Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por rjspedition » 30 jul 2021, 14:28

É um bom ponto, mas não será apenas só autonomia ou ser mobilidade eléctrica vs ICE.

É também na comodidade, estabilidade e conforto do carro vs o nosso diesel em viagens longas.
Posso dizer que ainda estava fresca uma viagem de 1100 km em 24h com o diesel e em termos de frescura e cansaço no final não se comparou ao impacto que senti com o LEAF em 360.


Mas a utilização diária tem necessidades diferentes e aqui o Leaf encaixa que nem uma luva, hoje já levou alguém à creche e "entregou" os dois adultos no trabalho, em ambiente e condução bem mais descansada do que o já referido diesel.


EDIT: Resta indicar que tirando os pontos das Caldas, os restantes foram ativados sem problema ou complicação.
Curiosamente o cartão deu sempre inválido, mas por APP foi 5 estrelas. :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por Nonnus » 30 jul 2021, 14:58

rjspedition Escreveu:
30 jul 2021, 14:28
É um bom ponto, mas não será apenas só autonomia ou ser mobilidade eléctrica vs ICE.

É também na comodidade, estabilidade e conforto do carro vs o nosso diesel em viagens longas.
Posso dizer que ainda estava fresca uma viagem de 1100 km em 24h com o diesel e em termos de frescura e cansaço no final não se comparou ao impacto que senti com o LEAF em 360.
Isso é estranho (ou não devido a ser a primeira viagem), todos nós que andamos de VE sentimos o contrário, fazemos as viagens com menos cansaço, não só porque paramos mais vezes, como a condução de um VE é muito mais relaxante. Como disse, quando tiver habituado ao carro, esse diesel vai andar muito pouco, mesmo em viagens maiores. Tem acontecido com todos nós. Cá em casa também existe uma carro a diesel e no ano passado fez 2000km.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por pemifer » 30 jul 2021, 15:57

Que estranho isso das Caldas!
Ainda agora estive a ver e foram os dois utilizados muito recentemente.
Não estaria uma das fichas a ser utilizada e por isso dava a indicação de "Fora de Serviço"?
Entretanto, enquanto escrevia e fui buscar um print screen para adicionar, ele ficou "Fora de Serviço" porque uma das tomadas passou a "Em uso".
Infelizmente são estes os estados dos postos que a Mobi.e informa.
Faria mais sentido haver um estado "Indisponivel por utilização de outra ficha" ou, uma vez que ambos as fichas chademo e CCS têm a mesma fonte, por o estado "Em uso" quando qualquer uma das duas estiver em uso.
Untitled.jpg

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por rjspedition » 30 jul 2021, 17:05

Qualquer uma das viagens foi quase e apenas em Auto-Estrada pelo que anula o desconforto de mudanças constantes de caixa na condução, por exemplo, e há uma diferença que se traduz em conforto entre circular a 120 km/h fixos do que a circular a 95/100 km/h fixos de ponteiro no cruise, atrás de camiões e a ser ultrapassado por autocarros. Poderia ir mais rápido? Poderia, mas a autonomia deveria descer mais e a bateria tinha chegado certamente com a temperatura ao vermelho.

Não achei também que o Leaf fosse o carro mais estável e confortável de interior para este tipo de saídas. Não quer dizer que em mobilidade elétrica não exista opção para isso, mas o Leaf certamente não é um carro desenhado para entrar na Portagem de Alverca e sair em Mirandela, por exemplo. Existem opções mais confortáveis a combustão.

Se isso o torna um pior carro ou carro mau? Não é a opinião aqui em casa, até agora estamos encantados com ele. Mas cada coisa no seu sítio, e em cidade quero ver se não torno a utilizar o diesel. :mrgreen:
Última edição por rjspedition em 30 jul 2021, 17:26, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por rjspedition » 30 jul 2021, 17:25

pemifer Escreveu:
30 jul 2021, 15:57
Que estranho isso das Caldas!
Ainda agora estive a ver e foram os dois utilizados muito recentemente.
Não estaria uma das fichas a ser utilizada e por isso dava a indicação de "Fora de Serviço"?
Olá!

Não, estavam mesmo fora. Dado que estou a dar os primeiros passos fui aos dois postos com o carro e tentei iniciar, desertos e não consegui mesmo.

Tirei apenas screen de um deles, mas o estado era o mesmo:
Capturar.JPG
Capturar.JPG (48.15 KiB) Visto 4960 vezes

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por Nonnus » 30 jul 2021, 18:02

rjspedition Escreveu:
30 jul 2021, 17:05
atrás de camiões e a ser ultrapassado por autocarros.
Esta a ver são essas pequenas coisas que você ainda não sabe. Punha-se atrás de um desses camiões ou autocarros e fazia a viagem nos 110km/h com um consumo de como se fosse a 80/90km/h. Eu nas autoestradas e mesmo e em muitas estradas nacionais quando apanho aqueles camionistas mais apressados é o que faço. Mas isso são coisas que se aprende com o tempo. No inicio vai ter consumos de 15kWh, daqui algum tempo baixa para os 13kWh e, vai haver algumas vezes que vai ter consumos de 12kWh, tudo a seu tempo. ;)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por pemifer » 30 jul 2021, 19:05

rjspedition Escreveu:
30 jul 2021, 17:25
Olá!

Não, estavam mesmo fora. Dado que estou a dar os primeiros passos fui aos dois postos com o carro e tentei iniciar, desertos e não consegui mesmo.

Tirei apenas screen de um deles, mas o estado era o mesmo:

Capturar.JPG
Fogo! Tiveste mesmo pontaria!
rjspedition Escreveu:
30 jul 2021, 17:05
Qualquer uma das viagens foi quase e apenas em Auto-Estrada pelo que anula o desconforto de mudanças constantes de caixa na condução, por exemplo, e há uma diferença que se traduz em conforto entre circular a 120 km/h fixos do que a circular a 95/100 km/h fixos de ponteiro no cruise, atrás de camiões e a ser ultrapassado por autocarros. Poderia ir mais rápido? Poderia, mas a autonomia deveria descer mais e a bateria tinha chegado certamente com a temperatura ao vermelho.

Não achei também que o Leaf fosse o carro mais estável e confortável de interior para este tipo de saídas. Não quer dizer que em mobilidade elétrica não exista opção para isso, mas o Leaf certamente não é um carro desenhado para entrar na Portagem de Alverca e sair em Mirandela, por exemplo. Existem opções mais confortáveis a combustão.

Se isso o torna um pior carro ou carro mau? Não é a opinião aqui em casa, até agora estamos encantados com ele. Mas cada coisa no seu sítio, e em cidade quero ver se não torno a utilizar o diesel. :mrgreen:
Num Leaf 30 não chegas com a temperatura ao vermelho em andamento. Exceto se fores à velocidade máxima do carro!
Mas acertaste na muche em relação à autonomia descer!

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por rjspedition » 30 jul 2021, 22:41

No inicio vai ter consumos de 15kWh, daqui algum tempo baixa para os 13kWh e, vai haver algumas vezes que vai ter consumos de 12kWh, tudo a seu tempo.
Existem princípios comuns entre a condução económica de um elétrico e de um veículo de combustão, embora a indicação no ecrã do Leaf deva ter erro. :D
Parte da viagem em AE, quando possível, foi colado atrás de camiões, com o carro a apresentar este consumo médio desde o reset na Trofa, salvo erro, com 383 km feitos:
Capturar.JPG
Trofa -(Nacional) - Porto - (AE) - Caldas - (Nacional) - Bombarral -(AE) - Malveira - (Nacional) - Lisboa.

Num Leaf 30 não chegas com a temperatura ao vermelho em andamento. Exceto se fores à velocidade máxima do carro!
Entrei para o 3º carregamento rápido do dia com 2 traços de margem até ao vermelho, saí do carregamento com esses traços já no ecrã. Se tivesse vindo sempre em AE a velocidade mais elevada, ao 3º carregamento será que já não entrava no vermelho?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por BrunoAlves » 30 jul 2021, 23:46

É pouco provável. À potência média de 15-18kW (por exemplo, a tua é muito mais baixa) a bateria não deve aquecer nada de especial.
Só com muito muito calor é que isso poderia acontecer. E se chegares ao primeiro vermelho não acontece nada de especial, no segundo é que podem entrar limitações (ao andamento).
O que faz subir a temperatura são mesmo os carregamentos. O andamento, muito menos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]

Mensagem por rjspedition » 31 jul 2021, 00:22

Boa, sempre a aprender, obrigado! :)

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”