Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Mensagem por Cesar76 » 13 abr 2022, 12:14

Bom dia a todos.

Após uma semana de Leaf 30 Kw de utilização rotineira do dia a dia, o somatório entre os Km feitos e o que resta no "deposito" antes da carga tem
andado sempre a cima dos 170Km!
Hoje por exemplo, irá a carga com o somatório dos dois valores nos 180Km!
Não me parece mau para um carro usado de Dezembro de 2017! Pelo menos eu não esperava... estaria talvez a ser demasiado pessimista :)

Assim que tiver o dispositivo viaverde, estou a planear umas "escapadelas", para fora da zona urbana :)
No entanto há uma "escapadela" que me deixa com alguns receios!

Maia/Porto <-> Vila do Gerês (cerca de 200Km ida + volta):
- Muita subida quer na ida, quer no regresso!
- Uma parte significativa de AE (A3).
- Saída manhã cedo com 100% de carga.
- Paragem em Braga para uma carga rápida, apenas o necessário para repor a bateria nos 80% (PCRs permitem carregar mais de 80%?).
- Entre Braga e a vila do Gerês, parece não haver mais PCRs!

Segundo o software da nissan, com a paragem em Braga, chegaria á Vila do Geres com a bateria a cima de 50%, o que se não desse muitas voltas até a Serra, daria para o regresso e voltar a carregar em Braga!
Mas ir ao gerês e não subir um pouco mais a serra para que a esposa e a filha conheçam um pouco a serra onde durante muitos anos fazia umas caminhadas com alguma regularidade... parece-me uma viagem desperdiçada :(

- Existem 2 PCN de 22Kw, junto as duas pontes da albufeira (Não aparecem no software nissan, apenas no Mobi.e)!
No site Mobi.e indicam 0€/min, neste caso pagaria só a energia carregada. Certo?
O problema é que naquele local não há muito para distrair enquanto carrega a 6Kw, de forma a carregar alguma energia para segurança no regresso até ao PCR de Braga, seria demasiado entediante!
Este posto seria a minha segurança, para o caso de gastar mais que o esperado na serra e necessitar de mais uns eletrões para chegar a Braga!

Será que existem pontos de carregamento na vila do gerês que não estão listados no mapa da Mobi.e?
Parece-me estranho que não haja nada na própria Vila!
Seria ideal para uma escapada destas... deixar o leaf a carregar enquanto se come uma bela posta serrana num dos vários restaurantes da Vila :)

Alguém por aqui tem feito viagem para aqueles lados?
Algumas dicas que possam partilhar?

Desde já obrigado,
César
Nissan Leaf 30 Kw

lifao
Mensagens: 126
Registado: 07 dez 2017, 14:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Mensagem por lifao » 13 abr 2022, 13:16

Já fui da Maia ao gerês num leaf 24 e fui direto. Como fiquei lá uns dias carreguei no alojamento.

Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Mensagem por Cesar76 » 13 abr 2022, 13:27

lifao Escreveu:
13 abr 2022, 13:16
Já fui da Maia ao gerês num leaf 24 e fui direto. Como fiquei lá uns dias carreguei no alojamento.
Boa tarde.
Lembra-se de quanta bateria restava à chegada?

A A3 não me preocupa muito... mas a subida da montanha... descida até a vila e nova subida ao topo (Pedra Bela por exemplo), umas voltas por alí, mata de albergaria até a fronteira de portela do homem e voltar... é um bocado de declive!
E depois o regresso! :doh:

Se calhar ainda estou um bocado pessimista quanto às reais capacidades de carro :think:
Nissan Leaf 30 Kw

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Mensagem por rnlcarlov » 13 abr 2022, 14:04

O melhor é ver a miio.
Esse posto ao pé das pontes aparece como disponível, mas está sem comentários de utilização. Aparentemente uma das tomadas foi usada, mas a outra não. Logo é melhor não ir a contar a 100% com esse posto, mas se funcionar tanto melhor.

Ali perto também está integrado na rede pública um PCN na pousada da Caniçada, mas que leva 0,01€/min + 0,06€/kWh de OPC.

Existe ainda carregadores privados no hotel São Bento da Porta Aberta. Não sei se deixarão usar se almoçar lá, por exemplo. Só perguntando.
Última edição por rnlcarlov em 13 abr 2022, 19:22, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Mensagem por BrunoAlves » 13 abr 2022, 18:20

É sem medo. O terreno é acidentado mas as velocidades médias também são muito baixas, dá na boa.
Fiz uma viagem do género, também carreguei em Braga para ir e vir no ioniq, e foi uma surpresa muito positiva, fazer a viagem tão descansado.
Edit: viewtopic.php?f=79&t=6902&p=103939#p103939
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Mensagem por Cesar76 » 14 abr 2022, 08:42

Obrigado a todos pelas informações.

Basicamente é o troço Braga Gerês e retorno a Braga, que me gerava alguns receios!
Aparentemente não haverá stresses de maior.
Haverá 2 ou 3 locais que, se necessário, poderei recorrer para carregar um pouco para sair do vale, subir de novo a serra em direção a Braga, A3 e regresso a casa.

A miio... estava indeciso se aderia ou não!
Fiquei convencido de vez :)
É sem medo. O terreno é acidentado mas as velocidades médias também são muito baixas, dá na boa.
Fiz uma viagem do género, também carreguei em Braga para ir e vir no ioniq, e foi uma surpresa muito positiva, fazer a viagem tão descansado.
Edit: viewtopic.php?f=79&t=6902&p=103939#p103939
A roçar os 10Kwh/100Km... assim até dá gosto andar na serra.
E com o silencio de um elétrico, as vistas, os cheiros e os ruidos da serra serão bem diferentes com toda a certeza :D
Não será nessa primeira ida, que matarei a saudade de uns mergulhos num dos muitos ribeiros e cascatas da serra, mas outras vezes
haverá para a experiência completa :dance:
Nissan Leaf 30 Kw

FernandoSilva
Proprietário Leaf
Mensagens: 67
Registado: 22 nov 2020, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Mensagem por FernandoSilva » 14 abr 2022, 14:16

Boas,
Começando pela Miio, é difícil imaginar a ME em Portugal antes desta.
Em relação à viagem, parece-me tranquila.
Ainda muito recentemente, com o meu de 24Kwh fui da maia a manteigas sem problemas.
Na minha ótica, uma aposta forte em mais postos é urgente. Mesmo para carros com mais autonomia, é um enorme conforto em saber que mesmo que este posto esteja ocupado/avariado tem outro(s) logo alí ao lado.
Pelo que acima referi, é sempre bom um plano B :D
Bom passeio

Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Mensagem por Cesar76 » 26 abr 2022, 10:15

Bom dia.

Continua a preparação para umas escapadelas para fora das cidades :)
1 - Identificador via verde (não essencial, mas é mais prático)
2 - Testar o carregamento rápido
3 - Arranjar o cabo type 2/type 1 para os PCN

1)
Ora como nos CTT, não aceitam documentos provisórios para pedir um identificador Via verde...
E aborrecido com a situação... passou-me pela cabeça que andaria lá por casa um velhinho identificador que, com jeito ainda dá qualquer coisa.
Lá o encontrei e como seria de esperar... pilha... ja foste... zero volt... sequinha até ao ultimo eletrão :D
Com prazo de validade em 12/2007... não ha milagres :lol:

Imagem

A grande vantagem deste identificador, é ser do tempo em que era possível a aquisição do identificador!
Não tinha que andar a pagar não sei quanto todos os meses! Opção que não existe atualmente. Atualmente só pagando 0.99 EUR mensais :shock:

Pilha nova no sitio (5.50 EUR)

No portal da via verde, o identificador ainda aparecia, embora sem matrícula atribuída nem referência para ativar débito em cartão multibanco!
Atualizar morada... atualizar marca, modelo e matricula do carro...
Processo rápido :)

Ativar o debito em cartão é que estava ruim!
Após ligar para a linha de apoio e expor a situação de não ter referencia de pagamento para ativar o debito, dizem-me que como já não há
movimentos há alguns anos com este identificador, terei que passar em portagem para que no caso de ainda funcionar, ser gerada uma
referência para pagamento!

1) e 2)
Domingo (24/Abril).
Tentar riscar os pontos 1 e 2 da lista de pendentes!
Uma escapadinha para uma pesquinha :)

Teste de carregamento rápido OK...
Só meti 20% do "depósito", mais que suficiente para chegar ao local de pesca e regressar a casa com boa margem!
Imagem
Imagem
Segundo a aplicação MIIO, o carregamento andou ali entre os 30 e 33 KW apenas!
Cerca de 11 minutos em vez dos 8 previstos.

Uns Kms à frente (Portagem de Medas)... luz verde :)

Mais 1 EUR mensais a ficar no bolso mensalmente!
Sinceramente não entendo a razão de atualmente não ser possível a aquisição do identificador via verde :evil:

3)
Só falta agora o cabo para PCNs, que também, será resolvido ainda esta semana :)
Para poder carregar em um dos dois locais possíveis enquanto se almoça, e assim poder dar umas voltas pela serra mais descançado antes do regresso a casa :)

A posta serrana já está mais próxima :twisted:
Anexos
IMG_20220420_105800.jpg
Nissan Leaf 30 Kw

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Mensagem por Nonnus » 26 abr 2022, 10:29

Em relação ao identificador pode acontecer duas coisas.

Uma vai funcionar, assunto resolvido.

A segunda hipótese é que a Brisa não vai aceitar esse identificador e vão lhe dizer que tem de pagar por um novo, como me disseram a mim.

Eu bati o pé e disse que não pagava por um identificador novo porque já tinha pago por este, e este estava bom, apenas precisava de uma pilha. Passado uns dias tinha um identificador dos novos para ir levantar a custo zero. Agora como as coisas estão provavelmente irão impingir para aderir as mensalidades. Não sei se você ainda consegue alegar que existe um contracto com esse identificador visto não haver movimentos para continuar com o mesmo contracto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf 30Kw - Maia <-> Vila do Gerês! Aceitam-se dicas!

Mensagem por Cesar76 » 26 abr 2022, 10:35

Nonnus Escreveu:
26 abr 2022, 10:29
Em relação ao identificador pode acontecer duas coisas.

Uma vai funcionar, assunto resolvido.

A segunda hipótese é que a Brisa não vai aceitar esse identificador e vão lhe dizer que tem de pagar por um novo, como me disseram a mim.

Eu bati o pé e disse que não pagava por um identificador novo porque já tinha pago por este, e este estava bom, apenas precisava de uma pilha. Passado uns dias tinha um identificador dos novos para ir levantar a custo zero. Agora como as coisas estão provavelmente irão impingir para aderir as mensalidades. Não sei se você ainda consegue alegar que existe um contracto com esse identificador visto não haver movimentos para continuar com o mesmo contracto.
A passagem na portagem deu luz verde e valor a pagar.
No portal via verde, também foi gerada uma referência para pagamento. Aparentemente funciona corretamente após a minha troca de pilha.
Nissan Leaf 30 Kw

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”