregar com o EVSE de origem? Se for já carrega apenas a 13A (?), mas tal como disseram condutor de secção 2,5mm2 é o minimo recomendado, assim como fichas com alguma qualidade.

7) Devo assegurar (programar) que carregamento termina perto da hora de sair de manha? Ou será indiferente?..
Dependerá sempre das necessidades e com o tempo tomará o pulso ao carro.
Se no inicio ainda pensava a hora para programar o início depressa me deixei disso: Em dia útil o carro faz cerca de 75km, a carregar no periodo bi-horário carrega o correspondente e um pouco mais, portanto geralmente sai sempre a 100% de manhã. Não acredito que tenha muita relevância chegar aos 100% às 5h30 ou às 7h00 para sair pouco depois especialmente porque dada a bateria ser pequena não acontece todos os dias e tem tendência a acontecer cada vez menos. :lol:
Eu tenho o carro a 5 anos comprado novo e neste momento conta com 130000km e não sigo nenhuma das "boas práticas" que muitos defendem e o meu carro tem a mesma degradação que carros do mesmo ano,
Foi algo que reparei quando andei à procura para compra.
Tirando casos completamente fora da média, o SOH tinha uma relação mais forte com a idade do que com os km percorridos. :think:
É usar o carro como um carro normal, mas melhor :mrgreen:
Por exemplos os 40 graus em Coimbra: no teu carro a combustão, chegavas ao carro e assavas lá dentro. Com o Leaf abres a app 5 minutos antes, ligas o AC e chegas ao carro com ele fresquinho e pronto a andar
Depende muito do carro a combustão. Mesmo em 2015 já havia ICE com opção de controlar/programar a climatização de forma remota. :)
A única coisa que te pode faltar em actualização é uma "recalibração" da saúde da bateria que foi introduzida mais tarde e que podes (ou não) ter instalada.
É isto. Mas a efetuar próxima revisão na Nissan se não estiver fica resolvido, sendo depois essa a percentagem de degradação a utilizar para activar a garantia.


Agora para o final:
8) Gostaria de daqui a 5 anos ainda ter autonomia para + de 100 kms.
Essa é a pergunta para um milhão de euros. Em muitos casos deverá depender se a 3ª barra cai dentro ou fora da garantia.

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pemifer
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Re: Novato comprou 1 VE Nissan Leaf Acenta 30 kwh Usado

Mensagem por pemifer » 28 abr 2022, 17:51

Luis8 Escreveu:
21 abr 2022, 18:14
1) Meu carro não possui a possibilidade de definir o carregamento até aos 80%. (Imagino que não tenha o software mais recente uma vez que ultima revisão na marca foi em 2018).
Devo manter o carregamento normal durante a noite, até o carro querer (100%).. Ou devo eu acautelar que fica pelos 80%?
A retirada da limitação de carregar até 80%, foi um erro da Nissan.
Muitas outras marcas têm limitação e até a Tesla chama ao carregamento até 80% carregamento diário e ao carregamento até 100% carregamento de viagens longas.
Será que na Tesla acreditam em mitos? Não me parece!
O que é certo é que a fiabilidade dos Nissan desceu com este tipo de inovações sem sentido.
Mas o mais importante não é se carrega até 100%, é quanto tempo fica o carro a 100%.
Se for para carregar a 100% e andar logo com o carro, não tem quase mal nenhum.
Se for para carregar a 100% e andar passado mais de 8 horas, já começa a fazer mal!
Consulte este site para saber mais sobre baterias.
https://batteryuniversity.com/article/b ... -batteries
Também pode consultar este estudo, é um PDF, não é um site.
https://drive.google.com/file/d/1CcXfxJ ... sp=sharing

Para limitar o carregamento a 80%, uma vez que sempre carreguei todos os dias, eu utilizava esta App para Android.
https://drive.google.com/file/d/1CcXfxJ ... sp=sharing

Respondendo diretamente à pergunta, se não precisar dos 100%, carregue só 80%, como pode ver no site que indiquei, quanto menor a percentagem a que se carrega a bateria, mais ela dura.
Se precisar dos 100% ponha o carregamento a acabar antes da hora de saída.
Luis8 Escreveu:
21 abr 2022, 18:14

2) Devo rapidamente arranjar a nova actualização do software? Ou ficarei a perder/pior se a instalar?.. Tenho que o fazer na Nissan?
Não perca tempo com isso.
Luis8 Escreveu:
21 abr 2022, 18:14
3) Quando não precisar da totalidade da bateria no dia seguinte devo carregar á mesma ou devo efectuar o maximo de kms possiveis entre carregamentos? Ou seja, mesmo que tenha autonomia suficiente para o dia seguinte, devo carregar? Ou devo limitar ao minimo o numero de carregamentos?
Sim, os carregamentos devem ser feitos o mais frequentemente possível, como está explicado nos links que partilhei.
É melhor carregar 10% por dia do que 20% dia sim, dia não.
Até mesmo em termos de contagem de ciclos, 2 carregamentos de 10%, contam menos para um ciclo completo do que 1 carregamento de 20%.
Normalmente a vida das baterias mede-se em ciclos, isto é, carregamentos de 0% a 100%.
Os carregamentos devem ser diários com a quantidade de energia que se gastou.
Até porque se tentar fazer aquela coisa de deixar descarregar e depois carregar a 100%, o carregamento vai demorar imenso tempo!
Luis8 Escreveu:
21 abr 2022, 18:14
4) Receio ficar sem bateria antes de chegar a casa :) ela estraga se carro parar completamente? É obrigatório chamar reboque ou há alternativas mais simples? Em média, e rodando entre 30 a 50 km/h, quantos kms será possivel fazer após desaparecer todos os números na autonomia prevista? 2? 5? 10?...
Eu fiz isso 2 vezes no Leaf 24 e 1 vez no Leaf 40.
Se não estiver preparado, é assustador.
O carro aparenta estar MESMO avariado.
Mas é só aparência!
Só tem 2 hipóteses:
  1. carregar o carro no sitio onde parar
  2. rebocar o carro para um sitio onde possa carregar
Tal como deixar muitas horas a bateria a 100%, deixar muitas horas a bateria abaixo de 20% não é bom para a saúde da bateria.
Mas não é exercício que convenha fazer com frequência.
Infelizmente o Flickr mudou de politica e tive de apagar mais de 500 fotos, pelos vistos as deste post estavam nessas 500.
viewtopic.php?f=56&t=5332&start=210#p109938
Mas este post tem as fotos todas.
viewtopic.php?f=84&t=7662&start=140#p127322
Luis8 Escreveu:
21 abr 2022, 18:14

5) Carro irá diariamente fazer trajecto casa/Figueira da Foz - Trabalho/Coimbra - Fig da Foz.
Uma vez que passará o dia em Coimbra, onde no Verão fazem 35 a 40 graus por vezes, poderei usar o carro à mesma nestes dias? É perigoso (segurança)? Ou apenas perderá mta autonomia?
Em relação a isto, só me ocorre: "o que não tem remédio, remediado está".
É usar o carro normalmente.
Com a vantagem de: se tiver muita autonomia pode usar a App para arrefecer remotamente o interior do carro antes de regressar a casa.
Eu costumava fazer isso na praia. Assim que começava a arrumar a tralha, ligava o AC, quando chegava ao carro o interior estava fresquinho.
Luis8 Escreveu:
21 abr 2022, 18:14
6) No inverno, devido ao frio (5 a 15 graus talvez) devo deixar na garagem ou é indeferente?..
Sim, se não quiser se assustar com a redução de autonomia devido ao frio convém não deixá-lo ao frio.
Se deixar, lembre-se que o frio reduz temporariamente a capacidade da bateria.
Luis8 Escreveu:
21 abr 2022, 18:14
7) Devo assegurar (programar) que carregamento termina perto da hora de sair de manha? Ou será indiferente?..
Sim, quanto menos tempo o carro estiver acima de 80%, melhor.
Igualmente se baixar dos 20%, convém carregá-lo com a maior brevidade possível.
Luis8 Escreveu:
21 abr 2022, 18:14
8) Gostaria de daqui a 5 anos ainda ter autonomia para + de 100 kms. 1 carregamento/semana em PCR fará muita diferença ou devo mesmo deixar os PCR's de lado?
Penso que influenciará mais carregar todos os dias do que carregar frequentemente em PCR.
Foi essa a ideia que fiquei com o meu Leaf 24.
Luis8 Escreveu:
21 abr 2022, 18:14
9) Manual do carro possui folha (Francesa, carro foi importado há anos e comprei agora a particular) colada e carimbada mencionando 5 anos de garantia (bateria) e não os habituais 8 anos. Alguém passou pelo mesmo? Terei 5 ou 8 anos?..
Não percebo do assunto.
Luis8 Escreveu:
21 abr 2022, 18:14
10) Vejo pessoas a carregar na rua, nas férias.., usando extensões enormes. A minha de 10 mts rebentou logo no 1 carregamento após 1h.. onde arranjo uma extensão grande e compatível (para férias..)? Algum segredo? Reduzir os 16A para outro valor?...
Sim, tenho extensão de 50m.
É uma extensão profissional usei-a com o cabo de carregamento de origem, que puxa 10A, ou outro cabo de carregamento que tenho, puxei 6A e 10A.
Essa sua extensão de 10m rebentou com o cabo de carregamento de origem da Nissan?
Se não aguentou 10A, quando devia aguentar 13A, era uma extensão de má qualidade.
Foi coincidência ter rebentado com o carregamento.
Ver com atenção as indicações na própria extensão.
Enrolada 1000W (4A)
Desenrolada 3000W (13A)
A referencia a 16A é em termos de picos NÃO É a intensidade de funcionamento.
Imagem20180810_125256 by Pedro Fernandes, on Flickr

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