Viagem Porto - Miranda do Douro

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Viagem Porto - Miranda do Douro

Mensagem por Joaomoura » 20 jul 2018, 15:25

A primeira grande viagem que fiz no ioniq foi Santo Tirso- Bragança, e na altura cheguei um pouco "apertado" a vila real, 2 adultos com ac ligado (estavam mais de 30' graus nesse dia) mas tambem saí só com 85% de carga. Com isto quero dizer para não substimar o percurso pois é bastante acidentado.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Viagem Porto - Miranda do Douro

Mensagem por hmendes » 20 jul 2018, 15:34

Joaomoura Escreveu:
20 jul 2018, 15:25
A primeira grande viagem que fiz no ioniq foi Santo Tirso- Bragança, e na altura cheguei um pouco "apertado" a vila real, 2 adultos com ac ligado (estavam mais de 30' graus nesse dia) mas tambem saí só com 85% de carga. Com isto quero dizer para não substimar o percurso pois é bastante acidentado.
Já dei o teu exemplo aqui :-) percebo que não é de subestimar, tão pouco o irei fazer, mas gostaria de ter um número mais preciso por parte do GR, a tua viagem é um exemplo disso, se simulares o teu percuros a partir de Vila Real terás valores de bateria restante bem inferiores à que relatas com que chegaste a Bragança :roll:

RVS
Proprietário C zero
Mensagens: 43
Registado: 27 jul 2016, 17:41
Data de fabrico: 30 dez 2011
Capacidade bateria: 37.7 Ah

Re: Viagem Porto - Miranda do Douro

Mensagem por RVS » 20 jul 2018, 15:36

A meio de Junho fui a Sendim. Na ida fui por Macedo de Cavaleiros, pernoitei no hotel e carreguei. No regresso vim por Alfândega da Fé e carreguei 16% no parque de autocaravanas (fica nas traseiras do quartel dos bombeiros, levar chave triangular para abrir a caixa) e cheguei a Vila Real com 15%. Foram 154Km com 101% de bateria em Citroen C-zero com 12.5Kw/h úteis no pack, AC ligado desde Alfândega da Fé até Vila Real. Sendo a distância até Miranda do Douro mais 25Km e a altimetria mais desfavorável na ida que no regresso, um Leaf de 30Kw tem de fazer a viagem sem carregar partindo de Vila Real com 95% . No caso de ainda ter dúvidas eu subia a pressão dos pneus 0.5 bar e nas longas descidas do IC5 eu não deixava o carro embalar, mantinha os 80Km/h e regenerava, nas subidas com 2 faixas não ultrapassava os 70Km/h.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Viagem Porto - Miranda do Douro

Mensagem por hmendes » 20 jul 2018, 15:36

lifao Escreveu:
20 jul 2018, 15:06
Olá! :)

ando na mesma luta que tu com uma viagem parecida mas com 24kwh! Maia - Figueira Castelo Rodrigo. :o
Também vou passar em vila real espero que o PCR não avarie... de vila real ao destino São cerca de 135km com 2 adultos, um bebé e bagagem... O greenrace diz que a 80km/h chego com 20% mas se levar o AC não sei...

https://www.google.pt/maps/dir/Vila+Rea ... 17!1m0!3e0

tem muita descida e muita subida! MEDO

Imagem


Até já estive a procurar parques de campismo que tivessem uma tomada para carregar um pouco... Viajar pelo anterior é uma aventura, não há nada para carregar VE.
A tua viagem apesar de ser feita com menos bateria, é estimada de uma forma muito mais confortável no GR, se esse fosse o meu resultado não olhava para trás.
lifao Escreveu:
20 jul 2018, 15:06
(Sorry pelo hijack...)
Sem qualquer stress, é informação útil

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Viagem Porto - Miranda do Douro

Mensagem por hmendes » 20 jul 2018, 15:39

BrunoAlves Escreveu:
20 jul 2018, 15:20
A forma ideal de fazer isso é procurar PCN ou bombeiros, etc (isto é, não ser "chegar lá tão depressa quanto possível", aproveitar a viagem e ir conhecendo enquanto se vai). O Fil já correu o país praticamente todo no seu Leaf mk1 e raramente usou CRs por exemplo.
Verdade, concordo a 100%, no entanto a questão é sempre a mesma, quando se vai com o tempo mais ou menos contado, levar o VE torna-se sempre uma dúvida, mas confesso que estou muito tentado a arriscar.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Viagem Porto - Miranda do Douro

Mensagem por hmendes » 20 jul 2018, 15:41

RVS Escreveu:
20 jul 2018, 15:36
A meio de Junho fui a Sendim. Na ida fui por Macedo de Cavaleiros, pernoitei no hotel e carreguei. No regresso vim por Alfândega da Fé e carreguei 16% no parque de autocaravanas (fica nas traseiras do quartel dos bombeiros, levar chave triangular para abrir a caixa) e cheguei a Vila Real com 15%. Foram 154Km com 101% de bateria em Citroen C-zero com 12.5Kw/h úteis no pack, AC ligado desde Alfândega da Fé até Vila Real. Sendo a distância até Miranda do Douro mais 25Km e a altimetria mais desfavorável na ida que no regresso, um Leaf de 30Kw tem de fazer a viagem sem carregar partindo de Vila Real com 95% . No caso de ainda ter dúvidas eu subia a pressão dos pneus 0.5 bar e nas longas descidas do IC5 eu não deixava o carro embalar, mantinha os 80Km/h e regenerava, nas subidas com 2 faixas não ultrapassava os 70Km/h.
Obrigado RVS, a tua experiência é bastante reveladora e dá-me algum conforto.

RVS
Proprietário C zero
Mensagens: 43
Registado: 27 jul 2016, 17:41
Data de fabrico: 30 dez 2011
Capacidade bateria: 37.7 Ah

Re: Viagem Porto - Miranda do Douro

Mensagem por RVS » 20 jul 2018, 15:55

No meu caso o GreenRace chega a falhar por 30%, eu uso os Kw da bateria reais e reduzo o coeficiente de resistência por usar mais pressão nos pneus. No entanto deixo a regeneração a 0 , é a minha folga. Em alguns trajectos até ao Algarve chego a ter 0% de regeneração, por isso por a 0 a regeneração até faz algum sentido em algumas situações.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Viagem Porto - Miranda do Douro

Mensagem por BrunoAlves » 20 jul 2018, 15:57

hmendes Escreveu:
20 jul 2018, 15:39
Verdade, concordo a 100%, no entanto a questão é sempre a mesma, quando se vai com o tempo mais ou menos contado, levar o VE torna-se sempre uma dúvida, mas confesso que estou muito tentado a arriscar.
Sem dúvida. Aliás, eu próprio sofro desse mal: quero ir à Serra, mas quero e vir no mesmo dia, não posso passar 3 ou 4h em Viseu ou algures.
Dá, quando dá. Às vezes não dá ehehehe :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Viagem Porto - Miranda do Douro

Mensagem por Nonnus » 20 jul 2018, 15:58

hmendes Escreveu:
20 jul 2018, 13:38
Continuo a achar que o GR é mesmo pessimista,
O que vou escrever agora se calhar não te vai ajudar em nada, ainda vai aumentar as incertezas :twisted:

Fiz agora a simulação do percurso que o meu Leaf faz todos os dias e o GR não anda nada longe.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RVS
Proprietário C zero
Mensagens: 43
Registado: 27 jul 2016, 17:41
Data de fabrico: 30 dez 2011
Capacidade bateria: 37.7 Ah

Re: Viagem Porto - Miranda do Douro

Mensagem por RVS » 20 jul 2018, 16:11

Quando há dúvidas no GR eu divido a viagem em checkpoints. Por exemplo no trajecto Ermesinde - Vila Real em dividi a viagem da seguinte forma:

Ermesinde - Penafiel 29.24Km 31% 70Km/h 128.4W/Km
Ermesinde - A.S.Penafiel 39.01Km 40% 70Km/h 126.8W/Km
Ermesinde - Amarante (Rio) 49.80Km 48% 70Km/h 119.2W/Km
Ermesinde - Saida Tunel 71.04Km 90% 70Km/h 158.3W/Km
Ermesinde - Vila Real (PCR) 87.23Km 96% 70Km/h 136.3W/Km

Assim vou comparando os valores do GR com os reais, caso os valores reais sejam piores, reduzir a velocidade ou parar para carregar.
No meu caso o GR dava chegada a Vila Real com 4% de bateria e na realidade cheguei com 31%.

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”