PIONEIRO SOFRE!

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

PIONEIRO SOFRE!

Mensagem por JAbrizida » 26 jun 2011, 00:45

De facto a experiência de condução do LEAF é única e, pelo menos no meu caso, é muito mais calma, a preocupação de economizar a energia leva-me a andar mais à “direita”, isto é mais devagar.
Mas nem tudo são rosas, e eu como acho que se aprende mais com os insucessos, vou relatar o que passou comigo e que me poderia ter estragado o fim-de-semana.
Tinha programado um encontro com amigos na zona de Sobral de Monte Agraço, que dista da minha casa cerca de 88Km o que por isso obrigava a um reabastecimento a cerca de meio caminho. Escolhi o Infantado e, para garantir que tudo corri bem, telefonei para a Mobi.e para confirmar que os postos estavam a funcionar, pois já ontem tinha tentado abastecer em Cascais junto à estação e, para além do espaço estar ocupado por carros que ali estavam estacionados, o Posto não conseguia detectar o meu cartão. Liguei para a Mobi.e e a resposta foi que tinham informação que o posto estava a funcionar. Perguntei-lhes se o problema era do cartão e eles disseram que isso era pouco provável. Falei-lhes então da viagem que pretendia fazer hoje e eles disseram que podia ir à vontade que estavam tudo OK!
Mas não estava, liguei novamente para a Mobi.e a contar o sucedido e a resposta foi a mesma, estava tudo a funcionar. Depois de uma hora, de tentativas e telefonemas, resolvi ir a outro posto situado junto à Câmara de Loures e o resultado foi o mesmo, mais uma hora de telefonemas e tentativas sem sucesso. Disseram-me então que a avaria devia ser geral e que iriam mandar o piquete que deveria chegar daí a duas horas!
Nesta altura resolvi telefonar a uns amigos que iam para o mesmo local e pedir boleia, deixando o carro estacionado junto ao posto de carga. Quando regressei fiz nova tentativa e o resultado foi o mesmo, o posto apresentava um ecrã negro e encostando lá o cartão continuava negro sem o reconhecer. Continuo na dúvida se o problema é ou não do cartão?
Resumindo as principais deficiências detectadas:
1.A Mobi.e não consegue saber se um posto está ou não operativo, pois dava-lhes sempre informação positiva e no Site está como disponível.
2.Se o problema fosse do cartão, dizem eles, que a máquina dava a indicação de cartão inválido! Será?
3.Nos locais de carregamento, que até agora visitei, há sempre carros estacionados que impedem o acesso ao local. Em Cascais há um sinal de Parque para VE mas que ninguém reconhece. Penso que deveria ser mais visível, nomeadamente com pintura de traços em amarelo no pavimento. Em Loures não havia nenhuma indicação. Relatei o caso na PSP que ficou admirada mas disse iria por a questão à CML.
4.Finalmente a celebre CARWINGS, funciona muito mal: os mapas não estão actualizados, por exemplo a CRIL ainda não consta. Quando quis saber os postos mais próximos do Infantado, o que me indicava em 1º lugar era na Alameda dos Oceanos a 8,8 Kms , quando existem outros a pouco mais de 1,0 Km, como por exemplo o que fica junto à CML. Além disso rede Telemática está muitas vezes indisponível

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: PIONEIRO SOFRE!

Mensagem por mjr » 26 jun 2011, 09:22

Problemas de juventude inaceitáveis para o utilizador comum, não é assim que vamos lá.

A indicação que deram de aparecer cartão inválido não deve ser completamente verdadeira, pois se o cartão estiver morto como é que a máquina sabe que lá está um cartão? Que eu saiba o cartão é um RFID, pelo que basta aproximar do leitor, e se não houver comunicação a máquina não tem maneira de saber. É normal as máquinas não apresentarem nenhuma mensagem em standby?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: PIONEIRO SOFRE!

Mensagem por Filipe » 26 jun 2011, 09:25

Foi o que me aconteceu hà um mês em Santarém, os postos estão pura e simplesmente desligados; Será que é para poupar porque estamos em crise :?:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: PIONEIRO SOFRE!

Mensagem por JAbrizida » 26 jun 2011, 10:09

Só que eu comecei a alertar a Mobi.e de véspera e eles disseram que estava tudo bem mas que iriam mandar o piquete para confirmar! Mas afinal…
O outro problema, da sinalização mais visível, também tem que ser resolvido senão corre-se o risco de não ter acesso ao local de carregamento. Tem que se arranjar maneira de sensibilizar os municípios senão não vale a pena colocarem lá os postos de abastecimento do VE. :mrgreen:

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: PIONEIRO SOFRE!

Mensagem por Essiemme » 26 jun 2011, 11:36

Quando o amigo JAbrizida diz que teria de fazer um carregamento a meio caminho, estamos a falar do regresso, isto é, no total teria de fazer 2 x 88Kms (ida e volta), certo ?

E carregar em casa de um amigo seu, enquanto convivia e só para desenrascar ?

Cumprimentos.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: PIONEIRO SOFRE!

Mensagem por JAbrizida » 26 jun 2011, 13:27

Sim, claro que era para garantir o regresso pois, além do mais viria já de noite. Carregar em casa de um amigo como? Só se tivesse a tomada própria para o cabo do LEAF.
No entanto o meu objectivo em colocar esta questão é para dar um contributo para que as coisas melhorem porque senão a mobilidade do VE perde-se.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: PIONEIRO SOFRE!

Mensagem por ruimegas » 26 jun 2011, 14:11

JAbrizida Escreveu:Sim, claro que era para garantir o regresso pois, além do mais viria já de noite. Carregar em casa de um amigo como? Só se tivesse a tomada própria para o cabo do LEAF.
No entanto o meu objectivo em colocar esta questão é para dar um contributo para que as coisas melhorem porque senão a mobilidade do VE perde-se.

Cumprimentos
Esta situação faz-me cada vez mais estar convencido de que, apesar de alguma resistência por parte de alguns para não ser adquirido, devemos ter um cabo da avó sempre connosco (de 10 amp com tomada de terra ou tomada Schuko) pois com esse cabo temos sempre milhões de posto de carga potencialmente disponíveis, nomeadamente os Bombeiros da àrea. Aconselho a ter também um contador de kws para se poder pagar o consumo a quem nos facilitar a vida.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: PIONEIRO SOFRE!

Mensagem por JAbrizida » 26 jun 2011, 14:54

É possível que sirva para desenrascar, mas devemos lutar para que as coisas (Mobi.e) funcionem.

Um abraço

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: PIONEIRO SOFRE!

Mensagem por victormcpinto » 26 jun 2011, 15:15

ruimegas Escreveu:
JAbrizida Escreveu:Sim, claro que era para garantir o regresso pois, além do mais viria já de noite. Carregar em casa de um amigo como? Só se tivesse a tomada própria para o cabo do LEAF.
No entanto o meu objectivo em colocar esta questão é para dar um contributo para que as coisas melhorem porque senão a mobilidade do VE perde-se.

Cumprimentos
Esta situação faz-me cada vez mais estar convencido de que, apesar de alguma resistência por parte de alguns para não ser adquirido, devemos ter um cabo da avó sempre connosco (de 10 amp com tomada de terra ou tomada Schuko) pois com esse cabo temos sempre milhões de posto de carga potencialmente disponíveis, nomeadamente os Bombeiros da àrea. Aconselho a ter também um contador de kws para se poder pagar o consumo a quem nos facilitar a vida.
Espero receber o meu Leaf nos próximos dias e continuo a ter uma dúvida. O cabo que vem com o carro dá para ligar em casa a uma tomada industrial, com circuito exclusivo de 15amp? Disse ao concessionário que pretendia adquirir o chamado cabo de emergência de 10 Amp tendo-me aquele informado que não era necessário. Será assim? É que este cabo dá para muita, muita situação.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: PIONEIRO SOFRE!

Mensagem por Essiemme » 26 jun 2011, 15:51

Parece-me haver alguma relutância em vender esse cabo de carregamento a 10A...

É que, quando ainda era "reservista", falei nisso vezes sem conta, até dei a entender que isso era determinante para eu adquirir o carro.

Nunca houve uma resposta, direi eu, pragmática... houve sempre aquele "...pois, vamos ver isso e depois logo lhe digo...", "...áh sim, hei-de obter mais informações e, assim que souber, lhas comunico..."

...é claro que nunca me chegaram a dar qualquer informação, como já é prática conhecida... :(
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”