Re: Primeira viagem sempre em VE [360km - 30kWH]
Enviado: 31 jul 2021, 02:11
No meu DB está uma viagem de 460km feitos em setembro, durante o 3 carregamento o carro entra no vermelho (primeira e única vez em 4 anos e com algumas viagens de 400km num dia) por breves minutos. Assim que o carro começou andar saiu logo do vermelho, depois disso fez mais dois carregamentos rápidos e não voltou a entrar no vermelho.
Sim, é verdade que existe princípios de condução que são comuns, afinal estamos a falar de física. Citando um dos responsáveis da Mercedes trucks quando o Elon Musk apresentou o Tesla Semi para justificar que o que Elon dizia não era possível - "as leis da física são iguais para todos". Quando se tem carros a combustão por norma não aproveitamos esses princípios porque o depósito dá para muitos km, já num VE tudo conta para chegar mais longe. Um desses princípios é a desaceleração para a regeneração, que não só faz com que se consiga em certos casos ganhar 2 ou 3% (lembro-me por exemplo nas descidas na zona de Fátima de já o ter feito) e evita o uso excessivo dos travões. Uma coisa que você vai reparar é que nos carros eléctricos tanto os pneus como as pastilhas de travão vão fazer muitos mais km que num carro a combustão. No meu caso os pneus da frente fizeram 90000km e os de trás 110000km. Coisa que nos meus vários carros a combustão nunca consegui. As pastilhas dizem que fazem cerca de 160000km.
Em relação ao consumo, para ter 12kWh numa viagem de 360km, sendo a primeira viagem, e não aproveitando a boleia dos pesados na totalidade do trajeto, deve ter feito grande parte do troço a velocidades bem comedidas. Sabe a média de velocidade nessa viagem? O carro tem um menu que informa, mas para ser correcto tinha de ter posto a zeros quando iniciou a viagem. Quantas horas demorou para fazer os 360km? Talvez isso explique o tal cansaço mencionado mais atrás.
Sim, é verdade que existe princípios de condução que são comuns, afinal estamos a falar de física. Citando um dos responsáveis da Mercedes trucks quando o Elon Musk apresentou o Tesla Semi para justificar que o que Elon dizia não era possível - "as leis da física são iguais para todos". Quando se tem carros a combustão por norma não aproveitamos esses princípios porque o depósito dá para muitos km, já num VE tudo conta para chegar mais longe. Um desses princípios é a desaceleração para a regeneração, que não só faz com que se consiga em certos casos ganhar 2 ou 3% (lembro-me por exemplo nas descidas na zona de Fátima de já o ter feito) e evita o uso excessivo dos travões. Uma coisa que você vai reparar é que nos carros eléctricos tanto os pneus como as pastilhas de travão vão fazer muitos mais km que num carro a combustão. No meu caso os pneus da frente fizeram 90000km e os de trás 110000km. Coisa que nos meus vários carros a combustão nunca consegui. As pastilhas dizem que fazem cerca de 160000km.
Em relação ao consumo, para ter 12kWh numa viagem de 360km, sendo a primeira viagem, e não aproveitando a boleia dos pesados na totalidade do trajeto, deve ter feito grande parte do troço a velocidades bem comedidas. Sabe a média de velocidade nessa viagem? O carro tem um menu que informa, mas para ser correcto tinha de ter posto a zeros quando iniciou a viagem. Quantas horas demorou para fazer os 360km? Talvez isso explique o tal cansaço mencionado mais atrás.