Gestão da autonomia

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por mjr » 01 dez 2014, 10:44

Há anos que não ligo ao que o CB indica como autonomia restante... Otimista no início, muito pessimista no fim, e com um tempo de integração demasiado curto onde uma qualquer subida assusta os neófitos. Sem instrumentação extra, de confiar só as barras de SOC, ou nos modelos mais recentes a percentagem de SOC.

De facto o LS é indispensável para quem faz viagens.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

LFN
Mensagens: 396
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 01 dez 2014, 23:43

mjr Escreveu:Há anos que não ligo ao que o CB indica como autonomia restante... Otimista no início, muito pessimista no fim, e com um tempo de integração demasiado curto onde uma qualquer subida assusta os neófitos. Sem instrumentação extra, de confiar só as barras de SOC, ou nos modelos mais recentes a percentagem de SOC.

De facto o LS é indispensável para quem faz viagens.
Nem mais, tal e qual o que eu senti. Agravado pelo desconhecimento do carro, e ver só duas assustadoras barras de autonomia restantes (apesar de o SOC indicar 1/3 de carga restante)....

LFN
Mensagens: 396
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 01 dez 2014, 23:46

Apr Escreveu:+1

Leaf spy PRO são os euros mais bem empregues de longe neste carro. Custa 10 ou 12€ vale 10x mais do que isso!
No inicio é confuso, mas depois não se vive sem ele. E até se pode tornar um bocado perigoso em viagem, poque os indicadores instantaneos não são bem legiveis.

Nas minhas viagens meto o telemovel no painel de instrumentos, não preciso de mais nada.

O leaf spy nao tem consumo médio, tem previsões de automomia se o consumo médio for um valor predefenido pelo utilizador. Bem melhor que o GOM.


Para nos habituarmos aos limites do carro é fazer algumas tartarugas e ficamos aptos.
Está percebido, vou tratar do upgrade do LS. O carro entra em modo tartaruga com que SOC ou kW/h restantes? Neste modo que distância se consegue fazer?

Se o LS regista o consumo em kW/h, já verificaram se bate certo com o valor médio do CB?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por mjr » 02 dez 2014, 00:13

A tartaruga aparece entre os 1% e 3% de SOC, depende de vários fatores como por exemplo a temperatura do pack e o desiquilíbrio entre as células.

Não sei se o consumo em kW.h do LS bate certo com o CB pois o meu só dá uma casa decimal nos kW.h/km, o que é completamente inútil. Pioneiro sofre...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por VETL » 02 dez 2014, 00:36

Olha que se aparecer a tartaruga é para encostar. Não dará para muito mais.
O mk1 para quando a célula mais baixa cegar aos 3v e o mk2 ligeiramente menos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

LFN
Mensagens: 396
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 06 dez 2014, 15:39

Desculpem insistir, mas há um ponto em que continuo baralhado. Completei agora 98 km de andamento em cidade, com algum sobe e desce por vezes acentuado, uma ou outra aceleração mais forte, enfim, o correspondente a uma cidade com orografia irregular e a experimentação natural numa máquina nova. O aviso de bateria fraca surgiu por volta dos 96 km indicando o spy ainda um pouco mais de 20% de SOC.

Mas o aspecto que me baralha é que neste percurso (fiz reset antes) o consumo médio indicado no CB é de 0,14 kWh por km. Sendo assim, devroa ter gasto 14 kWh no meu percurso de cerca de 100 km, e deveriam ainda restar uns 8 kWh úteis por gastar. Manifestamente não é o que acontece...

Alguém tem alguma explicação para este paradoxo? A carga utilizável é bem menor que 22 kWh ou é o CB que dá estimativas de consumo médio erradas?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por mjr » 06 dez 2014, 15:57

Podem ser várias coisas...

Para começar a estimativa do CB não é de fiar. Além disso, é provável que o carro esteja a substimar a capacidade restante quando apareceu o aviso de bateria fraca. Teoricamente a capacidade restante com o aviso de bateria fraca seria de 4kW.h, mas como o cromero já viu pode ser bem mais. No caso dele talvez 6kW.h.

Qual é a capacidade, em Ahr, que o LS indica?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por Fil » 06 dez 2014, 17:14

Sem dúvida que só dá para fiar no leaf spy, o carro é muito mau, especialmente a subir ou a andar mais depressa. Na grande viagem que fiz, foram várias as vezes que me começou a dizer que não ía chegar ao destino, e depois chegava com 40% de bateria à mesma velocidade.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por cromero » 06 dez 2014, 21:24

Eu já deixei de ligar à autonomia reportada pelo Leaf. Sobe e desce com uma velocidade incrível, está permanentemente em actualização e, portanto, não tem qualquer interesse como informação de autonomia real. Mesmo sem LS, é muito mais fiável olhar para a percentagem da bateria.

LFN
Mensagens: 396
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 06 dez 2014, 22:02

mjr Escreveu:Podem ser várias coisas...

Para começar a estimativa do CB não é de fiar. Além disso, é provável que o carro esteja a substimar a capacidade restante quando apareceu o aviso de bateria fraca. Teoricamente a capacidade restante com o aviso de bateria fraca seria de 4kW.h, mas como o cromero já viu pode ser bem mais. No caso dele talvez 6kW.h.

Qual é a capacidade, em Ahr, que o LS indica?
A capacidade está nos 58 Ahr o que penso será bom.

Se o aviso surgiu com 4 kWh restantes, então o consumo dos percursos efectudos seria de ca. 0,18 kWh por km, e não os 0,14 kWh por km reportados pelo CB. Ou então o aviso apareceu com mais de 4 kWh...

Logo que tenha o leaf Spy pro activo devo conseguir tirar as dúvidas.

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”