12. Barra

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Quantas barras de capacidade tem?

12 barras
39
38%
11 barras
30
29%
10 barras
18
17%
9 barras
4
4%
8 barras
4
4%
7 barras
4
4%
6 barras ou menos
4
4%
 
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jfreire
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Re: 12. Barra

Mensagem por jfreire » 29 ago 2013, 01:11

Ainda não fiz a actualização.

Dos screenshots que fiz com a aplicação do ELM tenho estas leituras:

20/Maio - 96,01%
09/Junho - 94,27%
28/Agosto - 87.55%

Ou seja, é claro que quando começou o calor a leitura de capacidade começou a baixar. Provavelmente o 96% era exagerado, bem como os 87.55% agora.

Só depois do update é que vou conseguir saber a capacidade real.
RJSC Escreveu:
jfreire Escreveu:Ainda tenho 12, tenho o carro há 21 meses e tem 23700 km.

A leitura do ELM dá-me 88%, mas ainda há uns meses tinha 94%, acho que é a volatilidade do calor.
Essa oscilação é muito estranha...
Já fez a ultima atualização ao carro?
Qual a capacidade reportada agora?

Nos próximos 2 anos vou fazer mais uns 3000km ano que a sua média anual e gostava de saber com o que contar.

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mjr
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Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 29 ago 2013, 01:24

Eu já fiz o update e estou com 85,66% ou 56.19Ah. Continua a descer, com este calor dos últimos dias. A este ritmo numa semana perco a primeira barra. Vamos ver...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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vgomes
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Re: 12. Barra

Mensagem por vgomes » 29 ago 2013, 03:29

Perdi hoje a 12ª barra.
O Leaf ia nos 61700....

victormcpinto
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Re: 12. Barra

Mensagem por victormcpinto » 29 ago 2013, 10:07

Penso que estaria nessa situação se não tivesse recebido um módulo novo, e tenho quase metade dos kms, 32000.

Registos feitos antes e depois da P3227

Imagem temp ºC
Imagem AHr


Envelhecimento e temperaturas serão bem mais responsáveis do que a quilometragem.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 29 ago 2013, 10:10

Sem dúvida, o principal fator é o tempo de exposição a temperaturas elevadas. Só assim se explica que um Leaf do Noroeste dos EUA tenha feito mais de 120000km até perder a primeira barra.
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Re: 12. Barra

Mensagem por RJSC » 29 ago 2013, 12:27

Os Noruegueses é que não têm que se preocupar com a bateria...

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Re: 12. Barra

Mensagem por VETL » 02 set 2013, 11:48

Olhem este taxista espanhol:

"Nissan LEAF. 90.000 km. recorridos de TAXI en 23 meses y las 12 barras de autonomía. ¡ Que más se puede pedir!"

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater

Recomendações do taxista:
"Continuando lo relacionado con la batería del LEAF, te recomiendo que procures dejar el coche a la sobra siempre que puedas. Recuerda que aunque no utilices el coche, el hecho de darle el sol calienta todo el coche y por consiguiente la batería. Seguramente que casi siempre te aparezcan 6 barras y en días más fríos las 5. Si no necesitas toda la autonomía, carga SIEMPRE QUE PUEDAS al 80% y siempre que puedas haz cargas parciales. He leído que es mejor hacer dos cargas del 30% que una sola del 60% por ejemplo. Procura no agotar la batería hasta cero y siempre que este por debajo del 80% de carga puedes volver a cargarla sin miedo. Suelo hacer 1 carga al 100% los Sábados por la tarde para que me aguante toda la noche. Las pautas de carga son muy sencillas: tengo un hijo de 10 años y por suerte ( creo que es la única, a tenor de las posibles enfermedades) gracias al trabajo de taxista puede disponer de las 24 horas del día para organizarme como quiera. Cuando comienza el curso escolar por el mes de Septiembre le voy a buscar al mediodía para ir a comer. Estos años anteriores tenía la jornada partida con lo cual comíamos y después de una hora de siesta, vuelta al cole. En resumen, que la batería que gastaba por la mañana trabajando, la recuperaba casi por completo las 2 horas que paraba al mediodía. Por la tarde-noche en función del trabajo hacía una carga rápida en la Nissan (normalmente llego con media carga, para que sufra menos) o aguanto hasta la cena y la término de cargar otras 2 horitas (que lujo) para aguantar toda la noche. Los Fines de semana es parecido, paro al mediodía para comer y siesta. Y por la noche cena y otras 2 horas de descanso. En verano la cosa cambia un poco, lo primero es que como sabrás el trabajo ha bajado una barbaridad y ahora en verano se nota mucho más. Si en invierno hacía 2-3 cargas rápidas a la semana, ahora como hay muy poco, no tengo necesidad y con cargar en casa me sobra."
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Re: 12. Barra

Mensagem por Filipe » 02 set 2013, 12:39

Vê-se que é um entendido na matéria, ou não fizesse ele sempre " La Siesta " 8-)
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Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 02 set 2013, 18:33

Mais uma vez se comprova que o fator determinante é a temperatura associada ao tempo de exposição. O número de ciclos é mais secundário relativamente ao fator anterior. Quem só faz 10000km por ano pode perder 1 barra em 3 anos e 30000km enquanto que quem fizer 30000km/ano pode perder essa barra perto dos 3 anos mas com quase 90000km.
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Re: 12. Barra

Mensagem por Malm » 02 set 2013, 18:58

De Valladolid (como diria o outro, já lá fui muito feliz). O clima deve equivaler ao de Vila Real. Se fosse de Sevilha (a de Espanha), já não tinha as 12. O mjr já há dois anos dizia, os noruegueses é que estão bem, e tinha toda a razão. Eu, pelo sim, pelo não, é sempre à sombra e mesmo durante o dia, quando estou em casa, é sempre na garagem (é como se estivesse a prever uma tempestade de granizo a toda a hora). Ainda está para provar que as minhas sofrem menos com o calor, de maneira que vou prevenindo. O facto de ter 16 kwh em vez de 24 kwh, faz com que eu, para a mesma percentagem de degradação, perca menos capacidade do que vocês dos Leaf e por isso devo senti-lo menos, certo?
Se vocês tiverem uma degradação de 10%, perdem 2,4 kwh, eu se tiver 10% de degradação, perco 1,6 kwh. Talvez isto também ajude a explicar porque nos i-MiEV ninguém se queixa da degradação das baterias.
Para já, estou satisfeito por vê-lo a consumir mais de 16 kwh numa carga quase completa (da primeira às 16). Então nos PCR, até mete 20, mas já percebi que é mais para o final da carga que ele é assim gastador, que já começa a carregar mais devagar mas o ar condicionado, esse é sempre no máximo até ao fim (é outra coisa que só o meu faz, toda a gente afirma que o ar condicionado nos carros deles - mesmos i-MiEV - pára de trabalhar uns 3 ou 4 minutos antes do final da carga, o que faz sentido, já que como está a carregar mais devagar para o fim, também o aquecimento não deveria ser tão grande). O meu carro é mesmo um superprotegido - não mete mais que 93% nos PCR, mesmo nos da Magnum Cap, e o ar condicionado é todo o tempo no máximo. Que mais surpresas me reservará?
Última edição por Malm em 02 set 2013, 19:25, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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