Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por rjspedition » 24 jul 2021, 10:51

Muito bom dia,

Vou deslocar-me a norte para ver uma hipótese de compra que, correndo bem, seguirá comigo para baixo até casa, 360km depois.

Acredito que seja uma viagem completamente trivial para aqui o pessoal :D , mas a concretizar-se o negócio, será a minha primeira viagem com um VE, excluindo obviamente test drive a carros já feitos.

Será com um LEAF de 30kWH cujo SOH deverá rondar os 79%.

Que cuidados terei de ter? Existe algum "truque ou manha" com os postos de carregamento que deverei observar?

Vou levar um OBD emprestado para ler com Leaf Spy e um cartão de carregamento emprestado dado que ainda não tenho nenhum.

Este plano que foi calculado é realista?
Capturar.JPG
Não tenho nada contra em descer pelo IC1 a um menor ritmo se facilitar, já o fiz com o meu diesel algumas vezes e de certa forma prefiro este ritmo e o tipo de viagem, mas se o tempo apertar terá de ser em AE com cruise a 100 km/h.



Obrigado!

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por rnlcarlov » 24 jul 2021, 13:13

Cá para mim não faz muito sentido aquele carregamento no Porto. Saindo com 100% de carga de Famalicão, bastaria carregar em Antuã.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por BrunoAlves » 24 jul 2021, 18:46

Saindo a 100%, são 3 carregamentos. Antuã, Pombal e Santarém. Pela nacional ou AE não passando dos 100km/h, é garantido ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por pemifer » 27 jul 2021, 19:36

Não percebi a origem e o destino.
Eu fiz algumas viagens Porto - Lisboa de Leaf 24, é muito fácil de fazer desde que se carregue em Antuã.
Se indicares a origem e o destino em poucos minutos faço uma sugestão de itinerário no site https://www.plugshare.com/
Aliás tenho alguns videos a explicar como se faz.


Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por rjspedition » 27 jul 2021, 23:10

pemifer Escreveu:
27 jul 2021, 19:36
Não percebi a origem e o destino.
Efetivamente não ficou visível, as minhas desculpas!

Famalicão - Mafra.

Além da Miio já instalada e um cartão físico emprestado, o que mais me poderá facilitar?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por BrunoAlves » 27 jul 2021, 23:51

Não precisas de mais nada. Podes fazer uma simulação no ABRP ou no Plugshare como o pemifer sugeriu, mas a única coisa que precisas é de experiência e controlo do pé direito ;)
Como te disse acho que a simulação do ABRP é muito pessimista, acho que até com um 24kWh essa viagem se fazia só com 2 paragens e alguma paciência ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por pemifer » 28 jul 2021, 16:30

Esta é a minha sugestão para a tua primeira viagem!
É um itinerário absolutamente sem stresses!
Nas Caldas a desvio é pequeno e tanto podes carregar no Intermarché como no Macdonalds.
Untitled.jpg
Aqui está em Google Maps.
https://goo.gl/maps/reG9qvz26QucNzPP6

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por rjspedition » 29 jul 2021, 01:32

Obrigado!

Amanhã darei notícias de como correu! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por rjspedition » 30 jul 2021, 10:41

Olá, obrigado a todos os que contribuíram. :)


Está feito, a viatura já se encontra em casa, onde terá uma utilização mais indicada à sua vocação. :mrgreen:
É um itinerário absolutamente sem stresses!
Quase. :lol:

À saída de Pombal esqueci-me de verificar se os postos das Caldas estavam ok (erro meu), apenas verifiquei em Tornada e um estava off, e outro... off estava. :snooty:

Alternativas: Miio indicava apenas a AS do Ramalhal.
Por via das dúvidas via N8 em ECO e cheguei ao posto já com o aviso de "bateria baixa" com 29km de autonomia estimada.

Com os 3 carregamentos rápidos o Leaf ficou na ultima barra antes do vermelho.

Não será carro para viagens longas, mas para as outras que são a esmagadora maioria, cá em casa todos adoraram. ;)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por Nonnus » 30 jul 2021, 12:34

Se calhar é. Alguém sem experiência à primeira faz logo 360km, quando estiver mais a vontade com o carro vai ver que é tudo muito mais simples. O meu já fez 460km seguidos apenas num dia e a estimar mal a capacidade da bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”