A primeira viagem

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: A primeira viagem

Mensagem por mjr » 16 ago 2015, 16:06

Carloselmano Escreveu:
mjr Escreveu:Aconselho a usares o Leaf Spy Pro, pois mesmo com dois traços é possível que ainda tenha autonomia para 10-20km. Alguns LEAFs mk2 são conhecidos por subestimarem o estado de carga quando este é baixo, como o Leaf do cromero. Com o Leaf Spy desaparece a ansiedade pois ele indica o estado de carga até a bateria estar mesmo descarregada.
Os traços a que te referes são os que aparecem por baixo do símbolo Luz de aviso de carga da bateria baixa, a piscar Acho que são 3 !!
O Leaf spy tem que ser com um adaptador bluetooth. Em Portugal não se vende esse adaptador?
Os traços que estou a falar são no indicador de autonomia restante, que após o aviso de bateria muito fraca se transforma em (afinal) 3 traços. :oops:

O ELM327 v1.5 acho que não se vende cá, tem de comprar no ebay ou equivalente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Carloselmano
Mensagens: 109
Registado: 05 ago 2015, 16:20
Data de fabrico: 08 ago 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: A primeira viagem

Mensagem por Carloselmano » 16 ago 2015, 16:37

Fil Escreveu:Já carreguei a 16A em Alcácer do Sal, e só na carreguei em trifásica porque o carro não deixa, nos bombeiros de Alcácer;) E não me diga que nao há um vizinho com 30A em casa ;)

Sem o leafspy é como andar quase cego, ê imprescindível. É barato, pequeno (é apenas a peça azul das fotos aqui colocadas), e dá as informações todas que o carro devia dar. A aplicação leaf spy pro custa 12€ se bem me lembro, vale bem o dinheiro.
Para a próxima já sei onde carregar. Obrigado pela dica.
Qual foi o que usou para carregar nos bombeiros?
Outra questão ... como carrega a 16A? Tenho 2 cabos. Um que liga à tomada normal com um transformador (foi esse que usei ontem ) e um outro :Imagem
Imagem
Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: A primeira viagem

Mensagem por Fil » 16 ago 2015, 17:05

Comprei um evse que dá 16A, porque o que vem de origem, só dá 10A, por isso tenho 3 cabos.
Antes de carregar nos bombeiros, ligue para lá, para darem autorização (carreguei no quartel novo). E deixei donativo, que eles bem merecem e não nos custa nada.

Carloselmano
Mensagens: 109
Registado: 05 ago 2015, 16:20
Data de fabrico: 08 ago 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: A primeira viagem

Mensagem por Carloselmano » 16 ago 2015, 17:19

Fil Escreveu:Comprei um evse que dá 16A, porque o que vem de origem, só dá 10A, por isso tenho 3 cabos.
Antes de carregar nos bombeiros, ligue para lá, para darem autorização (carreguei no quartel novo). E deixei donativo, que eles bem merecem e não nos custa nada.
Os cabos que vieram no pack são :

cabo de carregamento:
- de 2.3 kW (10A tomada Schuko)
- modo 3 de 6.6 kW - 32 A ( carga rápida - tomada de carregamento rápido de 50 kW - 125A
O cabo das imagens presumo que dá m apenas nos pontos de abastecimento tipo Mobi.e, não é?
Onde compraste esse cabo e qual o preço? A diferença no tempo de carregamento vale apena?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: A primeira viagem

Mensagem por Fil » 16 ago 2015, 17:43

Correcto, dá todas as potências até 32A, mas só nos postos mobi.e, ou num carregador de parede com encaixe igual (estes cabos não têm a tal caixa ao meio, porque essa parte está dentro dos pontos de carga, por isso não dão para adaptadores, só os evse dão para colocar adaptadores).

A diferença de 10A para 16A é quase o dobro, porque a 16A é mais eficiente o carregamento, a 32A é mesmo o dobro de 16A, até porque a eficiência do carregador é idêntica.

Teste em Évora com o cabo mennekes (o da foto) e verá que a 16A é muito mais rápido que a 10A (99,9% dos postos públicos só dão 16A, com excepção dos rápidos).

Postos rápidos já têm o cabo no posto (chademo), e encaixam na entrada maior na zona de encaixe da frente do carro. Todos os outros são lentos.

O cabo pode custar entre 400 e 700€, dependendo das funções do mesmo.

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Re: A primeira viagem

Mensagem por hsanchez » 16 ago 2015, 18:51

Parabéns Carloselmano pela compra, pela descrição fez recordar "velhos" tempos....a 1ª viagem é só para testar os nossos nervos....eheheh.

Penso que já foi tudo dito anteriormente: aplicação LeafSpy com adaptador (compra-se no ebay) para retirar ansiedade nas viagens e o cabo EVSE de 16A com adaptador Shucko (tomada doméstica) para desenrascar em qualquer casa, café, restaurante, parking, bombeiros, etc...

A partir de agora é sempre a melhorar o conhecimento do carro e a desfrutar.

Saudações Eléctricas,
hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: A primeira viagem

Mensagem por beme83 » 16 ago 2015, 21:05

90 km com menos de 60% gasto com média de aproximadamente 70 e tal é um muito bom resultado para o pouco tempo com a viatura. Continue assim a ver o potencial do carro

Carloselmano
Mensagens: 109
Registado: 05 ago 2015, 16:20
Data de fabrico: 08 ago 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: A primeira viagem

Mensagem por Carloselmano » 16 ago 2015, 21:07

hsanchez Escreveu:Parabéns Carloselmano pela compra, pela descrição fez recordar "velhos" tempos....a 1ª viagem é só para testar os nossos nervos....eheheh.

Penso que já foi tudo dito anteriormente: aplicação LeafSpy com adaptador (compra-se no ebay) para retirar ansiedade nas viagens e o cabo EVSE de 16A com adaptador Shucko (tomada doméstica) para desenrascar em qualquer casa, café, restaurante, parking, bombeiros, etc...

A partir de agora é sempre a melhorar o conhecimento do carro e a desfrutar.

Saudações Eléctricas,
hsanchez
Onde posso adquirir um cabo desses?

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: A primeira viagem

Mensagem por ogadiv » 16 ago 2015, 23:23

aqui no fórum existem nnnnn utilizadores que pediram esses cabos...

O meu foi este:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =70#p35282

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”