Gestão da autonomia

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galt
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por galt » 15 dez 2014, 11:34

LFN Escreveu:Sim, é provável que as baterias tenham 2 anos ou próximo disso. Mas poderá haver aqui algo que não esteja a ser bem "computado", uma vez que o SOH indicado pelo Leaf Spy é de 88%.

Resolvi dar-lhe o tratamento referido pelo Jasmim, por isso aproveitei a sequência da viagem relatada para fazer mais um km, até levar a bateria ao fim. O aviso de bateria fraca apareceu com 3,8 kWh restantes e o de muito fraca com 1,9 kWh restantes. Depois andou, andou, até que a tartaruga lá apareceu quando restavam apenas 0,4 kWh na bateria e o SOC era de 3,9%!

Suponho que posso depreender que as células estejam muito bem equilibradas para ter conseguido atingir um SOC tão baixo. Seguiu de imediato para a garagem, onde fiquei um pouco com ele ligado a regular o temporizador e tirar fotos ao écran, quando ainda tentei mete-lo em D já não aceitou. Foi mesmo até ao fim. Este noite vai encher a barriga de electrões e veremos se este tratamento recalibra alguma coisa.

Já agora, esta carga permitiu rolar 118,5 km com 18,5 kWh consumidos (início com 18,9 e final com 0,4), o que dá 0,156 kWh por km, incicando o CB 0,14 kWh por km (mas com 0,15 momentos antes, pelo que o valor do CB deveria rondar os 0,143 ou 0,144 kWh por km). Temos assim uma diferença entre real e indicadoda ordem dos 0,012 a 0,013 kWh por km.

Atendendo a que o conjunto do percurso realizado não o foi propriamente em modo de poupança, mas sim em ritmos próximos dos de um CI, não me parece mau de todo o resultado obtido de quase 120 km.
Alguém sabe se a média indicada no CB incluí consumo de AC/luzes interiores e rádio?
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 15 dez 2014, 13:14

mjr Escreveu:Se não der para medir a energia da tomada, conta o tempo de carga. Basta anotar o inicio e ver a hora do e-mail de fim de carga (se estiver ativo). Já dá para ter uma ideia do consumo. Se conseguires ver a tensão da rede no Leaf Spy durante a carga o erro seria muito baixo, pois é um mk1 (pouco tempo desde que a corrente de carga começa a baixar até terminar a carga). Esse valor aparece no ecrã com as tensões das células (tira um screenshot durante a carga).
De facto não tenho medidor mas socorrendo-me da informação possível, posso dizer o seguinte.

Ao fim de 7 horas exactas de carga, o SOC estava em 73,4% (o que dá uma recuperação quase exacta de 10% por hora), indicando o Leaf Spy estarem armazenados na bateria 14,4 kWh. No outro menu do Leaf Spy aparecia a indicação de "charging power" com 2,1 kW. Fazendo as contas, o carro recebeu 14,4 kWh em 7 horas, o que dá 2,0 kWh efectivos, ligeiramente menos do que o indicado no charging power.

Como não tenho o email activo não estou certo se conseguirei registar a hora de fecho do carregamento.

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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 15 dez 2014, 15:38

Após 9h35 de carga uma nova verificação. O processo ainda não tinha terminado mas devia estar quase. As 3 luzes de sinalização estavam acesas e fixas.

De acordo com o Leaf Spy, o SOC estava nos 94.0% e a carga disponível nos 19.0 kWh.

Finalmente, após 10h25 de carga nova olhadela, desta vez com as luzes já apagadas. O SOC estava nos 94.8% e a carga disponível mantinha-se nos 19.0 kWh. O desvio máximo entre células é de 13 mV e a diferença máxima de temperatura de 1,6 ºC. Outros parâmetros: AHr = 57,89; SOH = 88%; 392,5 V; Hx = 76,09%; 245 GIDs.

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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por VETL » 15 dez 2014, 15:41

Com as 3 luzes acesas fixas, tinha acabado de terminar o carregamento.
O facto de passar de 94% para 94,8% pode ter resultado de um ajuste/recálculo da capacidade...
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por Orlando » 15 dez 2014, 16:15

LFN Escreveu:Após 9h35 de carga uma nova verificação. O processo ainda não tinha terminado mas devia estar quase. As 3 luzes de sinalização estavam acesas e fixas.

De acordo com o Leaf Spy, o SOC estava nos 94.0% e a carga disponível nos 19.0 kWh.

Finalmente, após 10h25 de carga nova olhadela, desta vez com as luzes já apagadas. O SOC estava nos 94.8% e a carga disponível mantinha-se nos 19.0 kWh. O desvio máximo entre células é de 13 mV e a diferença máxima de temperatura de 1,6 ºC. Outros parâmetros: AHr = 57,89; SOH = 88%; 392,5 V; Hx = 76,09%; 245 GIDs.

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Acho perfeitamente dentro dos paramentros já que as baterias têm de certeza já 2 anos.
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 15 dez 2014, 16:38

Sim, 1 ano e 9 meses de matrícula, de fabrico será certamente um pouco mais...

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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por mjr » 15 dez 2014, 16:45

Se após 9:35 as 3 luzes estavam acesas permanentemente, já teria acabado a carga. Quando a carga termina ele fica 15 minutos com as 3 luzes acesas e o LBC continua ligado pois o LS continua a conseguir comunicar com ele.

No caso menos favorável ele teria acabado de carregar com 9:20 de carga, o que daria 9,33 h* 230V x 10A= 21,5kW.h. Isto é cerca de 86% da capacidade de um Leaf novo (25kW.h da tomada). Se a bateria tem 2 anos é normal.
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 15 dez 2014, 18:35

O SOH (88%) deveria corresponder a esse cálculo, correcto? O valor é de facto muito próximo.

A diferença entre os 21,5 kWh injectados e os 19,0 kWh armazenados corresponde a perdas no carregamento, correcto?

No caso de um novo entram 25 kWh e ficam disponíveis cerca de 22 kWh, correcto?

Temos assim uma perda de 3 kWh face ao potencial original, o que implica uma redução de autonomia para um consumo mediano de 0,15 kWh por km de cerca de 20 km.

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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por mjr » 16 dez 2014, 00:20

Sim são perdas no carregamento. O rendimento da carga anda por volta dos 85%.
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Re: Gestão da autonomia

Mensagem por jkaportugal » 29 abr 2015, 23:45

Carissimo

Pode-me explicar o que é isso do LeafSpy?

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