Experiência Oeiras - Évora 145kms

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por ruimegas » 13 jun 2011, 11:48

Viagem feita e com sucesso :D :D :D

No Fórum Montijo a carregar por uma hora +/- 4 kwh

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-onzx ... 071105.jpg[/IMG]

Situação á chegada a Évora
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-gy_e ... 093955.jpg[/IMG]

Logo à tarde faço e relato da viagem.

Cumprimentos a todos :D :D
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por mjr » 13 jun 2011, 11:53

Parabéns! Pela indicação de 37km de autonomia restante a carga de 1 hora não teria sido necessária. No entanto se fosse eu provavelmente também o faria da primeira vez 8-)

Estamos a aguardar pelo relato (para ir crescendo água na boca enquanto não chega o nosso LEAF...).

PS - tens de editar a tua assinatura ;)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por batalha » 13 jun 2011, 12:11

:D :D :D :D
Boa
Depois faz aí a comparação com as viagens anteriores tempo/consumo ;)

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por Essiemme » 13 jun 2011, 15:05

E deu para "ir à vontade" ?

Isto é, foi pela autoestrada, pela nacional ??

Passou com frequência dos 90KM7h ???

Estou a salivar... :)
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por Filipe » 13 jun 2011, 15:17

Boas, e :D stou a ver que conseguiste ter o pé levezinho.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por ruimegas » 13 jun 2011, 16:15

Ora bem...vamos lá então tentar fazer o relato o mais apurado desta aventura.

1. Saida de casa: 06:15 carga a 100%

Velocidade pela A5 e 2ª Circular normal na casa dos 80 kms/h. Extras ligados rádio com vidros fechados.

2. Chegada ao Fórum Montijo e colocação em carga 07H00.

Início da prova de fogo dos 100 kms... via Atalaia - Pegões -Vendas Novas - Montemor-o-Novo - e finalmente Évora. Estradas secundárias naturalmente com velocidade máxima por lei de 90 kms/h passando por várias localidades que obrigam a reduzir a 50 kms/h e outras a 50 kms/h.

Velocidade média variou entre os 70 kms/h nas subidas desde que não tivesse trânsito atrás de mim até aos 96 kms/h nas descidas.

3. Lições aprendidas e regras que penso que devem de ser utilizadas quando se tem de fazer viagens mais longas.

a. Esqueçam, se puderem, a velocidade e olhem sempre para a bolas de energia do tablier. Eu usei uma técnica que foi basicamente a seguinte: A subir evitar ao máximo ultrapassar os 3 círculos (inclui o circulo inicial sem aceleração) e se possível manter nos 2 circulos, na Ponte Vasco da Gama andei basicamente nos 2 círculos e a velocidade andou entre os 82 kms/h e os 86 kms/h o que fez com que chegasse com uma autonomia de 9 barras antes de começar a carregar o que correspondeu a 45 kms feitos em que a 12ª barra fez 11 kms, a 2ª barra e a 3ª desapareceram após mais 17 kms cada uma o o que perfaz os 45 kms.

b. Este carro só deve andar a velocidades de Auto-estrada (110 a 120 kms/h) se não tiver de fazer mais de 50 kms;

c. Este carro é um verdadeiro "animal" de cidade pois é onde se encontra no seu meio favorito onde ai sim a autonomia parece que se multiplica;

d. Piores inimigos da autonomia do Nissan Leaf = subidas, velocidade e vento contra;

e. No percurso Montijo - Évora andei sempre a velocidades que não prejudicam o trânsito e ainda fiz duas ultrapassagens em que os circulor foram aos 6 ou 7 momentaneamente;

f. Uma técnica que usei que me foi ensinada pelo #1 nosso amigo Filipe, foi a de quando nos deparamos com uma descida mais prolongada colocarmos o carro em N (Neutro - activa-se mantendo a manete das mudanças alguns segundos para a esquerda) o que tem a vantagem de ao estar em ponto morto, não estar a gastar e permitir ganhar velocidade para quando for necessário reduzir, em vez de carregar no travão basta por em D e se for necessário reduzir mais por em ECO produzindo-se assim uma boa regeneração.

4. Não sei se a avaria é geral mas deixei de ter acesso ao Carwings do meu carro através da Internet e do smartphone e a minha conclusão é que a TELENOR que é responsável pela rede que apoia o Nissan Leaf ainda não chegou a Évora :( . Mais um assunto para chamar a atenção da Nissan.

Em conclusão...Este carro com planeamento leva-nos aonde for necessário, é muito confortáve e agradável de conduzir e a minha mulher está finalmente convencida e enamorada por ele :D .

Se me lembrar de mais algum detalhe ou quiserem colocar questões façam o favor que é para isso que andamos aqui.

Cumprimentos a todos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por Essiemme » 13 jun 2011, 18:59

ruimegas Escreveu:Ora bem...vamos lá então tentar fazer o relato o mais apurado desta aventura.

1. Saida de casa: 06:15 carga a 100%

Velocidade pela A5 e 2ª Circular normal na casa dos 80 kms/h. Extras ligados rádio com vidros fechados.

2. Chegada ao Fórum Montijo e colocação em carga 07H00.

Início da prova de fogo dos 100 kms... via Atalaia - Pegões -Vendas Novas - Montemor-o-Novo - e finalmente Évora. Estradas secundárias naturalmente com velocidade máxima por lei de 90 kms/h passando por várias localidades que obrigam a reduzir a 50 kms/h e outras a 50 kms/h.

Velocidade média variou entre os 70 kms/h nas subidas desde que não tivesse trânsito atrás de mim até aos 96 kms/h nas descidas.

3. Lições aprendidas e regras que penso que devem de ser utilizadas quando se tem de fazer viagens mais longas.

a. Esqueçam, se puderem, a velocidade e olhem sempre para a bolas de energia do tablier. Eu usei uma técnica que foi basicamente a seguinte: A subir evitar ao máximo ultrapassar os 3 círculos (inclui o circulo inicial sem aceleração) e se possível manter nos 2 circulos, na Ponte Vasco da Gama andei basicamente nos 2 círculos e a velocidade andou entre os 82 kms/h e os 86 kms/h o que fez com que chegasse com uma autonomia de 9 barras antes de começar a carregar o que correspondeu a 45 kms feitos em que a 12ª barra fez 11 kms, a 2ª barra e a 3ª desapareceram após mais 17 kms cada uma o o que perfaz os 45 kms.

b. Este carro só deve andar a velocidades de Auto-estrada (110 a 120 kms/h) se não tiver de fazer mais de 50 kms;

c. Este carro é um verdadeiro "animal" de cidade pois é onde se encontra no seu meio favorito onde ai sim a autonomia parece que se multiplica;

d. Piores inimigos da autonomia do Nissan Leaf = subidas, velocidade e vento contra;

e. No percurso Montijo - Évora andei sempre a velocidades que não prejudicam o trânsito e ainda fiz duas ultrapassagens em que os circulor foram aos 6 ou 7 momentaneamente;

f. Uma técnica que usei que me foi ensinada pelo #1 nosso amigo Filipe, foi a de quando nos deparamos com uma descida mais prolongada colocarmos o carro em N (Neutro - activa-se mantendo a manete das mudanças alguns segundos para a esquerda) o que tem a vantagem de ao estar em ponto morto, não estar a gastar e permitir ganhar velocidade para quando for necessário reduzir, em vez de carregar no travão basta por em D e se for necessário reduzir mais por em ECO produzindo-se assim uma boa regeneração.

4. Não sei se a avaria é geral mas deixei de ter acesso ao Carwings do meu carro através da Internet e do smartphone e a minha conclusão é que a TELENOR que é responsável pela rede que apoia o Nissan Leaf ainda não chegou a Évora :( . Mais um assunto para chamar a atenção da Nissan.

Em conclusão...Este carro com planeamento leva-nos aonde for necessário, é muito confortáve e agradável de conduzir e a minha mulher está finalmente convencida e enamorada por ele :D .

Se me lembrar de mais algum detalhe ou quiserem colocar questões façam o favor que é para isso que andamos aqui.

Cumprimentos a todos

Xiiii... é assim tão grande a redução de autonomia, só por andarmos entre 110 e 120 KMhs ???? :shock:

Parece uma curva exponencial, a relação entre velocidade e autonomia... :?
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por Filipe » 13 jun 2011, 19:28

É verdade, temos um verdadeiro citadino, e como diz o nosso RuiMegas na estrada, controlar essencialmente o gasto de Plasma sempre, nada de velocidades,
na realidade os gastos são exponenciais, e nem pessem em RATADAS :lol:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por mjr » 13 jun 2011, 19:29

Excelente relato como seria de esperar. ;)

Algumas questões:

-Da próxima vez vais arriscar não carregar a meio? Pelo que descreveste parece que é possível mantendo a velocidade que fizeste.

- A 110-120 km/h a autonomia baixa para 50 km? Parece-me muito baixo. Apostava em algo tipo 90km, em consonância com o que o pessoal do mynissanleaf indica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por Filipe » 13 jun 2011, 19:34

Pois, pois, parole parole parole, quando receberes o teu, vais ver o que quero dizer :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”